Sabia que o conceito de produto se refere tanto a bens quanto a serviços? Por essa razão, é preciso entender o que são produtos tangíveis e intangíveis.
Afinal, quando falamos sobre uma mercadoria, podemos nos referir tanto a um item concreto, como também a algo abstrato. Percebe que existem duas categorias distintas aqui?
Isso significa que para alcançar consumidores e gerar vendas é preciso traçar diferentes estratégias de marketing de acordo com a categoria de produto que você comercializa.
Portanto, antes de traçar as suas técnicas de vendas, acompanhe o artigo para descobrir o que são produtos tangíveis e intangíveis e como vendê-los da melhor maneira possível.
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O que são produtos tangíveis e intangíveis?
Antes de explicarmos o que são produtos tangíveis e intangíveis e diferenciá-los, é preciso que você tenha clareza sobre o que é considerado um produto.
De modo simplificado, produto é um benefício oferecido ao consumidor, que tem como objetivo satisfazer as suas necessidades e desejos.
O produto tangível se refere a um item materializado com características que o consumidor consegue visualizar, como design, embalagem, qualidade, cor, tamanho, entre outros atributos.
Ou seja, é algo que ele consegue pegar, experimentar ou sentir e que pode ser colocado em uma vitrine. Além disso, a sua posse pode ser transmitida para o comprador.
Já o produto intangível não é algo físico, então, não pode ser tocado, nem visto ou experimentado antes de ser adquirido.
O verdadeiro reconhecimento deste tipo de mercadoria acontece quando um serviço começa a ser prestado, mas não implica na posse de algum bem por parte do consumidor.
Exemplo de produtos tangíveis
- alimentos;
- itens de vestuário, como roupas, sapatos e acessórios;
- móveis;
- eletrônicos, como celulares, computadores, notebooks e fones de ouvido;
- artigos de decoração;
- itens de beleza e higiene;
- livros;
- eletrodomésticos;
- carros;
- imóveis.
Exemplo de produtos intangíveis
Normalmente, os produtos intangíveis são os serviços. Por exemplo:
- advocacias;
- consultorias;
- agências de marketing;
- consultas médicas e estéticas;
- assinaturas de streaming;
- consertos de produtos;
- assistência técnica;
- shows musicais;
- produtos digitais, como cursos e workshops.
3 diferenças entre produtos tangíveis e intangíveis
Agora que já sabe o que são produtos tangíveis e intangíveis e conhece alguns exemplos de cada categoria, vamos conferir as diferenças entre eles?
Tangibilidade
A tangibilidade se refere àquilo que é palpável. Um produto físico é tangível, pois pode ser tocado e sentido.
Por essa razão, é considerado mais fácil de transacionar. Para o cliente, há maior clareza do que está sendo comprado, para o empresário, maior facilidade em determinar os custos de produção para estipular preço de venda.
Por outro lado, um serviço, que é considerado intangível, é mais difícil de mensurar o esforço da prestação e os custos.
Perecibilidade
Este quesito se refere a durabilidade de um produto. Itens tangíveis podem estragar e perder a validade quando estão parados no estoque ou nas mãos do cliente, diferente dos produtos intangíveis.
Propriedade
Com produtos intangíveis, não há troca de propriedade. Pense em uma companhia aérea, o passageiro embarca no voo e chega ao seu destino, mas não há nenhuma troca de dono.
Já um produto tangível, a partir do momento que é comprado, existe essa troca. A propriedade do produto passa do fornecedor para a empresa e, depois, da empresa para o consumidor final.
Como vender produtos tangíveis e intangíveis? [Dicas]
A partir do momento que você compreende o que são produtos tangíveis e intangíveis, começa a perceber que as estratégias de marketing e vendas devem ser diferentes para cada categoria, não é?
Pensando nisso, nós trouxemos algumas dicas para você aplicar na hora de vender serviços ou produtos. Veja só:
Como vender produtos tangíveis?
Os produtos tangíveis são mais fáceis de vender, justamente por existir a troca de propriedade e por ser um bem físico, que pode ser visto, tocado e até testado antes da compra.
Ainda assim, é preciso aplicar algumas técnicas para vender bem o seu produto:
- conhecer seu público-alvo para determinar o melhor tipo de abordagem;
- investir em uma equipe de vendas e prepará-la por meio de um treinamento para vendedores;
- educar seu público ao apresentar benefícios, finalidades, características e modo de uso do produto;
- investir em marketing digital para atrair e nutrir consumidores em potencial, como uso de redes sociais, e-mail marketing e criação de um blog.
E como vender produtos intangíveis?
Como não há a entrega de algo físico, o consumidor tende a questionar ou duvidar sobre a necessidade de compra. Por isso, os produtos intangíveis são considerados mais difíceis de vender.
Toda a venda é feita na mente do cliente. Portanto, para incentivar a conversão, o vendedor precisa transformar o intangível em algo palpável. Mas, como fazer isso? Veja só algumas técnicas específicas:
- explicar para o consumidor o que ele está comprando e como o produto pode fazer a diferença na vida dele;
- contar histórias para facilitar o entendimento e a aceitação da sua ideia, além de ajudar o consumidor a visualizar o futuro após usufruir dos serviços;
- focar nos benefícios que o produto intangível proporciona;
- criar valor ao que você deseja vender e estabelecer um diferencial competitivo diante dos concorrentes;
- apresentar resultados alcançáveis após a aquisição;
- usar provas sociais para persuadir.
Para exemplificar, imagine que você venda cursos para trabalhar com produtos naturais.
Para tornar esse produto intangível mais atrativo aos olhos do consumidor, é preciso promover estímulos.
Foque no que o aluno irá conseguir ao colocar em prática o aprendizado. Pode ser uma vantagem financeira, ganho produtividade, conquista de melhores resultados.
Conte como foi sua trajetória trabalhando neste segmento e apresente depoimentos de ex-alunos. Por meio dessa abordagem, você consegue tangibilizar o seu serviço.
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Conclusão: o que são produtos tangíveis e intangíveis?
Agora que você sabe o que são produtos tangíveis e intangíveis, fica mais fácil determinar as melhores estratégias para vender, seja de forma online ou física.
E, se você ainda não tem seu próprio negócio, já pode refletir sobre qual categoria é mais indicada para o seu caso.