A macadâmia é classificada como uma noz, tendo surgido na Austrália, mesmo que ignorada por muito tempo pela sociedade. Com o aumento da procura e a globalização, a Austrália passou a investir cada vez mais nessa “nut”, sendo a maior produtora mundial nos anos 2000.
A macadâmia demora 4 anos para render os seus primeiros frutos, desde o primeiro plantio, e atinge sua maturidade produtiva apenas depois de 12 anos.
As primeiras árvores plantadas no Brasil, vieram da Califórnia, em 1935, mas a macadâmia só passou a ser estudada para a comercialização dentro do país, a partir de 1948. Hoje, sabemos que a macadâmia entra como uma noz de extrema qualidade no nosso mercado, atuando diretamente sobre a nossa saúde cardiovascular.
Você já conhece os benefícios dessa “nut”? Vem com a gente!
Benefícios da macadâmia
Faz bem para o coração
Assim como qualquer outra noz, a macadâmia possui um alto conteúdo de gorduras, principalmente monoinsaturadas, como o ácido oleico, um ômega 9 com papel direto no perfil de gorduras do nosso sangue, atuando diretamente sobre o nosso colesterol.
Com a melhora desse perfil, possibilitamos uma melhora da nossa saúde cardiovascular no curto, médio e longo prazo, desde que isso seja sustentado, rs.
Ajuda a regular o intestino
A macadâmia contém uma alta quantidade de fibras, principalmente solúveis e responsáveis por atuar sobre a saúde intestinal, auxiliando na formação do bolo fecal, na diminuição do tempo de evacuação, na maior reabsorção de líquidos e na melhora da permeabilidade intestinal.
Contribui para a saúde óssea
Em sua defesa, mesmo que sem quantidades exorbitantes de cálcio, numa dieta balanceada, a quantidade de magnésio e potássio presentes na macadâmia, contribuem para auxiliar na absorção de vitamina D (essencial para a saúde óssea) e para viabilizar maior absorção de cálcio (sem que seja inibido por compostos fitoquímicos), por exemplo.
Ajuda a prevenir a anemia
Por conta do seu conteúdo de “equivalente de folato” (lembrando que folato é a vitamina B9), a macadâmia pode ajudar na prevenção da anemia megaloblástica, uma espécie de anemia dada pela deficiência de vitaminas B9 e B12.
Lembrando que uma dieta abrangente em termos de vitaminas e minerais é extremamente necessária, assim como um aprimoramento da saúde intestinal.
Saborosa e fácil de inserir na alimentação
A macadâmia é uma noz extremamente versátil, que combina com pasta de amendoim ou castanha de caju e vai super bem em diversas preparações culinárias, como por exemplo:
- pasta de macadâmia;
- pé de moleque com macadâmia;
- creme de macadâmia com frutas vermelhas;
- cookie de macadâmia;
Ao cogitar em incluir um alimento em sua rotina alimentar, lembre-se de que é muito importante considerar a sua alimentação como um todo e como aquilo afeta o contexto, de forma positiva ou negativa, proporcionando mais do que nutrientes, mas bem-estar também!
Por isso, te convidamos a conhecer nossas pastas, inclusive a nossa queridinha: S’mores.