foodtech

Quem trabalha no setor do varejo precisa se reinventar a todo tempo. Uma ótima forma de fazer isso é se manter atualizado sobre novos assuntos e soluções do mercado. Sem dúvidas, uma das pautas em alta é sobre foodtech. 

Você nunca ouviu falar a respeito disso? Então, chegou a hora de descobrir tudo! 

Nós vamos te explicar do que se trata o termo, quais são suas vantagens, tendências e como implementar a ideia no seu pequeno negócio ou em sua loja. 

Aliás, já vale adiantar que as propostas podem revolucionar as vendas de alimentos. Ou seja, não dá para perder tanta dica importante, não é mesmo? 

Continue a leitura e aproveite tudo!

O que é foodtech?

Foodtech nada mais é do que o uso da tecnologia para oferecer comidas e bebidas aos consumidores.

Sendo assim, os recursos high-tech (altamente tecnológicos) são utilizados na produção, venda e consumo de alimentos. 

De fato, é um conceito muito abrangente e que merece toda a atenção. Então, vamos mais a fundo…

Foodtech no Brasil: Como funciona?

Agora que já explicamos a definição do termo em destaque, falta saber como é o foodtech no Brasil. 

Será que a inovação realmente está em alta no nosso país? Qual a sua aposta?

Podemos dizer que, sim, a junção food (comida) + tech (tecnologia) ganhou grande espaço em terras tupiniquins. 

A prova disso são os inúmeros aplicativos de deliverys existentes, sejam de empresas terceirizadas (iFood, Uber Eats, Rappi) ou, ainda, dos próprios restaurantes, lanchonetes, mercados, padarias, bares, etc. 

Para você ter uma ideia, em um ano de pandemia causada pelo novo coronavírus — ou seja, de março de 2020 a março de 2021 — o setor de delivery de comida cresceu 187% no Brasil

Isso de acordo com uma pesquisa da Mobills, startup da área de finanças. 

Olhando para esse cenário, não dá para negar o avanço da foodtech brasileira, não é mesmo? 

4 benefícios das foodtechs + exemplos

Agora, o que será que faz com que empresários do setor alimentício invistam tanto em foodtech? 

Não tenha dúvidas de que existem vários benefícios. Nós listamos alguns deles logo abaixo. Confira:

1. Fidelização de clientes 

O primeiro fator interessante da união de comida + tecnologia é justamente fazer a fidelização de clientes

Pois, pense… Em um aplicativo de boa qualidade, dá para colocar os seus produtos à mostra, permitir que o cliente compre tudo rapidamente e sem precisar sair de casa. 

Para muita gente, consumir alimentos dessa forma é imprescindível. Afinal, representa um jeito prático, rápido e seguro. 

Com isso, logo, você tem o benefício de fidelizar mais clientes. 

2. Criação de cardápios individuais 

Mais um destaque do foodtech é que, por meio dele, é possível usar a inteligência artificial para captar as preferências dos consumidores e, depois, criar um cardápio personalizado.

Tudo isso, claro, também de acordo com os produtos que você vende. 

A ideia agrega valor para a saúde e bem-estar do cliente e, ainda, ajuda a evidenciar a importância das comidas e bebidas da sua loja ou do seu pequeno negócio. 

3. Rastreio de alimentos

Muitos consumidores se preocupam bastante com a procedência dos produtos. Eles querem saber tudo sobre os ingredientes e modos de produção envolvidos nos alimentos. 

Saiba que você pode deixar todas as informações e detalhes bem claros. Tudo isso por meio do rastreio de alimentos. 

Hoje em dia, existem tecnologias capazes de garantir isso, por exemplo, a ERP, um sistema de gestão que guarda todos os dados possíveis de uma empresa. 

foodtech pessoas comendo na mesa

4. Produção de comida sintética 

Mais um benefício da tecnologia em pauta é a produção de alimentos sintéticos, por exemplo, de carnes. 

Segundo especialistas, isso seria uma saída para diminuir a emissão de gases de efeito estufa, gerados pela produção de carne de gado. 

Sem contar na redução de outros dilemas, como o uso desenfreado de água e o desmatamento excessivo. 

Todos esses benefícios, de fato, podem ajudar bastante os consumidores. 

Como implementar foodtech em seu negócio?

O primeiro passo você já deu, que é tomar ciência sobre o assunto. 

Agora, a tarefa é conversar com os seus sócios e equipes. Explique para eles o que é foodtech e, principalmente, deixe os benefícios bem claros — já alinhados, também, com as metas dos negócios. 

Depois, busque as tecnologias necessárias, como o do delivery, caso você ainda não utilize. 

Outra dica é falar sobre o tema com os seus fornecedores e demais empresários que já seguem o foodtech. 

Afinal, vale lembrar: o networking sempre pode somar aos negócios! 

Tendência das foodtechs para o futuro do mercado

Algumas ótimas opções de tecnologias para o supermercado são as seguintes: 

  • totens para o autoatendimento — isso diminui as filas e otimiza o tempo de compra dos clientes;
  • rastreio de código de barras — é possível que o consumidor utilize apps para rastrear produtos e ver todas as informações sobre ingredientes, processos de desenvolvimento e, até mesmo, sugestões de receitas;
  • delivery de compras — essa é uma tecnologia já muito usada de norte a sul do Brasil. Lembrando que ela também foi essencial para driblar a crise causada pela Covid-19. Tanto poder só indica que o delivery continuará em alta no futuro. 

Então, quais desses recursos você já utiliza ou gostaria de adotar em sua loja? 

foodtech tablet em cima de limoes

Conclusão

Neste conteúdo, desmistificamos o assunto foodtech. 

A partir deste momento, você já sabe qual o significado do termo em inglês, além de suas vantagens, exemplos e tendências. 

Aproveite a riqueza de informações e dicas para inovar os seus negócios. Nós temos a certeza de que há sempre o que aperfeiçoar para oferecer uma melhor experiência aos consumidores. 

Para isso, também esteja sempre atento a todas as necessidades, desejos e “dores” dos clientes. Faça pesquisas com eles, de modo presencial ou virtual, assim, é viável aumentar as suas vendas e, claro, a quantidade de fidelizações. 

Gostou das nossas dicas? 

Então, continue navegando aqui pelo blog da Naked Nuts e descubra mais ideias para vender comidas e bebidas!