separação de lixo

Você sabia que dedicar poucos minutos do seu dia para a separação de lixo ajuda a evitar danos significativos ao meio ambiente e às pessoas? 

Afinal, essa é uma forma de economizar energia e água, reutilizar matéria-prima e diminuir a quantidade de lixo que vai parar em aterros sanitários.

Porém, para realizar essa divisão corretamente, você precisa compreender mais sobre o assunto. Para te ajudar, nós, da Naked Nuts, preparamos este artigo para você. Confira!

Separação de lixo: O que é?

A separação de lixo é uma prática sustentável que consiste, basicamente, em separar os resíduos recicláveis, dos orgânicos. Também é preciso separar resíduos perigosos e não perigosos.

Qual a importância da separação correta do lixo?

Pequenas atitudes, como a separação do lixo, podem fazer grande diferença para o meio ambiente. 

Segundo o mais recente Panorama de Resíduos Sólidos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), 79,6 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos foram gerados em 2020.

Se continuarmos nesse ritmo, a estimativa é que em 2050 esse número chegue a 120 milhões de toneladas de lixo gerados anualmente.

Já no ponto de vista econômico, a falta da separação de resíduos gera um desperdício de R$ 8 bilhões anuais, que poderia ser revertido em benefícios para a sociedade.

Ao separar seu lixo corretamente, você possibilita que matérias-primas sejam recicladas e reutilizadas. Assim, é possível diminuir o impacto ambiental causado pelo descarte de dejetos.

A reciclagem, além de ser uma forma de economizar nossos recursos naturais, que são limitados, também gera renda à muitos trabalhadores que sobrevivem da coleta desses materiais. 

Por outro lado, a partir do momento que não é feita essa separação dentro de casa, toda a cadeia de reciclagem é prejudicada. 

Separação de lixo: Cores

Agora que já sabe a importância de separar seu lixo corretamente, é hora de entender mais sobre as cores para reciclagem. 

Segundo resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que define e explica como deve ser feita a coleta seletiva, existem 10 tipos diferentes de resíduos sólidos. Cada um é representado por uma cor de lixeira.

A principal função das cores da lixeira é promover uma fácil memorização e identificação por parte das pessoas. Conheça:

  • azul: papel e papelão;
  • vermelho: plástico;
  • verde: vidro;
  • amarelo: metal;
  • preto: madeira;
  • laranja: resíduos perigosos;
  • branco: resíduos ambulatoriais e de serviço de saúde;
  • roxo: resíduos radioativos;
  • marrom: resíduos orgânicos;
  • cinza: resíduo geral não reciclável, ou misturado, ou contaminado.

Geralmente, na maioria dos espaços públicos, nós encontramos apenas as principais cores de latas de coleta seletiva: azul, vermelho, verde e cinza ou marrom.

É crucial realizar a separação correta dos lixos em locais públicos para que o processo de reciclagem não seja comprometido. Assim, os resíduos chegam até os locais apropriados o mais rápido possível.

Leia também: Lixo Zero: O Que É e 5 Formas de Apoiar o Movimento

como deve ser feita a separação de lixo

Como deve ser feita a separação de lixo em casa?

Para reduzir a carga de lixo que produzimos, é importante realizar corretamente a separação de lixo. Para isso, o primeiro passo é saber reconhecer o lixo reciclável e o lixo orgânico. 

Lixo reciclável

É considerado lixo reciclável todo  material que pode retornar a cadeia produtiva para serem transformados nos mesmos ou novos produtos. 

Alguns exemplos de materiais recicláveis são: papel, plástico, papelão, vidro, alumínio, metal, entre outros.

Depois, para aumentar a eficiência, separe os materiais recicláveis conforme a classificação, em sacolas plásticas ou caixas de papelão.

O segundo passo é obter informações sobre coleta seletiva na sua região. Verifique se essa solução é oferecida pelo município ou se você precisará ir até uma cooperativa.

Muitas vezes, as cooperativas possuem pátios de descartes onde você pode encaminhar seus resíduos recicláveis. 

Se houver catadores que passam pela região em que você reside, também é possível doar esses materiais.

Lixo orgânico

Já o lixo orgânico se refere aos materiais de origem biológica, como restos de alimentos, como cascas de frutas e legumes, raízes, folhas e vegetais.

Esses itens podem ser reciclados com a compostagem de restos orgânicos, que podem ser usados como um rico adubo natural em hortas e plantações domésticas. 

Contudo, se ainda não pratica a compostagem, é importante que esses resíduos estejam separados dos recicláveis, e embalá-los em sacos biodegradáveis.

Lixo não reciclável

Alguns lixos são de difícil reciclabilidade, como é o caso de esponjas de aço e de lavar louças, espelhos, fotografias, papel carbono, adesivas, etiquetas, papéis parafinados ou plastificados, entre outros.

O indicado é não consumir esses tipos de materiais ou optar pela reutilização. Só em último caso, você deve descartá-los, embalados em sacos de lixos não recicláveis. Geralmente, de cor cinza. 

Lixo perigoso

Por fim, ainda é necessário separar os materiais perigosos, ou seja, aqueles que representam algum tipo de risco à saúde e ao meio ambiente por serem inflamáveis, corrosivos ou reativos químicos.

Este é o caso de pilhas, produtos químicos, lixo hospitalar, baterias, lâmpadas fluorescentes, entre outros.

Esses materiais não podem ser destinados a aterros de lixo comum, pois quando entram em contato com o solo podem causar danos irreversíveis ao meio ambiente e a saúde da população.

Nestes casos, o ideal é buscar por postos de coleta específicos para cada material. Além disso, alguns estabelecimentos comerciais também realizam essa logística reversa e instalam pontos de coleta de determinados resíduos.

Esses materiais são devolvidos ao fabricante, que dará o tratamento apropriado para que eles retornem à cadeia produtiva ou irá descartá-los corretamente.

Como reciclar o lixo dentro de casa?

Além de realizar a correta separação de lixo, você ainda pode reciclar em casa. Se tiver uma horta ou plantação doméstica, é possível realizar a compostagem dos resíduos orgânicos de origem biológica.

Além disso, outra prática sustentável para reciclar seu lixo, como madeira, garrafas pets e vidros, é reutilizar esses materiais.

Você pode dar uma nova finalidade para os resíduos que seriam descartados, como criar objetos decorativos, usar potes  para guardar alimentos, criar vasos de plantas a partir de latas de tintas, entre outros.

como fazer a separação de lixo em casa

Conclusão

A separação de lixo é essencial para que cada material tenha sua destinação correta. Assim, você contribui para reduzir o impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos.

Contudo, para não comprometer toda a cadeia de reciclagem, é crucial que a separação seja feita da forma correta, conforme o tipo de material.

Para mais conteúdos sobre sustentabilidade, saúde e bem-estar, continue navegando pelo blog da Naked Nuts