Pare um pouco e pense: qual é o foco da sua empresa?
Não importa o segmento em que você atue, a resposta certa é: o cliente. Afinal, o sucesso só vem quando a marca supera e satisfaz as necessidades dos seus compradores. Por isso, é fundamental ficar atento às tendências de consumo.
Mas, quais serão elas? Para te ajudar a definir novas e excelentes estratégias, listamos as “ondas” de consumo de alimentos para 2021, no Brasil.
Então, não perca mais tempo!
Continue a leitura e aproveite todas as nossas dicas para você vender ainda mais!
O que são tendências de consumo?
Todos nós vivemos mudanças o tempo inteiro, seja de forma individual ou coletiva.
Isso quer dizer que envelhecemos, amadurecemos e, a partir disso, os nossos pensamentos e prioridades se transformam.
Além disso, também somos influenciados por novos padrões desenvolvidos em sociedade.
O fato é que todas essas novas informações impactam em tendências de comportamento e consumo.
Ou seja, passamos a enxergar marcas e a comprar produtos com base em nossas novas necessidades. Isso é tendência de consumo.
Quais são os tipos de consumidores atualmente no mercado?
Antes de apontar para o futuro, vale saber quais são as tendências de consumo atuais.
Um estudo da Euromonitor International, empresa global de pesquisa sobre o mercado, identificou os principais padrões dos consumidores, em 2020, no mundo.
Veja quais são os comportamentos:
- necessidade por espaços urbanos mais limpos e com ar mais puro;
- busca por produtos que evitem desperdício e degradação do meio ambiente;
- valorização de mercadorias caseiras de marcas locais;
- maior preocupação com o compartilhamento de dados pessoais;
- mais necessidade de fazer tudo sem precisar sair de casa;
- consumo de produtos que ajudem a saúde mental e o bem-estar;
- foco em acessibilidade para todas as pessoas e, também, em diversidade;
- necessidade de conteúdo objetivo e rápido;
- mais uso de inteligência artificial.
Então, a sua marca já aplica todas ou algumas dessas tendências de consumo 2020?
Se ainda não, fique tranquilo! Sempre é tempo para mudanças e melhorias.
Aproveite para saber quais são as “ondas” para o próximo ano e, assim, faça uma adequação perfeita!
5 tendências de consumo de alimentos no Brasil 2021
Sobre as tendências de consumo para 2021, a Euromonitor Internacional ainda está desenvolvendo o relatório, que deve sair em janeiro do próximo ano.
Mas, o que já dá para afirmar é que alguns padrões já existentes ganharão ainda mais força no mercado.
Tudo o que diz respeito, principalmente, à saúde, cuidados com o meio ambiente e longevidade merecem a sua atenção. Afinal, tudo isso será o foco dos consumidores no Brasil.
Veja quais são os fatores que impactarão no consumo de alimentos em 2021:
- consumo sustentável com base em alternativas ecológicas;
- necessidade de produtos e serviços personalizados;
- desejo de mudanças para um mundo mais verde;
- mercadorias que somem à longevidade;
- desenvolvimento de padrões globais para produtos e serviços.
Todos esses dados foram coletados e divulgados pela Revista Consumidor Moderno. A perspectiva é que os padrões se fortaleçam não só em 2021, mas para os próximos cinco anos, ou seja, até 2025.
Futuro do consumo: duas tendências para ficar de olho
Além das tendências de consumo citadas anteriormente, não podemos deixar de comentar as lições que a Covid-19 já deixou para os negócios.
Os dois principais elementos sobre o novo comportamento dos consumidores são: maior preocupação com a saúde — sobretudo — com o sistema imunológico e a necessidade de fazer compras on-line.
De acordo com uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o consumo de frutas, hortaliças e feijão cresceu de 40,2% para 44,6% em todo o país, só no início da pandemia.
Isso se deve não só à intensidade de cuidados com a saúde, mas também ao fato das pessoas precisarem cozinhar mais em casa.
Já sobre as compras virtuais, tudo indica que a pandemia causada pelo novo coronavírus mudou para sempre o comportamento de compra.
Com o isolamento social, até quem nunca tinha feito compras pela internet, passou a fazer. O hábito deve permanecer e, até mesmo, se fortalecer.
Um estudo do Instituto Locomotiva ouviu cerca de duas mil pessoas em mais de 70 cidades brasileiras. 50% dos entrevistados declararam que não tem mais interesse em frequentar, por exemplo, livrarias físicas. A preferência, agora, é pelas compras on-line.
Sendo assim, para 2021 e, também, para os anos seguintes, vale focar em mais produtos saudáveis e nas vendas pela internet.
Vale ressaltar, ainda, a importâncias da sua marca não só vender, mas também se comunicar pelos meios digitais.
Nesse ponto, criar uma conta e postar conteúdos nas redes sociais e, até mesmo, em um blog, pode te ajudar a atrair e fidelizar mais clientes. Afinal, muita gente, hoje, se informa e faz pesquisas sobre produtos pela internet.
Não esqueça, também, de sempre ficar de olho no que os seus concorrentes estão fazendo. Isso porque o seu trabalho deve ser o melhor, independentemente do caso e da ocasião, não é mesmo?
Conclusão
O sucesso dos negócios está diretamente ligado às tendências de consumo.
Então, o quanto você conhece o seu público e, além disso, sabe sobre os novos padrões da sociedade?
Neste conteúdo, vimos que, cada vez mais, as pessoas estão abrindo os olhos para a importância da saúde, do bem-estar, além da preservação do meio ambiente.
Tudo isso já era comum até 2020. Para 2021, esses propósitos só tendem a se fortalecer, ainda mais depois da ação devastadora da Covid-19 no mundo.
Homens e mulheres tomaram ainda mais a consciência de que, todos nós podemos ser absolutamente vulneráveis e de que a vida é breve. Para aproveitar verdadeiramente cada segundo, é necessário cuidar mais do corpo e da mente.
Os seus produtos e as suas ideias podem ajudar a fortalecer todas essas cautelas. E não tenha dúvidas: o seu público será muito grato.
Aproveite que agora você já sabe quais são as principais tendências de consumo, e comece a agir para o sucesso da sua marca!