Grupo torcendo para o Brasil

A Copa do Mundo começou, finalmente! Depois de muita espera, podemos assistir aos jogos do Brasil e torcer para que o tão esperado Hexa venha aí!

Aproveitando esse clima verde e amarelo, de vuvuzela e torcida eletrizante, viemos trazer algumas curiosidades sobre a Copa do Mundo

Todo mundo ama e espera, ansiosamente, quatro anos para que a Copa do Mundo chegue novamente, mas tem muita coisa que as pessoas não sabem sobre ela, e vocês vão descobrir neste artigo.

Então, quer saber tudo sobre o mundo da Copa? Confira 17 curiosidades para entrar no clima dos jogos e dar sorte para o Brasil!

17 curiosidades sobre o futebol e a Copa do Mundo:

  1. Qual é a origem da Copa do Mundo?

A Copa do Mundo foi criada em 1928 pela FIFA (Federation International Football Association), entidade responsável por dirigir e supervisionar todas as organizações relacionadas ao futebol no mundo todo. 

Desde a criação da FIFA, em 1904, já haviam ideias da criação de um torneio de futebol entre países, mas a ideia nunca havia sido aprovada e os países também não se comprometiam 100% com o projeto. 

Mas em 1928, em uma conferência em Amsterdam, o presidente da FIFA na época, Jules Rimet, conseguiu a aprovação e logo começaram os preparativos para a primeira Copa.

  1. Como foi a primeira edição da Copa do Mundo e em qual país ocorreu?

O Uruguai foi escolhido pela FIFA para sediar a primeira Copa do Mundo de todas! 

Ela aconteceu em 1930, na capital Montevidéu, e contava com apenas treze seleções — tendo somente quatro europeias. 

Pela dificuldade em viajar de navio até o Uruguai, poucos países toparam participar da primeira edição. Assim, os que estavam presentes eram: 

  • Uruguai;
  • Brasil;
  • Bélgica;
  • França;
  • Romênia;
  • Iugoslávia;
  • Estados Unidos;
  • México;
  • Argentina;
  • Bolívia;
  • Chile;
  • Paraguai;
  • Peru. 

O Uruguai venceu a Copa na final contra a Argentina, e foi a primeira vencedora de todas as Copas.

  1. Em que ano surgiu a Copa de futebol feminina?

A ideia da realização de uma Copa do Mundo de futebol feminino surgiu na Copa de 1986, no México, e veio dos delegados da FIFA. A primeira edição veio cinco anos depois, em 1991, e foi sediada na China, tendo os Estados Unidos como vencedor.

  1. Quais anos o Brasil ganhou?
Bola de futebol com boné da seleção brasileira em cima de uma camisa do Brasil.

O Brasil é o único país a ser pentacampeão da Copa do Mundo, ou seja, ganhou cinco Copas até hoje. 

A primeira foi em 1958, na Suécia, contra a própria seleção desse país, e o Brasil contava com Garrincha e Pelé bem novinhos.

Quatro anos depois, em 1962, o Brasil vira bicampeão no Chile. Em 1970 veio a terceira taça do Brasil, no México. A seleção era comandada por Zagallo e essa Copa ficou famosa por ser a última de Pelé. 

Vinte e quatro anos depois, em 1994, veio o famoso “É TETRA!” para a seleção do Brasil, que contava com Romário e Bebeto. E por fim, em 2002, com Ronaldo Fenômeno, o Brasil foi pentacampeão na Copa do Japão e Coreia.

  1. Quantas vezes e em quais anos o Brasil foi sede da Copa do Mundo?

Pela primeira vez, o Brasil foi sede da Copa do Mundo em 1950. Uma Copa histórica, pois a Segunda Guerra Mundial havia impedido esse evento de acontecer por doze anos, sendo 1950 o seu retorno, no nosso país do futebol. 

A final dessa Copa é conhecida como “Maracanaço”, uma das maiores decepções do futebol nacional. O outro grande sofrimento veio em 2014, a segunda e última vez que o Brasil sediou a Copa do Mundo. Nessa edição, o Brasil perdeu para a Alemanha de 7X1.

  1. O que um país precisa fazer para sediar a Copa do Mundo?

A escolha do país que irá sediar a Copa do Mundo acontece cerca de seis anos antes, e leva em conta questões como: 

  • segurança;
  • tráfego;
  • turismo;
  • estádios de qualidade. 

Vale lembrar, que a maioria dos países tem que desembolsar muito dinheiro em construções e reformas para poder sediar a Copa.

  1. Qual foi a primeira Copa transmitida na TV?

A Copa do Mundo de 1970, do México, foi a primeira a ser transmitida em cores na televisão. 

O mundo todo pode ver a seleção brasileira conquistar o tricampeonato e os horários dos jogos, pela primeira vez, foram escolhidos para que pudessem ser assistidos simultaneamente no maior número de países possível, graças à televisão.

  1. Qual foi o gol mais rápido marcado em uma Copa do Mundo?

O gol mais rápido em uma partida aconteceu em 2002, realizado por Hakan Sükur, da Turquia, contra a anfitriã Coreia do Sul na disputa pelo terceiro lugar. 

Apenas 10.8 segundos após o início da partida, Sükur marcou um gol. Hoje em dia, esse jogador fugiu da Turquia e vive nos Estados Unidos como motorista de aplicativo.

  1. Quais copas foram decididas nos pênaltis?

Apenas duas finais de Copa do Mundo foram decididas nos pênaltis. Também, haja coração para tanto nervosismo,não é mesmo?

A primeira foi Brasil versus Itália, em 1994, sendo um jogo tenso, já que ambos tinham ganhado a mesma quantidade de Copas e queriam se estabelecer como o país com maior número de vitórias. O Brasil levou a taça e a quarta vitória.

Já em 2006, a Itália foi novamente para a final com pênaltis, mas dessa vez contra a França. A Itália se redimiu nos pênaltis 12 anos depois, ganhando a partida com maior número de gols e conquistando o tetra, finalmente.

  1. Quais países sede já venceram a Copa do Mundo em casa?

Apenas seis seleções conseguiram a vitória em casa: 

  • Uruguai;
  • Itália;
  • Inglaterra;
  • Alemanha;
  • Argentina;
  • França. 

Das oito seleções que já venceram a Copa do Mundo, apenas a Espanha e o Brasil não venceram em casa.

  1. Qual é o valor do troféu da Copa do Mundo de futebol?

Segundo a cotação atual do ouro, a taça da Copa de 2022, sediada no Qatar, custa 1,1 milhão de reais. Ela é feita de 5kg de ouro 18 quilates, tem 36,5 centímetros de altura e pesa 6,175 kg. 

  1. A Taça da Copa do Mundo já foi roubada?
Taça da Copa do Mundo.

Sim, e o Brasil está envolvido na história. 

Em 1970, o Brasil se tornou tricampeão e recebeu a taça Jules Rimet, que ficou exposta na sede da CBF, no Rio de Janeiro, através de um vidro à prova de balas. 

Em 1983 o troféu foi roubado e seu paradeiro nunca foi descoberto, mas a principal teoria é que ele foi derretido e o ouro vendido. O seu valor era de aproximadamente 370 mil reais.

  1. Quais são os jogadores com mais participações?

Existem sete jogadores que ficam empatados em maior número de Copas disputadas, todos com cinco Copas do Mundo no currículo

Na Copa de 2022, Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Guillermo Ochoa disputarão sua quinta Copa. Os outros que dividirem o pódio de mais participações são: Antonio Carbajal, Rafael Márquez, Lothar Matthäus e Gianluigi Buffon.

  1. Quando e de quem foi o primeiro gol do Brasil em Copas?

O autor do primeiro gol do Brasil na história das Copas foi Preguinho — capitão da seleção e artilheiro na primeira Copa do Mundo, em 1930 no Uruguai. 

O gol foi marcado quinze minutos depois do início do segundo tempo, e o jogo ficou 2X1 para a Iugoslávia.

  1. Qual foi o primeiro clube de futebol do Brasil?

O clube conhecido como Savoia foi fundado dia 1 de janeiro de 1900, no interior de São Paulo, e foi o primeiro clube exclusivamente criado para a prática de futebol. 

Nomes famosos como São Paulo, Flamengo e Vasco já existiam antes da criação desse clube, mas tinham outras modalidades, como remo e cricket.

  1. Os números nas camisas sempre existiram?

Jogador número 10 do Brasil de costas com a bandeira do país de fundo

Em uma partida entre Sheffield Wednesday e Arsenal, nos anos 20, foi a primeira vez em que foi vista essa prática de enumerar as camisas. 

Na Copa, a primeira vez em que as camisas foram numeradas ocorreu no ano de 1950, no Brasil. O mito da camisa 10 foi criado por Pelé alguns anos depois, na Copa do Mundo de 1958.

  1. Qual foi o primeiro jogo de futebol no Brasil?

Charles Miller, filho de uma brasileira com um inglês, é considerado o pai do futebol brasileiro. 

Ele morava no Brasil, mas foi estudar na Inglaterra aos 9 anos e aprendeu a jogar futebol por lá. Quando voltou, trouxe o futebol e duas bolas na mala para ensinar a galera, além de uma bomba de ar, dois uniformes e um livro de regras. Assim, foi em 14 de abril de 1895, na Várzea do Carmo, o primeiro jogo de futebol realizado no Brasil.

Gostou de saber mais sobre a Copa do Mundo? Compartilhe essas curiosidades sobre futebol com seus amigos e não se esqueça de torcer muito nessa Copa.

Ah! Sabia que a Naked Nuts criou uma pasta de amendoim com gostinho de Brasil, vitória, hexa, garra e cultura? Nossa edição especial leva a paçoca em seu topping — bem a nossa cara.

Não fique com vontade. Então acesse nosso site e vem torcer com a Naked!