A criação de um hábito deve-se à repetição de uma mesma ação no seu dia a dia, entretanto é mais fácil falar e escrever do que fazer, né? 

A palavra “hábito” relaciona-se com a criação de rotina, algo constante e cíclico no seu contexto de vida. Sempre buscamos que esses hábitos sejam saudáveis nos diferentes aspectos e momentos da nossa vida, que nos agreguem algo e que nos proporcionem bons momentos.

Para te ajudar na criação de hábitos saudáveis, a Naked Nuts separou alguns pontos para que você fique por dentro do assunto e consiga implementar novos hábitos de manhã e de noite, buscando melhorar sua qualidade de vida.

Fique conosco!

O que são hábitos?

B. Verplanken e Henk Aarts, pesquisadores da área da psicologia, definem “hábito” como um comportamento aprendido que, se repetido várias vezes em um contexto estável, torna-se automático.

Em suma, para a criação de um hábito saudável, necessitamos repetir uma mesma ação benéfica para a nossa saúde uma vez atrás da outra, ou seja, criar um laço com aquilo que planejamos implementar, de forma cíclica.

Entretanto, sempre filtre aquilo que deseja adicionar na sua rotina para que sempre sejam hábitos bons para você!

Os famosos “bons hábitos”

Você já se indagou sobre suas atitudes cotidianas? Todas elas realmente agregam valor positivo ao seu contexto atual, ou te prejudicam de certa forma?

Tal conclusão é subjetiva, mas se definirmos hábitos bons de forma intuitiva, sabemos que serão benéficos para o nosso bem-estar e saúde ao tornarem-se automáticos. Tal como, praticar esportes, alimentar-se bem, meditar, dormir com qualidade, poupar dinheiro, entre diversas outras atitudes.

Graças a eles realizamos a manutenção de nossa qualidade de vida, então quanto melhores eles forem, melhor seu estado físico, emocional e até financeiro! 

Podemos mencionar dois cenários em que esses hábitos saudáveis, principalmente hábitos alimentares, fazem a diferença: o período “Matinal” (durante a manhã) e o “Noturno” (durante a noite).

Confira a seguir!

Hábitos Alimentares

Nossa alimentação dita grande parte do nosso cotidiano.

Você deve estar se perguntando: “Como?”. Vou te contar!

Ao longo do dia liberamos hormônios constantemente, graças a estímulos que ocasionam seu acesso a nossa corrente sanguínea e transporte para o corpo, no intuito de atingir um órgão alvo. Esses estímulos podem ser modulados a partir do que ingerimos, como por exemplo: Ao ingerirmos um alimento que nos forneça energia, sofremos estímulo suficiente para “guardar” os nutrientes daquela substância que está chegando. Com o intuito de viabilizar isso, liberamos um hormônio em grande quantidade, a insulina. Graças a isso, conseguimos armazenar energia para usar quando necessário.

“Ok, os alimentos conseguem ditar a liberação de alguns hormônios, mas como isso impacta no meu cotidiano?”


Os hormônios são meios de sinalização e comunicação do nosso corpo, sendo o nosso “WhatsApp” interno. Por meio deles, um órgão, ao receber o estímulo necessário, produz o hormônio e secreta ele para ter ação em alguma região, podendo ser no mesmo local (autócrina), em células vizinhas (parácrina) ou em um órgão alvo, necessitando entrar na corrente sanguínea (endócrina).

Graças a eles, nós fazemos a digestão de alimentos, alertamos algo errado no sistema, dormimos, acordamos, sentimos fome e saciedade, ficamos atentos, felizes, tristes, entre diferentes outras ações!

Nossos hábitos alimentares têm grande papel em nosso bem-estar e funcionamento do corpo, por isso mantenha-os como hábitos saudáveis para a mente e organismo por completo.

Criar um hábito não é uma tarefa fácil e para torná-lo realidade, precisamos estar dispostos a mudar nosso comportamento. Para começar, inicie pelos primeiros períodos do seu dia.

Matinais

Nós somos animais diurnos, ou seja, somos seres que têm seus hábitos usuais durante o dia. Entre as diferentes ações que podemos adicionar pela manhã, como se exercitar, meditar e até estudar, é importante mencionar nosso costume alimentar nesse momento.

Alimentos industrializados ou demasiadamente adocicados não são recomendados para esse período, uma vez que podem, por exemplo, influenciar o indivíduo a ter uma maior tendência a consumir alimentos doces durante o dia, ou até de menor riqueza nutricional, mas com maior palatabilidade.

Por isso, para nos preparar para as atividades de nosso dia, consumir uma refeição completa com carboidratos, proteínas e gorduras, além de vitaminas e minerais é interessante.

Pães, cereais integrais, goma de tapioca, frutas, leite, ovos, frango desfiado, pastas de “nuts” (amendoim e castanha de caju como as da Naked Nuts), entre outras opções podem entrar nesse horário, sendo a dica principal: Se jogue na cozinha! Seja criativo e único em suas preparações.

Além disso, o chamado “Morning Shot” da Sublyme pode ser outra adição nesse hábito alimentar matinal, pela sua composição de antioxidantes, anti-inflamatórios e outros nutrientes que auxiliam no seu bem-estar.

Noturnos

Durante o período noturno, costumamos entrar em estado de indução ao sono, onde relaxamento e descanso são primordiais para uma boa noite de sono.

Além de evitar atividades extenuantes e estressantes nesse intervalo, a sua alimentação pode ajudar a melhorar seu repouso durante a noite. Alimentos como aveia, uva e kiwi podem ser grandes aliados nos processos químicos envolvidos nesse contexto. Além deles, fontes de carboidratos elevam a glicemia (glicose sanguínea) e potencializam a sinalização no cérebro de que está na hora de botar o sistema em “stand by”.

Além do Morning Shot, a Sublyme possui “Night Gummy”, uma espécie de goma que apresenta triptofano, taurina, vitamina B6 e glicina, compostos que ajudam na diminuição do estado de ansiedade, na melhora do humor, relaxamento e, por consequência, na qualidade do sono.

Higiene do Sono – um hábito a ser implementado

A “Higiene do Sono” pode ser caracterizada como um conjunto de práticas realizadas antes de dormir (hábitos noturnos) para melhorar sua indução ao sono. Assim como qualquer ato de mudança de comportamento, a implementação de um novo hábito deve ser realizada gradativamente e com disciplina, para isso, separamos algumas iniciativas interessantes relacionadas à esse hábito:

  • Reduzir a luminosidade do ambiente e de eletrônicos entre 40 minutos e 1 hora antes de dormir.
  • Evitar atividades estressoras próximas a hora de dormir.
  • Evitar o consumo de estimulantes como energéticos e cafeína de 5 à 6 horas antes de dormir.
  • Associar a cama com seu local de sono, logo evitando alimentar-se em cima dela.
  • Implementar a meditação, assim com uma leitura calma pode ser muito efetivo.

É importante ressaltar que nosso corpo possui uma espécie de ciclo rítmico, o que denominamos “relógio biológico”, que coordena o momento e sequência de liberação de hormônios no nosso corpo. Quando atrasamos nossa noite de sono habitual, interferimos diretamente no desenrolar desse curso, atrasando certas ocorrências. Portanto, crie um horário de sono fixo e ensine ao seu corpo o horário que você deve dormir e acordar.

Conclusão

Iniciar novos hábitos é trabalhoso, porém necessário!

A criação de hábitos saudáveis reflete diretamente em nossa qualidade de vida e no dia a dia, consequentemente em nossa performance física e cognitiva. Reflita sobre sua rotina diária, mas principalmente em suas atividades matinais e noturnas, pois aquilo que não começa bem, também não irá terminar bem!

Vamos criar novos hábitos saudáveis com a gente?