alimentos que fortalecem a imunidade
Você já ouviu falar em dieta cetogênica? Quer saber como funciona? 

A dieta cetogênica é uma proposta alimentar que tem como objetivo reduzir rigorosamente o consumo de carboidratos ao longo do dia para simular a produção de corpos cetônicos, responsáveis pela queima de gordura. 

Neste artigo falaremos como funciona e os benefícios e malefícios dessa dieta. Se preferir escutar este conteúdo, no segundo episódio do Naked Saúde, o podcast da Naked Nuts, convidamos três profissionais da saúde super didáticos e competentes para explicarem tudo sobre dieta cetogênica em menos de 10 minutos! 

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O que é dieta cetogênica? 

A dieta cetogênica é uma dieta alimentar que utiliza a queima de gordura como combustível para o seu corpo. Sendo assim, o principal foco é restringir rigorosamente o carboidrato do seu dia a dia, incluindo apenas 10% da ingestão diária, priorizando a ingestão de verduras e legumes, a fim de garantir o consumo de fibras que estes alimentos entregam. 

Para a dieta cetogênica funcionar perfeitamente, ao diminuir o carboidrato da alimentação, será necessário reduzir o consumo de proteínas durante as refeições também. 

Se o consumo de proteína for elevado, o organismo começa a transformar os aminoácidos em glicose e, consequentemente, o seu corpo passa a viver de carboidratos às custas de proteínas, dificultando o processo da queima de gordura (cetose). 

Em uma dieta cetogênica, o consumo de proteínas corresponde a cerca de 20% da alimentação diária, enquanto 70% é de gordura. Ressaltando que vale o bom senso na hora de escolher os alimentos que farão parte da sua dieta, sempre respeitando os conceitos básicos da nutrição e consultando um profissional. 

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Benefícios da Dieta Cetogênica

  • Diminui os níveis de triglicerídeos

Os triglicerídeos (TG) são pequenas moléculas de gorduras, compostas por três grupos de ácidos graxos e glicerol.

Pessoas que consomem grande quantidade de alimentos ricos em carboidratos tendem a ter o índice TG elevado e, consequentemente, aumentam os riscos de AVCs, doenças cardíacas e crônicas. Sendo assim, investir em uma dieta pobre em carboidratos e rica em gorduras diminui os níveis de TG no organismo. 

  • Controla a pressão arterial 

A dieta cetogênica reduz os picos de açúcar no sangue, provocando uma melhora na resistência à insulina e ajudando a baixar a pressão arterial. Sendo assim, reduz os riscos para diversos tipos de acidentes cardiovasculares. 

  • Estimula a perda de peso

Os carboidratos ingeridos normalmente na alimentação são transformados em açúcar pelo organismo. Isso faz com que os níveis de insulina aumentem para que as células do corpo consigam absorver toda a glicose do sangue. 

Neste caso, como a insulina aumenta o nível de gordura corporal, o consumo restrito de carboidratos faz com que o organismo utilize essa reserva como fonte de energia. Assim, o processo de cetose tem início quando o corpo se adapta a uma menor ingestão de carboidratos convertendo a gordura em energia. 

Durante a dieta cetogênica, com o baixo consumo de carboidratos, os níveis de insulina tendem a não aumentar e o armazenamento de gordura começa a ser consumido.

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Conclusão 

Agora que você já sabe o que é e quais são os benefícios da dieta cetogênica, ficou ainda mais fácil alimentar-se de forma saudável!

Recomendamos que você busque um profissional da saúde para te orientar neste processo, pois os efeitos podem variar de pessoa para pessoa. Além disso, o fato de termos que seguir restrições em carboidratos e em proteínas, evidencia ainda mais a importância de um acompanhamento de perto.  

Lembrando que esta dieta não é recomendada a longo prazo, podendo causar malefícios ao organismo, como por exemplo: intestino preguiçoso e baixa na imunidade!

Deixe nos comentários o que você achou dessa dieta!

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