Loja de alimentos saudáveis

Mesmo em um setor tão tradicional, é possível apostar em ideias criativas para supermercado e fidelizar consumidores – além, é claro, de conquistar novos.

Aliás, sair do lugar comum pode ser um diferencial competitivo importante para o seu negócio, sobretudo em um momento no qual a experiência do cliente ganha ainda mais atenção.

Na maioria das vezes, basta rever algumas estratégias e olhar com mais cuidado para os produtos oferecidos.

Quer entender melhor do que estamos falando? Veja as dicas e ideias que reunimos neste artigo.

Afinal, como você pode inovar em seu supermercado?

Não importa se o seu negócio é uma pequena loja de bairro ou um supermercado de rede: inovar é uma necessidade para se diferenciar da concorrência.

A propósito, que tal começar pelo básico: você sabe quais estratégias os seus principais concorrentes estão adotando?

Fazer benchmarking é um caminho essencial para entender o segmento no qual atua e, também, quais são as táticas que estão oferecendo os melhores resultados.

A pandemia da Covid-19, por exemplo, trouxe novos desafios, mas também oportunidades.

Muitos gestores se viram diante da necessidade de apostar em técnicas de marketing digital para lojas e supermercados, seja por meio da criação de conteúdo relevante ou da oferta de novos canais de contato com o público.

Entre 1º de março e 4 de julho de 2020, os supermercados e os hipermercados brasileiros acumularam um aumento de 15,8% no faturamento nominal, de acordo com dados do Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA).

E se o chamado “novo normal” for representado pela manutenção desse crescimento?

Mesmo os pequenos estabelecimentos podem seguir por esse caminho – e muito ajuda nessa hora ter ideias criativas.

Quais são as formas mais eficientes de chamar a atenção dos clientes?

Você pode atrair a atenção do público de diversas maneiras. O importante é que elas estejam alinhadas aos objetivos do próprio negócio.

Para alguns supermercados, anunciar ofertas com preços competitivos é a escolha certa.

Em outros casos, investir na apresentação dos produtos é uma técnica que ganha destaque. 

O ideal é que você seja capaz de reunir diversos fatores como esses.

Em datas comemorativas, por exemplo, que tal criar um nicho em uma região bastante acessada da loja com produtos que tenham tudo a ver com o momento? 

Melhor ainda se o espaço incluir ofertas.

A propósito, já parou para pensar no layout da loja? 

Ele deve ser funcional para o cliente e, ao mesmo tempo, estimular o consumo de artigos que possam ser facilmente associados.

Conheça nossas pastas de castanha de caju

 

5 ideias criativas para supermercado

Precisa de ideias criativas sobre como melhorar as vendas do seu mercado e atrair mais clientes? 

Separamos 5 dicas que podem ajudar. Acompanhe!

1. Crie seções especiais

Sabe aquela ideia que já comentamos sobre determinar nichos específicos dentro da loja? Ela pode se transformar em uma parte permanente do seu espaço. 

Faça uma análise do seu público e tente entender se existe alguma demanda em crescimento.

Trabalhar com um corredor específico para produtos saudáveis pode ser uma boa ideia – ele pode estar perto do hortifruti, inclusive. 

Grãos, farinhas especiais e chás são alguns dos artigos que podem compor o local.

Quer outro exemplo? As pastas de amendoim e castanha são uma boa aposta, já que estão em alta, são nutritivas, saborosas e saudáveis.

Ou seja, vale investir em uma seleção cuidadosa dos produtos, percebendo como eles podem ser inseridos na sua estratégia.

2. Aposte na criação de conteúdo

Oferecendo os produtos certos, você pode trabalhar conteúdos nos quais eles sejam o destaque.

Pode ser nas redes sociais, em um blog próprio até por mensagem no celular.

Já pensou em criar uma lista de transmissão no WhatsApp e enviar receitas que incluem ingredientes exclusivos?

Nada como também estar atento à realidade: provocar o consumidor com uma imagem de bolinhos de chuva ainda quentes, por exemplo, pode atrair clientes para o balcão da padaria do seu supermercado.

3. Estimule todos os sentidos

A imagem é uma forma de aguçar os sentidos, mas está longe de ser a única. 

Quem nunca passou pelo cinema do shopping e ficou desejando um saco de pipoca? 

Por isso, aposte no preparo de alimentos que tenham cheiros únicos e tentadores – essa dica, aliás, tem tudo a ver com a próxima. 

4. Ofereça degustação de alimentos

Ainda melhor do que apenas sentir o cheiro é poder provar.

Se os ingredientes forem de qualidade e o sabor conquistar o cliente, pode ter certeza de que ele estará muito mais disposto a consumir os produtos relacionados.

Buscar parcerias com marcas é uma oportunidade para criar os espaços de degustação.

5. Crie ofertas relâmpago

Gerar no cliente a sensação de escassez é uma boa maneira de despertar o desejo de consumo.

A ideia é restringir a promoção a um período específico ou a um número limitado de unidades.

Anunciar nas redes sociais da loja, incluindo a lista de transmissão do WhatsApp, pode ser um bom começo.

Como fazer promoções criativas em supermercados?

Seguindo na linha das sugestões anteriores, listamos mais algumas dicas rápidas de ideias criativas para supermercado:

  • Crie promoções de produtos relacionados a uma mesma receita
  • Converse com um nutricionista e crie pequenos cartazes para itens que estão em oferta, listando seus benefícios para a saúde
  • Fique de olho em datas comemorativas, que despertam ainda mais o interesse de consumo
  • Coloque os produtos promocionais longe da entrada, o que faz com que o consumidor circule mais
  • Mantenha preços competitivos para os itens mais vendidos, o que gera a sensação de que os valores, como um todo, são menores.

Dica bônus: 5 frases criativas para ofertas

Para completar sua estratégia, veja estas cinco frases que você pode usar para divulgar suas ofertas:

  1. Ofertas para aquecer o seu inverno (ou variações relacionadas ao produto anunciado)
  2. Pescamos as melhores ofertas para você (no caso de peixes e frutos do mar)
  3. Economize sem abrir mão da qualidade (opção abrangente)
  4. Do campo para a sua mesa (especialmente para ofertas de hortifruti)
  5. Quarta-feira é dia de pão quentinho e com o melhor preço (ou variações de acordo com o dia e o produto).

Conclusão

Como mostramos neste texto sobre ideias criativas para supermercado, é possível sair das táticas convencionais e oferecer soluções que despertem a atenção do cliente.

E, por falar nisso, já pensou em contar com todo o sabor e qualidade dos produtos da Naked Nuts no seu negócio? 

Entre em contato com o nosso time comercial e conheça as condições especiais para lojistas!

.

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.