Receita com pasta de amendoim

Se planejar é um fator chave para garantir sucesso no Home Office e garantir a produtividade durante todo o seu dia de trabalho. 

Trabalhar em casa pode ser uma grande oportunidade para você utilizar o tempo que costuma gastar no transporte, ou até mesmo em outras tarefas externas, para se concentrar em sua vida pessoal e profissional. 

Sabe aqueles planos que estão sempre na sua agenda, mas nunca são realizados por falta de tempo? Pode ser uma boa hora para coloca-los em prática! 

Porém, para que isso ocorra é preciso ser extremamente organizado e não se deixar distrair, garantindo assim uma otimização do seu tempo “extra” em casa e do rendimento de seu trabalho.

Sendo assim, separamos algumas dicas para você deixar o seu Home Office mais produtivo! 

Confira!

Conheça nossas pastas de castanha de caju

1. Estabeleça um Horário  

Entender que Home Office não é dia de folga é o primeiro passo para ter sucesso!   

Mesmo estando em casa, você precisa cumprir o seu horário e, principalmente, suas demandas. Afinal, você não está no escritório e os seus colegas de trabalho precisam ver o seu resultado!  

A melhor forma de garantir isso, é estabelecer um horário, o qual pode ser flexível de acordo com a cultura da empresa. 

 

2. Crie Um Ambiente  

Criar um ambiente silencioso e confortável é crucial para a sua produtividade render.

É importante que você esteja em um lugar n qual consegue se concentrar e se sentir à vontade para realizar todas as suas tarefas sem se sentir incomodado ou ser distraído por eventuais barulhos.  

Aproveite que está em casa e monte seus utensílios em uma disposição que te deixe visualmente feliz! Diversos psicólogos afirmam que a organização externa reflete diretamente em nossa organização interna!

 

3. Coloque o Celular no Silencioso

O celular hoje é uma das nossas principais ferramentas de trabalho, porém, ele também pode ser o maior inimigo da sua produtividade.

Dar uma olhadinha no Instagram ou ficar respondendo aquele grupo de amigos no Whatsapp pode parecer muito inofensivo, porém, quando não deixamos nossos celulares de lado, as espiadas se tornam mais constantes e no final do dia podem acabar tomando grande parte de seu tempo.

A forma mais eficiente de evitar distrações externas que podem tirar a sua concentração e fazer com que você perca o foco é deixar o aparelho no silencioso e evitar o uso de redes sociais durante o trabalho.

Dessa maneira você será mais produtivo durante o seu dia e terá mais tempo livre depois para olhar suas redes sociais e responder seus amigos.

 

Sanduíche com pasta de amendoim

4. Faça um Lista To Do

Muitas vezes as demandas são grandes e muito variadas, o que acaba deixando qualquer um perdido. Por isso, exercite a prática de criar uma lista de “to do” para conseguir ter uma visão mais clara do que precisa ser feito durante o seu Home Office. 

Com a lista em mãos fica mais fácil entender quais são as prioridades e que ordem é a mais conveniente para a realização das tarefas. 

Além disso, para os esquecidos de plantão, a lista te ajuda a não esquecer nenhuma tarefa que precisa ser feita ou entregue!

5. Estabeleça Metas Diárias

Metas são a essência de um planejamento bem feito. 

Depois de ter sua lista de “to do” feita, estabeleça metas. Para cada meta, coloque o que deve ser cumprido e um prazo para a mesma. Quanto mais objetiva sua meta for, melhor!

Essa mecânica combinada de “to do” e meta não servem apenas para o âmbito profissional, mas também para o âmbito pessoal, pois, além de te ajudar a cumprir suas tarefas de forma mais organizada, ter metas te motiva a cumprir as coisas no prazo.

Encare as metas como um objetivo a ser cumprido e se desafie as vezes, mas sempre lembrando de ser realista e entender que o dia só tem 24h!

 6. Aproveite para ser mais produtivo 

Estar em casa pode ser sinônimo de mais silêncio, conforto e assim produtividade. Explore esse lado do Home Office, ele pode te trazer muitas recompensas positivas.

7. Faça Algumas Pausas

Fazer algumas pausas durante o dia é muito importante para garantir que sua cabeça não fique saturada e você fique improdutivo de tão cansado.  

Evite pausas muito pequenas, como 2 minutos no Instagram e troque elas por pausas mais saudáveis e verdadeiras. Caso trabalhe a tarde, por exemplo, pare quando sentir que precisa de um descanso e vá fazer um café ou até mesmo cozinhar algo que te agrade.  

Isso recarregará suas energias e fará com que você retome o trabalho 100% e mais feliz!

8. Explore as Ferramentas Disponíveis na Internet

Muitas vezes, por estarmos presentes no escritório junto com nossas equipes, acabamos não explorando ferramentas muito úteis, que poderiam facilitar muito nosso trabalho.

Os dias de Home Office, principalmente na época que estamos vivendo de quarentena, acabam nos forçando a explorar ferramentas não utilizadas antes.

A seguir listamos algumas delas para você testar na sua empresa ou com sua equipe. São elas: 

  • Zoom: um aplicativo completo para reuniões. Nele, você pode realizar chamadas por vídeo ou somente por áudio com até 500 pessoas na mesma sala online. Além disso, ele disponibiliza mecanismos como compartilhamento de tela com áudio do computador e outras diversas ferramentas. Basta acessar, efetuar seu login e gerar um link com uma senha para enviar para os outros integrantes da reunião.
  • Slack: como um Whatsapp profissional, o Slack é um software que pode incluir todos os integrantes da empresa e permite chats de conversas privadas e em grupo. A plataforma também pode ser integrada com o Google Drive, Office 360 e Trello. Além disso, ela te ajuda a não misturar conversas do âmbito pessoal com o profissional.

  • Trello: é uma ferramenta de organização de tarefas individuais ou em grupo. Ele é muito intuitivo, apresenta quadros os quais são colocadas as listas de tarefas. O aplicativo possui opção de plano gratuito para Android, Iphone e PC.
  • Toggl: é uma ferramenta de controle de horas trabalhadas. O programa faz a contagem automaticamente e também pode fazer a contagem de horas investidas por cliente ou projeto. Além disso, o mesmo também gera relatórios automáticos, evitando a necessidade do preenchimento de planilhas.
  • Clicksign: esse programa oferece a gestão e assinatura de documentos com validade jurídica. Com ele, é possível assinar documentos a distância. Em seu plano básico, a ferramenta dá direito a 5 documentos por mês.

  • Postgrain: esse aplicativo gerencia as postagens para Instagram e permite o compartilhamento para o Facebook e Twitter. Os agendamentos são feitos baseados em data e horário. Em seu plano gratuito o usuário tem direito a até oito posts por mês.

Conclusão

Pessoa praticando exercícios de relaxamento

Todas essas dicas deixarão seu Home Office ainda mais produtivo, mas lembre-se, tudo que falamos aqui pode ser adaptado de acordo com a sua realidade de trabalho e às vezes não faz mal modificar para sair um pouco da rotina!  

Se gostou desse post ou tem alguma outra dica para deixar o Home Office mais produtivo, deixe seu comentário aqui embaixo! 

Leia também:

sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.