produtos proximo ao vencimento

Já imaginou ficar no prejuízo porque parte do seu estoque venceu? Quem trabalha com mercadorias perecíveis precisa se atentar aos produtos próximos ao vencimento para evitar esse tipo de situação.

Não tem jeito. Todo produto perecível, como alimentos, cosméticos e medicamentos, uma hora irá expirar. E, para não perder dinheiro, é necessário vendê-lo antes desse prazo.

Mas, e quando você não consegue vender todo o seu estoque antes da data de validade chegar? 

Calma! Nós, da Naked Nuts, vamos te ajudar. Neste artigo, você irá descobrir como evitar que os produtos cheguem perto da data de vencimento e quais ações tomar para vender seu estoque antes de vencer. Acompanhe!

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Pode vender produtos próximos ao vencimento?

Sim. Você pode vender produtos próximos ao vencimento. Porém, é importante deixar o consumidor ciente de que a data de validade se aproxima.

Por isso, nas lojas físicas, sempre coloque um aviso na embalagem, na etiqueta de preço ou próximo ao local onde o produto está exposto para alertar sobre o prazo de expiração.

Já no e-commerce, destaque essa informação na página do produto. Assim, você evita surpresas desagradáveis ao consumidor que poderiam levá-lo a deixar de comprar em sua loja virtual por conta da falta de transparência. 

Quantos dias antes do vencimento o produto pode ser vendido?

Os produtos devem ser vendidos até um dia antes da data de vencimento. Já a venda de produtos vencidos é expressamente proibida, de acordo com a Lei Nº 8.137/90, artigo 7º, inciso IX.

Por essa razão, jamais coloque à venda os produtos vencidos, nem deixe-os visíveis ao cliente. Caso contrário, seu estabelecimento pode ser multado por vender ou estocar mercadoria em condições impróprias para o consumo.

produtos proximo ao vencimento quantos dias antes

Como evitar produtos perto do vencimento?

Uma boa gestão de compras e estoque é essencial para evitar produtos próximos ao vencimento.

É preciso montar uma boa estratégia para repor o estoque no momento ideal e na quantidade certa, além de acompanhar a rotatividade dos itens e o prazo de validade.

A tarefa não é simples, mas possuir um sistema de controle de estoque pode facilitar. Além disso, existem algumas ações capazes de tornar essa gestão mais eficiente. Confira:

Conhecer o seu público-alvo

Identificar o seu público-alvo, ou seja, aquelas pessoas que mais compram em sua loja, contribui para que você identifique os itens que geram mais vendas.

Desta forma, é possível focar nos produtos que possuem melhor saída e evitar desperdícios com mercadorias que não serão compradas.

FEFO ou PVPS

O método First Expired, First Out (FEFO) ou Primeiro a Vencer, Primeiro a Sair (PVPS) leva em consideração a data de validade de um produto para determinar a sequência da saída de mercadorias.

De acordo com a estratégia, o produto com a data de validade mais próxima deve ser o primeiro a ser vendido.

É o método mais utilizado para gerenciar mercadorias com vida útil, já que ajuda a garantir o controle da validade e evitar perdas no estoque por vencimento.

FIFO ou PEPS

Outra metodologia eficiente para implementar em seu negócio é o First in, First Out (FIFO) ou Primeiro que entra, Primeiro que Sai (PEPS).

Como o próprio nome sugere, os primeiros produtos adquiridos devem ser vendidos mais rapidamente.

Isso ajuda a impedir que os produtos fiquem armazenados por muito tempo e acabem se aproximando da data de validade.

Planograma

Já o planograma é o posicionamento dos produtos na gôndola, prateleira ou expositor. Esse recurso faz toda a diferença para o sucesso das vendas.

Na hora expor os produtos, atente-se aos quatro eixos para a criação de um planograma com alta taxa de conversão. São eles:

  • visibilidade;
  • estímulo para a compra;
  • comodidade e agilidade para o cliente;
  • imagem da marca.

Além disso, não esqueça de definir os critérios para exposição, como preço, tamanho, tipo de produto, etc.

Para entender melhor essa estratégia, confira nosso artigo sobre técnicas de exposição!

Sortimento

O sortimento consiste em selecionar os produtos mais adequados para serem vendidos em cada estabelecimento.

Ou seja, é o conjunto de produtos de um fabricante que é comercializado em sua loja, seja ela física ou online.

Para determinar esse mix de produtos, você pode levar em consideração alguns aspectos, como:

  • produtos mais vendidos no varejo;
  • produtos com melhor performance de vendas;
  • público-alvo.

Ações para aumentar o giro de produtos próximos ao vencimento

Nem sempre é possível garantir um bom giro de estoque para todos os itens da sua loja e pode acontecer da data de validade se aproximar.

Nesses casos, listamos algumas estratégias para vender os produtos próximos ao vencimento e transformar esse problema em oportunidade de venda:

Descontos

Coloque os produtos em local chamativo e ofereça uma promoção imperdível, como a redução de preço. 

A tática funciona bem, mas é preciso levar em conta o preço do custo do item para não ficar no vermelho, ao mesmo tempo que deve parecer vantajoso para o cliente.

Lembre-se também de deixar claro que a mercadoria está próxima ao vencimento.

Otimização do ponto de venda

Na hora de posicionar os produtos nas gôndolas, organize-os em ordem crescente de acordo com a data de validade. 

O consumidor tende a pegar os produtos que estão posicionados na frente por praticidade e instinto.

Maior frequência de divulgações

O consumo está relacionado a busca por prazer, bem-estar e conforto. Por essa razão, vale investir em estratégias de divulgação que apelam para a indulgência, ou seja, quando o consumidor acredita que merece comprar determinado produto.

Para isso, você pode posicionar os itens em locais estratégicos, como próximo ao caixa ou na zona quente do estabelecimento físico, além investir na frequência de divulgação, explicando ao consumidor como usar e por que usar.

Ações de compre e ganhe

Outra maneira de movimentar o estoque e vender os produtos próximos ao vencimento rapidamente é por meio de uma promoção de compra e ganhe. Por exemplo, compre dois produtos e leve o terceiro.

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Sorteios

Você ainda pode criar uma competição entre os consumidores para incentivar a compra de determinadas mercadorias. Uma ideia é montar um sorteio que para concorrer é preciso levar mais de uma unidade do produto em questão.

Degustações

Por fim, outra maneira de melhorar a saída de determinados produtos é por meio de uma estratégia de degustação. Este processo inclui a escolha de um bom profissional para apresentar o produto, além de determinar localização, datas e horários adequados.

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Conclusão

Quem trabalha com alimentos perecíveis, precisa se atentar à data de expiração das mercadorias para evitar desperdícios.

Conhecer seu público-alvo e aplicar estratégias de controle de estoque são alternativas eficientes para garantir o giro de produtos antes que expirem.

Porém, se ainda assim acabar com alguns produtos próximos ao vencimento, existem algumas ações para acelerar as vendas, como promoções, sorteios e degustações.