Se você quer melhorar os resultados do seu negócio, uma das estratégias que deve adotar é aplicar treinamento para vendedores de loja.
Afinal, são esses colaboradores que estão em contato direto com o bem mais valioso da empresa: os clientes.
Quando estão bem preparados, conseguem encarar os desafios de forma mais criativa e profissional, o que proporciona um rendimento melhor no trabalho e, consequentemente, aumenta as vendas.
Porém, você deve estar se perguntando como preparar a sua equipe e quais tipos de treinamentos aplicar.
Para te ajudar a escolher os temas certos para seus vendedores, nós, da Naked Nuts, preparamos este guia para você. Vamos lá?
Treinamento para vendedores de loja: 5 tipos
Existem diferentes tipos de treinamento para vendedores de loja que têm como objetivo capacitar os profissionais e ajudá-los a adquirir as habilidades necessárias para alcançar o sucesso.
Conheça os cinco principais treinamentos e saiba como aplicá-los:
Treinamento para conhecimento de produtos
A empresa é responsável por orientar a equipe sobre os produtos que comercializa para que todos tenham as mesmas informações e estejam preparados para atender diferentes perfis de clientes.
Permitir que os colaboradores testem os produtos também é uma forma de capacitá-los. Afinal, é muito mais fácil falar de algo que você conhece na prática.
Além disso, à medida que novas linhas de produtos são lançadas no mercado pelos concorrentes, também é necessário reaplicar esse tipo de treinamento para vendedores de loja.
Assim, os vendedores terão maior capacidade para negociar com os clientes tendo em vista o cenário atual que estão inseridos.
Treinamento para atendimento ao cliente
Essa é uma das modalidades de treinamento para vendedores de loja que tem maior impacto nos resultados, pois afeta diretamente o desempenho da equipe.
Para que todos os clientes que entram em sua loja recebam o mesmo tipo de tratamento, independentemente do profissional que atendê-lo, é crucial que a equipe tenha passado por uma capacitação.
Para realizar essa padronização, a dica é definir as etapas de vendas que cada vendedor deve seguir e determinar qual postura deve ser adotada durante o atendimento.
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Treinamento de técnicas de abordagem e fechamento
Nesse tipo de treinamento, o vendedor aprende diferentes técnicas para abordar e finalizar uma venda, e essas habilidades variam de acordo com o comportamento de cada consumidor.
O objetivo aqui é treinar o setor de vendas para que possam identificar rapidamente os perfis dos clientes e usar as técnicas mais adequadas.
Esse tipo de capacitação é necessária não apenas do ponto de vista das vendas de conversão, mas também na construção de relacionamentos duradouros com os clientes.
Treinamento comportamental profissional
Este é um tipo de treinamento para vendedores de loja voltado para os aspectos comportamentais do consumidor e está diretamente relacionado à qualidade do clima da empresa.
O objetivo é ensinar ao vendedor as características que ele precisa desenvolver, como:
- empatia;
- pontualidade e assiduidade;
- organização;
- comunicação adequada com o perfil da empresa e do cliente.
Essa capacitação ainda ensina os princípios do trabalho em equipe e o entendimento entre equipes.
Porém, para maior eficácia, devem ser repetidas continuamente para que todos da equipe tenham os mesmos objetivos, trabalhem juntos e estejam engajados com a empresa.
Treinamento motivacional
Como o próprio nome sugere, essa modalidade de treinamento ajuda a motivar a equipe de vendas. São especialmente interessantes quando os resultados têm pouca expressividade ou quando os vendedores não estão dando o melhor de si.
O objetivo desse tipo de treinamento é motivar os funcionários e lembrá-los de seu verdadeiro potencial. Assim, a tendência é que fiquem mais motivados a buscar melhores resultados.
Como fazer um treinamento para vendedores de loja?
Agora que já conhece os tipos de treinamento para vendedores de loja que você pode aplicar em sua empresa, é hora de descobrir como colocá-los em prática.
1. Analise as necessidades da equipe
O primeiro passo é analisar as reais necessidades de sua equipe. Ou seja, reflita sobre que tipo de treinamento é mais apropriado neste momento.
Para isso, você pode responder às seguintes questões:
- a equipe precisa de mais motivação?
- é necessário atualizar as técnicas de abordagem de cliente?
- eles dominam os produtos da empresa?
- já existe uma padronização no atendimento ao cliente?
Essas respostas podem vir de avaliação de desempenho, relatórios de vendas ou mesmo de feedbacks individuais. As reclamações dos clientes também são uma boa fonte para descobrir onde está o problema.
Por meio dessa análise, será mais fácil planejar o conteúdo do treinamento. Além disso, os vendedores entenderão o que realmente precisam desenvolver.
2. Faça um planejamento do treinamento
Agora que você já conhece as necessidades de sua equipe de vendas, é necessário planejar o treinamento com base na situação dos funcionários e em suas competências.
No planejamento, você deve especificar as seguintes informações:
- número de participantes;
- conteúdo a ser ministrado;
- cronograma de atividades;
- formato do treinamento (online, presencial, interno, externo, etc.);
- local;
- duração do curso (evite treinamentos com mais de 1 hora, pois a atenção dos participantes começa a cair gradativamente após 45 minutos);
- responsável por ministrar o treinamento.
3. Meça os resultados
Não basta aplicar um treinamento para vendedores de loja, também é importante medir os resultados.
Por isso, você deve estabelecer um mecanismo para avaliar a eficácia do processo de treinamento e os resultados obtidos.
Uma maneira é solicitar feedback dos participantes, solicitando suas opiniões sobre toda a metodologia e processo de treinamento.
Outra forma de avaliar os resultados é por meio de testes para verificar o quanto a equipe de vendas pode absorver do conteúdo .
Assim você conseguirá aprimorar os próximos treinamentos para ministrar conteúdos cada vez melhores.
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Conclusão
O treinamento para vendedores de loja é uma ferramenta extremamente importante para capacitar sua equipe e conquistar resultados cada vez melhores. Afinal, seus vendedores lidam diretamente com os seus clientes.
Contudo, para que surtam o efeito desejado, é crucial conhecer as reais necessidades dos colaboradores para elaborar um curso conciso com a realidade da empresa.
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