O que muitas pessoas não sabem é que o jejum intermitente não é nenhuma novidade e já era utilizado em medicinas como a chinesa e a ayurveda há mais de 5000 mil anos. 

Além disso, um fato que torna a prática muito conhecida por ser associado aos bons resultados de emagrecimento. Isso se dá porque o jejum intermitente é capaz de fazer com que o corpo utilize os estoques de gordura para gerar energia fazendo com que haja a perda de massa gorda. 

Para entender mais sobre esse método e quais os formatos de adoção do mesmo, continue lendo esse post.

quer deixar suas sobremesas mais saborosas e equilibradas

O que é o jejum intermitente?

O intuito do jejum intermitente é, por meio de uma pausa na alimentação, proporcionar para o organismo uma oportunidade de detoxificação, ou seja, um processo de limpeza e reciclagem das células. 

O jejum se tornou ainda mais famoso por meio de estudos que dizem que o método pode trazer diversos benefícios para a saúde como redução de cardiopatias, controle da glicemia e insulina, maior longevidade, mais disposição e proteção a doenças relacionadas a declínio cognitivo.

Porém, é importante ressaltar que ainda não existem estudos suficientes para provar de forma certeira quão eficaz o método pode ser. E, por isso, é importante lembrar que tal método só deve ser adotado se indicado e acompanhado por um profissional da saúde (nutricionista ou nutróloga e outros).

Afinal, o mesmo estará capacitado para entender as necessidades do seu corpo em específico e formar um cardápio que faça mais sentido para você e sua rotina, garantindo que suas necessidades nutricionais sejam atendidas.

É imprescindível lembrar que o método de jejum é contraindicado para gestantes, crianças e pessoas que tenham hipoglicemia ou doenças crônicas.

 

Como funciona o jejum intermitente?

 

A maior parte dos profissionais indicam que o jejum seja feito dentro de um período de 14 a 18 horas, utilizando suas horas de sono entre esse período e excluindo ou o café da manhã ou o jantar da sua rotina. 

Além disso, é recomendado que o mesmo seja feito de 1 a 3 vezes na semana, sendo permitida, durante o período de jejum, a ingestão de alguns líquidos como água, chás e café sem adicional de açúcar ou adoçantes. 

Porém, essa não é uma regra, pois, se você se encaixar em algum dos perfis a seguir você pode incluir alguns outros elementos no seu período de jejum.

  • Para quem tem baixo foco e se sente com pouca energia: se esse é o seu caso, não se preocupe, você pode consumir uma colher de óleo de coco ou de algum TCM. Além disso, uma boa alternativa é preparar um shot funcional para consumir todas as manhãs com alguns ingredientes como curcuma, própolis e gengibre, os quais vão estimular  ainda mais a detoxificação do organismo.
  • Para quem tem pressão baixa: se esse é o seu caso você pode e deve incluir uma colher de sal rosa ou marinho em seu período de jejum. Dessa forma você consegue manter o mesmo sem se preocupar com possíveis incidentes ou com falta de energia e disposição. 

Além disso, as dietas que contemplam o  jejum intermitente costumam seguir alguns pilares, tais como:

  • Só comer quando sentir fome
  • Dar preferência por alimentos como proteínas e gorduras boas  
  • Evitar alimentos como carboidratos refinados

Para a quebra do jejum as recomendações são parecidas também. É extremamente importante que a primeira refeição feita após o período de jejum seja leve e nutritiva. 

Para isso é indicado o consumo de proteínas, sendo essas vegetais ou animais e também de alimentos ricos em gorduras boas, como as castanhas, sementes e coco. Além disso, é importante evitar carboidratos refinados como massas, pães e açúcar. 

prato de alimentação saudavel

Quais são os benefícios?

Como dito anteriormente, um dos fatores que torna o jejum intermitente muito famoso são os benefícios que esse pode trazer para a saúde. 

Vamos listar a seguir alguns deles:

  • Perda de peso: como consequência do jejum o organismo acaba aprendendo a usar o estoque de gordura para gerar energia.
  • Previne contra as doenças cardiovasculares.
  • Aumenta imunidade: por ser colaborar para a detoxificação células, o mesmo colabora para o aumento da imunidade.
  • Regula hormônio da fome e saciedade.
  • Ajuda a baixar gordura e aumentar massa muscular.
  • Retarda o envelhecimento celular: isso também ocorre por causa do processo de detoxificação celular.
  • Protege contra o desenvolvimento de doenças degenerativas.
canecas com bebidas

Conclusão

Agora você já sabe o que é jejum intermitente, e diferente do que a maioria das pessoas imagina, podemos concluir que o mesmo pode sim ser muito benéfico para sua saúde e de quebra te ajudar a perder alguns quilinhos de forma saudável, claro, se esse for um desejo seu!

Vale ressaltar que esse método só deve ser adotado se indicado e acompanhado por um profissional da saúde (nutricionista ou nutróloga e outros). Não recomendamos começar a fazer, sem antes passar por um especialista na área!

Se você gostou de saber mais sobre ele, não deixe de nos contar aqui nos comentários.

 

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.