sistema erp para industria de alimentos

Você atua no setor industrial e busca soluções para aumentar o lucro e a produtividade da sua empresa? Adotar um sistema ERP para indústria de alimentos poderá te ajudar a conquistar esses objetivos.

Essa solução é indicada para negócios de qualquer porte, já que é capaz de facilitar na tomada de decisões, na gestão de estoque e no controle de qualidade dos produtos.

Quer entender mais sobre o que é um sistema ERP, suas características e quais os benefícios de utilizá-lo? Acompanhe o artigo, que vamos te explicar tudo sobre o assunto!

Sistema ERP para indústria de alimentos: O que é?

O sistema ERP para indústria de alimentos, também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial, é um software que integra todas as atividades da empresa em uma única ferramenta. 

O principal objetivo desse sistema é auxiliar no gerenciamento da empresa e oferecer soluções que integram todos os setores em um só lugar.

As áreas de produção, controle de estoque e comercial, por exemplo, podem ser integradas, organizadas e acompanhadas nesse software.

Essa funcionalidade permite que gestores e empreendedores tenham todas as informações da empresa de forma detalhada e em um único sistema, o que traz muito mais controle para o negócio!

Além de facilitar no gerenciamento de informações, também possibilita a emissão de relatórios. Esses dados centralizados e fáceis de visualizar contribuem para a tomada de decisão. 

Agora, imagine ter que controlar e acompanhar informações que estão em diferentes sistemas e planilhas. Essa prática, bastante comum, prejudica a produtividade e deixa a gestão mais desorganizada.

Atualmente, no mercado, existem softwares próprios para o segmento alimentício, que ajudam a otimizar as tarefas diárias e melhorar o desempenho do setor.

Também há sistemas personalizáveis que se adequam às necessidades do seu negócio e do setor em que você atua.

sistema erp para industria de alimentos como funciona

Sistema para indústria de alimentos: como funciona?

As funcionalidades que um sistema ERP para indústria de alimentos são diversas. Conheça algumas das áreas que podem ser gerenciadas por meio desse software:

  • administrativo: cadastro de produtos e colaboradores, gestão de contratos, etc;
  • financeiro: controle de contas a pagar e receber, centro de custos, gerenciamento do fluxo de caixa e planejamento de compras;
  • fiscal e contábil: demonstrativos de resultados, emissão de notas fiscais eletrônicas e de outros documentos contábeis e fiscais;
  • produção: controle de produção e previsões de venda com base no consumo médio;
  • comercial: gestão de fluxo de vendas, emissão de boletos e elaboração de propostas comerciais;
  • qualidade: inspeção de qualidade de matéria-prima e produtos fabricados, desde o recebimento até a estocagem;
  • gestão de logística: organização de envios de produtos e gestão de transportadoras.

Tudo isso é feito em um sistema único, que ainda possibilita realizar automações, otimizar processos, além de melhorar a comunicação e o fluxo de dados dentro da empresa.

5 benefícios do sistema ERP para indústria de alimentos

Após descobrir o que é e como funciona o sistema ERP para indústria de alimentos, é hora de entender quais as vantagens de adotar esse software:

Melhora na gestão de estoque

Quando falamos da indústria alimentícia, o controle de estoque deve ser preciso, já que se trata de produtos perecíveis.

Por meio de um sistema ERP, esse processo fica mais fácil. É possível integrar os dados de vendas ao estoque, controlar entrada e saída de mercadoria, além de acompanhar prazos de validade e até identificar quais produtos geram mais lucros.

Maior controle de qualidade

O sistema ERP para indústria de alimentos também é benéfico para otimizar o controle de qualidade da sua empresa, já que permite que a fiscalização seja mais precisa.

Por meio dele, você consegue melhorar sistemas de controle de qualidade dos alimentos, como criação de relatórios de não conformidade, domínio de lotes e rastreabilidade de itens.

O resultado é produtos de maior qualidade e segurança alimentar!

Aumento da produtividade e dos lucros

Esse software permite automatizar e agilizar tarefas e processos em cada área da indústria, o que contribui para o aumento de produtividade. Já a melhora na produtividade impacta diretamente na lucratividade do negócio.

Redução de erros e custos

O sistema ERP para indústria de alimentos é automatizado, o que evita erros humanos e retrabalhos, que podem ocasionar em aumento dos custos.

Além disso, os custos também podem ser otimizados a partir da melhor gestão de estoque, que visa reduzir desperdícios.

Melhora no planejamento

Por meio de relatórios precisos emitidos na ferramenta, também é possível identificar os pontos de melhoria e os acertos em todos os setores da empresa. 

Com essas informações, você pode traçar novas estratégias para trabalhar com mais eficiência e desenvolver planejamentos de baixo risco. 

Por exemplo, você conseguirá identificar o momento certo para produzir determinados produtos, quando comprar matéria-prima, a necessidade de descontinuar mercadorias que não geram lucro e muito mais.

sistema erp para industria de alimentos planejamento

Pastas de castanha e amendoim: Por que é uma boa ideia vender em seu negócio?

Agora que você já sabe como um sistema ERP pode favorecer a sua empresa, nós trouxemos outra dica que pode te ajudar a aumentar a sua lucratividade: a venda de pastas de castanha e amendoim.

A possibilidade de lucro é positiva pois o consumo de pastas de amendoim e castanhas cresceu entre os adeptos da alimentação saudável e fitness no Brasil. 

Somado a isso, vale ressaltar que uma das tendências de consumo para os próximos anos é a adoção de hábitos alimentares melhores, que inclui o consumo de gorduras boas, que estão presentes em pastas de castanhas. 

Segundo pesquisa da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável.

Além disso, 71% dos entrevistados dizem que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que precisem pagar mais caro por eles.

Portanto, a busca por alimentos mais nutritivos e saudáveis é uma tendência que deve ser observada pelas indústrias alimentícias que desejam manter-se competitivas no mercado.

Conheça as pastas de castanha e amendoim da Naked Nuts e comercialize produtos saudáveis e nutritivos!

Conclusão

O sistema ERP para indústria de alimentos é uma ferramenta que facilita o gerenciamento da empresa por meio da integração de dados e maior controle de informações.

Por meio dele, é possível gerenciar todas as áreas da empresa, automatizar processos, melhorar o fluxo de dados, reduzir erros e aumentar a produtividade. 

Zero waste: o futuro do mercado a granel