Você sabe como aplicar técnicas de compras ao negociar com seus fornecedores?
A habilidade de negociação poderá te ajudar a garantir os melhores preços, prazos e condições de pagamento, sem abrir mão da qualidade dos produtos.
Parece uma tarefa difícil? Mas, a boa notícia é que esses aprendizados podem ser desenvolvidos para tornar a gestão de compras mais eficiente, o que é essencial para qualquer negócio.
Afinal, é por meio de um gerenciamento equilibrado dos recursos financeiros que é possível aumentar a lucratividade e tornar o seu empreendimento mais competitivo no mercado.
Por essa razão, este é o assunto do artigo de hoje. Acompanhe a leitura e aprenda como negociar com seus fornecedores para otimizar o setor de compras da sua empresa.
O que são técnicas de compras?
As técnicas de compras são um conjunto de estratégias utilizadas para alcançar os melhores prazos e condições de pagamento, além da redução de custos.
Geralmente, este processo é feito pelo setor de compras da empresa e visa garantir o máximo de eficiência nas negociações.
Caso a atividade não seja realizada com precisão, as consequências podem ser os custos elevados de mercadorias e a falta de abastecimento do estoque em tempo hábil, o que gera perda de oportunidades de venda.
Tudo isso pode acarretar em prejuízos financeiros que comprometem a lucratividade do seu negócio.
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8 Técnicas de compras para seu negócio
Para fechar parcerias bem-sucedidas com seus fornecedores, é necessário aprimorar suas técnicas de compras.
Além de se atentar às etapas essenciais de um bom processo de aquisição de mercadorias, vale ainda trabalhar para melhorar a sua abordagem e o diálogo com as empresas parceiras. Veja como:
1. Pesquise
Esta etapa é crucial em todo processo de compras.
Não tem como garantir os melhores produtos e preços sem comparar as opções, da mesma forma que é mais difícil negociar se você não conhecer os valores praticados no mercado.
Portanto, faça uma boa pesquisa de mercado sobre:
- valores;
- condições de pagamento;
- prazos;
- qualidade dos produtos;
- cumprimento de prazos;
- reputação dos fornecedores.
O ideal é que você tenha ao menos três cotações em mãos para tomar a melhor decisão possível, além de estar mais preparado para as negociações.
2. Defina objetivos de preços e prazos
Antes de partir para a negociação, é preciso ter clareza dos objetivos do seu empreendimento diante de diferentes cenários.
Por isso, determine previamente quais são as necessidades da empresa em relação a preços, prazos, descontos e formas de pagamento.
Ter clareza dos seus limites é importante para não aceitar ofertas que não se enquadram na realidade do seu negócio.
Também é uma maneira de ter maior controle da negociação para não tomar decisões que comprometem a saúde financeira da empresa.
3. Negocie
Depois de conhecer seus objetivos e realizar cotações, é hora de aplicar técnicas de compras para começar as negociações.
Converse com os fornecedores para tentar diminuir os valores propostos inicialmente, sem diminuir a qualidade dos produtos e de forma que os prazos atendam às suas necessidades.
Uma boa estratégia é usar a proposta de menor valor como ponto de partida.
4. Adote a técnica de compra dos 10%
Para utilizar essa técnica, você precisa definir o limite máximo do seu orçamento e aplicar uma redução de 10%.
Por exemplo, se você pode gastar R$ 3 mil para abastecer seu estoque com determinado produto, diga ao fornecedor que consegue pagar R$ 2.700.
5. Seja flexível
Ainda que seja importante assegurar os seus objetivos, preços máximos e prazos, também é necessário ter certa flexibilidade.
Tenha em mente que o processo de compras é bilateral e o fornecedor não é seu adversário. Pode ser necessário abrir mão de algum ponto para aproveitar as melhores oportunidades.
Então, caso sua oferta inicial não seja aceita, seja flexível para negociar de modo que os dois lados saiam ganhando e obtenham o máximo de proveito da transação.
6. Tenha um plano B
Não depender de um único parceiro é outra importante técnica de compra para garantir negociações justas.
Dificilmente a sua empresa irá garantir propostas competitivas com um fornecedor se ele for a sua única opção de contratação. O cenário tende a piorar se ele souber dessa condição.
É útil que o fornecedor saiba que você valoriza uma boa parceria, mas que pode recorrer a outras empresas caso ofereçam uma proposta melhor.
Desta forma, caso seu parceiro não consiga atender ao seu pedido ou não flexibilize a proposta, você tem um plano alternativo.
7. Antecipe as negociações
A antecipação favorece as negociações e deixa todo o processo mais estratégico e barato. Por essa razão, nunca deixe para repor o estoque de última hora.
Se isso acontecer, você não terá tempo hábil para pesquisar, comparar e negociar propostas.
Isso pode te levar a gastar bem mais do que seria preciso, ter acesso a uma quantidade menor de mercadorias e até te deixar sem fornecimento, o que pode resultar na perda de vendas.
8. Construa relacionamentos
Os fornecedores são essenciais para qualquer tipo de negócio, seja um supermercado online ou uma loja de produtos naturais.
Portanto, se a sua empresa encontrou um bom fornecedor que oferece insumos de qualidade, preço justo e entrega dentro do prazo, valorize essa relação.
Construa um relacionamento com eles e firme parcerias de longo prazo. Desta forma, você fortalece os laços de confiança e alcança o consenso com mais facilidade.
Como é o processo de negociação em compras?
O processo de negociação em compras se inicia no momento em que o comprador identifica as necessidades da empresa, como quantidades, prazos e limites de orçamento. A partir daí, pesquisa fornecedores, compara as opções do mercado e negocia para garantir as melhores propostas.
Nessa etapa, é importante ainda aplicar outras técnicas, como:
- conhecer os objetivos e realidade atual da empresa;
- antecipar necessidades;
- contar com mais de um fornecedor;
- ser flexível;
- fechar parcerias de longo prazo.
Conclusão
Neste artigo, você descobriu que as técnicas de compras são indispensáveis para aprimorar suas negociações e garantir boas aquisições para a sua empresa.
Agora que você já conhece as principais dicas para negociar com seus fornecedores, ficará mais fácil alcançar os melhores preços, prazos e condições de pagamento.