Antes de escolher o nicho em que você vai atuar ou, ainda, de apostar em novos produtos, é fundamental investigar o seu público-alvo. Para começar o estudo, vale entender quais são os fatores que influenciam o comportamento do consumidor.
O que será que faz com que as pessoas decidam, por exemplo, pela compra de um determinado alimento?
Pois bem. Quem descobre as respostas, sem dúvidas, consegue atender as necessidades e expectativas dos clientes. Com isso, os negócios só tendem a crescer.
Então, você ficou ainda mais interessado no assunto?
Continue a leitura deste conteúdo e vamos descobrir juntos todos os segredos para encantar clientes!
Fatores que influenciam o comportamento do consumidor: por que é importante?
Primeiramente, vale deixar claro o que são os fatores de influência.
O termo é referente a tudo aquilo que uma pessoa vive, pensa, sente, deseja e toma como referência na hora de adquirir produtos ou serviços.
Já a importância disso está ligada à capacidade da sua marca se comunicar com o público, criar identificação e, consequentemente, fidelizar consumidores.
Resumindo: o seu sucesso de vendas e reconhecimento depende do nível de aceitação dos clientes.
O que define o comportamento do consumidor?
Os fatores que influenciam o comportamento do consumidor são muito variados. Tudo começa com a personalidade da pessoa, ou seja, o que moldou a vida dela desde criança, como:
- crenças;
- referências;
- valores;
- experiências.
Fora isso, os elementos externos também despertam emoções e ações, são eles:
- recomendação de amigos e familiares;
- próprio círculo social;
- novas tendências;
- realidade de mundo;
- vida profissional.
Fatores demográficos que influenciam o comportamento do consumidor
Os fatores demográficos, normalmente, são o pontapé inicial para definir e entender o perfil e gostos dos clientes.
Neste ponto, entram informações sobre os seguintes pontos:
- gênero;
- faixa etária;
- habitação (cidade, estado e país onde as pessoas moram);
- profissão;
- classe social.
Fatores pessoais que influenciam o comportamento do consumidor
O quadro pessoal é formado pela bagagem de mundo dos consumidores. Ou seja, é tudo aquilo o que eles já tiveram como experiência, além dos valores e crenças, dá para citar:
16. gostos;
17. necessidades;
18. medos;
19. estilo de vida;
20. desejos.
Aliás, é exatamente nessa parte que são relacionados os gatilhos mentais do marketing.
Por exemplo, você descobre que a maioria do seu público busca mais qualidade de vida. Com isso, é possível usar o gatilho de prova social — pesquisa científica que confirme o quanto os ingredientes do seu produto x fazem bem à saúde.
Além da prova social, há vários outros gatilhos, como os de:
- exclusividade;
- escassez;
- novidade;
- amor e conexão;
- urgência;
- propósito;
- humanização;
- entre tantos outros.
Fatores culturais que influenciam o comportamento do consumidor
De acordo com o dicionário Michaellis, a palavra cultura significa: “conjunto de conhecimentos adquiridos, como experiências e instrução, que levam ao desenvolvimento intelectual e ao aprimoramento espiritual; instrução, sabedoria.”
Resumidamente, podemos afirmar que os fatores culturais formam o jeito como as pessoas enxergam o mundo (esse conjunto representa o 20º aspecto).
Então, imagine o seguinte: uma pessoa passou anos estudando sobre o vegetarianismo, e resolveu adotar esse estilo de vida.
Dessa forma, faz parte da cultura dela, defender o direito dos animais viverem, além dos cuidados com o meio ambiente.
Concluindo…
Esse indivíduo vai sempre buscar produtos que estejam ligados ao vegetarianismo e que utilizem recursos naturais de forma sustentável para a produção.
Percebe como os fatores que influenciam o comportamento do consumidor são profundos?
A questão vai muito além de saber se o público gosta disso ou desgosta daquilo. É necessário conhecer a individualidade das pessoas.
Comportamento do consumidor: exemplos
Gostou do nosso exemplo sobre o consumidor vegetariano?
Então, vamos ver mais alguns casos…
- Em outubro de 2020, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) apontou que muitos brasileiros, diante da preocupação com a pandemia da Covid-19, passaram a consumir mais feijão, frutas e hortaliças.
Nesse caso, a saúde e a realidade do mundo foram os fatores de influência nos hábitos dos consumidores.
- A tecnologia também já transformou e constantemente altera o comportamento das pessoas.
De acordo com um estudo realizado pelo NZN Intelligence, divulgado em março de 2019, 74% dos brasileiros preferem as compras online.
A pesquisa também mostrou que, antes de fechar a compra, as pessoas procuram informações sobre a loja em sites de reputação, como o Reclame Aqui, além disso, estudam preços em diferentes e-commerces.
Como utilizar o comportamento do consumidor a seu favor?
Bom, depois que você identificar os fatores que influenciam o comportamento do consumidor — pensando na sua marca, claro — é hora de explorar os conhecimentos.
A ideia aqui é ajustar, sem forçar a barra, os seus produtos ao perfil e aos comportamentos dos seus clientes.
Basicamente é fazer com que tudo o que você vende seja visto como grandes soluções.
Dessa forma, além de ficar muito atento à fabricação ou seleção dos produtos, é fundamental usar linguagem, meios de comunicação, campanhas de marketing, cores, imagens e preços que façam sentido para a clientela.
Não poupe esforços e conheça tudo sobre os seus consumidores!
Também sugerimos que você fique sempre de olho nas notícias e tendências do mundo e que, ainda, saiba quais estratégias os seus concorrentes usam no momento.
Conclusão
Realmente, existem diversos fatores que influenciam o comportamento do consumidor, começando pela própria personalidade dele ao estado atual do mundo.
Agora que você já sabe quais são os aspectos-chave, sobretudo, como eles afetam o sucesso da sua empresa, não perca mais tempo!
Comece a fazer uma verdadeira investigação sobre o seu público, seja por pesquisas realizadas física ou virtualmente.
Algumas ferramentas do Google, por exemplo, o Analytics também podem ajudar. Ele mostra qual o gênero, faixa etária, classe social, entre outros dados sobre os seus clientes. Fora isso, também indica quais páginas do seu site são as mais visitadas, etc.
Explore todos os recursos e tenha resultados excelentes em número de vendas e reconhecimento no mercado!
Não se esqueça de que, aqui no blog da Naked Nuts, é possível encontrar outras dicas sobre como comercializar produtos com sucesso! Aproveite!