Conheça nossas pastas de castanha de caju

Atire a primeira pedra quem nunca se deparou com uma situação de compra por impulso. Você se planeja para comprar alguns produtos essenciais, e volta para casa com vários itens, muitas vezes desnecessários. 

De praxe, consumidores do mundo todo caem nas armadilhas da compra por impulso. Não ter autocontrole é um comportamento que muito desagrada os consumidores, mas por outro lado, pode ajudar (e muito) a alavancagem de vendas do seu negócio.

Devido a pandemia do Covid-19, o cenário não facilita as tradicionais estratégias aplicadas ao PDV tradicional. Adaptar-se nunca foi tão fundamental, por isso, neste artigo abordaremos todo esse universo que as compras por impulso estão inseridas, tendo como enfoque principal, o ambiente online.

Confira a seguir!

Conheça nossas pastas de castanha de caju

O que é compra por impulso?

Compras por impulso são aquelas em que o consumidor realiza sem que haja um planejamento prévio. Elas podem ser desencadeadas por gatilhos, que são frequentemente acionados quando ações de marketing bem estruturadas são colocadas em prática.

Por que é importante trabalhar com compras por impulso?

Segundo a pesquisa “Comportamento de Compra do Consumidor Online”, conduzida pelo SPC Brasil e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 83,5% dos consumidores costumam fazer o planejamento de suas aquisições online.

Contudo, os 16,5% restantes dos entrevistados admitem não planejar compras online. Neste caso, 11% deles afirmam que quando vêem um produto barato na internet acabam comprando pela oportunidade, ainda que não o tenham planejado – o que é 14,3% mais frequente entre as mulheres.

Analisando o cenário, há inúmeras possibilidades para estimular a compra entre esses consumidores. Abordar estratégias de marketing sinestésicas, que envolvam audição e visão, é uma forma de gerar maior volume de compras por impulso. 

Estimular a compra por impulso, agiliza o processo de compra. Deste modo, quando a estratégia é trabalhada no ambiente online, onde tudo acontece muito rápido, você conseguirá converter vendas com apenas um clique.

4 dicas fáceis para estimular a compra por impulso

  1. Preços baixos / promocionais

    A pesquisa conduzida pelo SPC Brasil, também constata que apelar por preços mais baixos e atrativos justifica grande parte das aquisições. Nesta, 56,4% dos entrevistados argumentam que a principal razão para comprar algo não planejado é o fato de o produto estar em promoção.

    Apelar em datas comemorativas, com produtos especiais e promoções exclusivas geram alto giro e volume de vendas.

    Outra ótima dica são as promoções com descontos progressivos, que estimulam a compra de mais itens por cliente no e-commerce.

  2. Gatilhos mentais

    Estudar o comportamento humano e suas reações mentais pode ajudar a trazer inúmeros insights sobre estratégias específicas, que o ajudarão a converter vendas.

    O corpo humano tem cinco sentidos: tato, olfato, visão, audição e paladar.  

    Quando se trata do online, alguns desses sentidos como o tato, o olfato e o paladar (ainda) não podem ser utilizados no ato da compra.

    Embora no pós-venda seja muito válido usufruir de aromas que gerem lembrança de marca, principalmente se o seu ramo for alimentício.

    Se os estímulos visuais e auditivos forem bem desenvolvidos, é possível usar e abusar de seus benefícios nas plataformas online: como sites bem estruturados, com cores chamativas, ilustrações, animações, sonorização e design com apelo estético. 

  3. Senso de urgência

    O senso de urgência é um ótimo aliado para potencializar promoções. Frases que deem a sensação de que o cliente não pode perder a oportunidade, pois o estoque irá acabar em breve ou a promoção será por apenas um tempo limitado, são ótimas sugestões para converter rapidamente as vendas online.

    Essa estratégia funciona, pois mexe com o psicológico do consumidor, cria sensação de desejo e, não à toa, de urgência.  

    Bons exemplos de senso de urgência são: 

    Escassez de estoque: programar o seu e-commerce para alertar o consumidor que restam poucas unidades do produto que ele está visualizando.

    Adicionar cronômetros regressivos junto a promoções: o consumidor sente que precisa comprar naquele momento, evitando que desista da compra.

  4. Desejo de ter o que o outro tem

    Pode parecer clichê, mas o ser humano tende a desejar o que vê no outro. Sendo assim, o uso de influenciadores é muito importante para gerar esse gatilho em seu consumidor.

    Aposte em profissionais que trabalhem com redes sociais e que sejam do nicho de seu empreendimento, para estimular cada vez mais compras por impulso.

    Como estimular compras por impulso online?

    Considerando as medidas protetivas do Covid-19, muitos estabelecimentos foram fechados, parcial ou completamente. Portanto, adaptar suas vendas ao online é imprescindível para o momento.

    Utilize as 4 dicas citadas anteriormente para sustentar o seu negócio neste momento de crise, independentemente de tamanho ou estrutura do seu estabelecimento.

    Ao estudar o Neuromarketing, área da neurociência que estuda os processos de comportamento dos consumidores, é possível entender o processamento de informação do cérebro e identificar o impacto emocional sobre a compra de produtos.

    Abaixo, exemplificamos métricas de compras online por impulso aplicadas a mercados reais.

    2 exemplos de mercados que utilizam compras por impulso:

    Supermercado Extra: utiliza senso de urgência + promoção para gerar compras por impulso. 

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Santa Luzia: utiliza promoções e comunicação que geram desejo, como no exemplo abaixo: “O que os outros estão comprando”.

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Conclusão 

Nesta matéria, discorremos sobre “compras por impulso”, que pode trazer inúmeras vantagens, especialmente para o momento atual de pandemia e a crise econômica vivida no Brasil e no resto do mundo.

Aproveite a riqueza de informações e dicas para inovar e impulsionar suas vendas.

Sempre há o que aperfeiçoar na experiência que oferecemos aos nossos consumidores, o que certamente refletirá nos resultados do seu negócio.

Basta atentar-se ao comportamento, desejos e “dores” do shopper.

Curtiu nossas dicas? 

Agora que você já sabe como estimular compras por impulso online, entenda mais sobre o comportamento do consumidor em nosso Blog.

sobre o autor

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Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.