Loja de alimentos saudáveis

Nos últimos anos, saudabilidade tornou-se um dos termos mais discutidos, seja como saudabilidade alimentar, saudabilidade mental e até mesmo, saudabilidade financeira. 

Isso se deve a existência de muitos questionamentos e opiniões sobre o que de fato deve ser considerado saudável ou não. Mas você sabe o que é saudabilidade? 

Neste artigo falaremos sobre saudabilidade em alimentos, esclarecendo o conceito de saudabilidade, como ela reflete no consumo e se é uma tendência que veio pra ficar ou se será temporária como muitas outras.

Mas será que as empresas estão preparadas para atender essa demanda do mercado de saudáveis?

Por muitos anos, as grandes marcas de maior relevância ditavam as tendências do segmento de alimentos, mesmo oferecendo alimentos com maior índice de açúcares e pobres nutricionalmente. 

Porém, com o rápido avanço da tecnologia e das redes sociais, as informações que envolviam saúde e bem-estar, impulsionadas por especialistas e influenciadores digitais, ganharam grande repercussão no mercado nacional.

Isso resultou em consumidores informados e mais criteriosos, e que agora, ditam o mercado, influenciando grandes empresas na composição de seus produtos e exigindo transparência por parte das mesmas. 

Com isso, essas companhias se viram obrigadas a investir em pesquisas e novas tecnologias no setor alimentício para desenvolver novos produtos e atender essa nova demanda.

No entanto, as empresas encontram dificuldade em acompanhar as exigências destes consumidores devido ao dinamismo do mercado e o surgimento constante de novas pesquisas atreladas a nutrição e alimentação saudável.

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O que é saudabilidade?

Na descrição literal, significa “qualidade do que é saudável”, porém é evidente que ela é muito mais abrangente que isso, refere-se à mudança de hábitos alimentares que visam mais qualidade de vida, bem-estar, saúde e, principalmente, o melhor funcionamento do organismo. 

Além disso, a busca pelo consumo alimentar saudável também reflete na auto-aceitação do corpo e na busca por padrões estéticos.

Mas o termo ganhou mais destaque com o objetivo de contrapor crescimento de inúmeras doenças relacionadas aos maus hábitos, sedentarismo e problemas de obesidade da população – que crescia ano a ano entre 2006 e 2013. 

Porém, saudabilidade em alimentos não está atrelada às dietas restritas, mas sim, ao equilíbrio entre produtos altamente nutritivos e saborosos, que tenham exatamente as quantidades diárias que o corpo precisa.

Além disso, é importante destacar que saúde não se restringe somente a alimentação, é necessário haver harmonia entre corpo e mente – sendo esta, nutrida por momentos de prazer, como a prática de atividades físicas, contato com a natureza, encontro entre amigos e até mesmo, fugir um dia da dieta.  

Quais fatores impulsionam a procura por alimentos saudáveis?

  • Para consumidores que ainda não têm hábitos que envolvam uma alimentação saudável, o primeiro contato com estes alimentos costuma vir a partir de orientações de profissionais como nutricionistas e/ou nutrólogos.
  • Existem também aqueles que possuem intolerâncias, alergias e/ou restrições optativas de alimentação – segundo pesquisa americana, entre 2008 e 2012 o número de internações e consultas hospitalares decorrentes de crises alérgicas causadas por alimentos, aumentou cerca de 30% ao ano.
  • Que por decorrência, são impulsionados a procurar por marcas que atendam a categoria.
  • Em decorrência da era digital, a preocupação com a saúde também passou a ser atrelada a um estilo de vida. Os mais variados perfis produtores de conteúdo são responsáveis por influenciar hábitos alimentares de consumidores que buscam identificação com um lifestyle e um sentimento de pertencimento social.

Como a saudabilidade reflete no consumo?

Durante anos, criou-se um tabu onde produtos saudáveis não eram saborosos e prazerosos. 

Mas com o avanço da indústria alimentícia e a entrada de novos players neste segmento, bons produtos vêm possibilitando a desconstrução dessa ideia. 

De acordo com o Brasil Trend Food 2020, a saudabilidade é um dos critérios em evidência na hora da compra para muitos consumidores, que buscam consumir produtos alimentares mais saudáveis. 

Entre eles, estão alimentos sem adição de açúcar (diets), orgânicos, sem lactose, sem glúten, integrais, entre outros. 

Com o avanço dessa onda de saudabilidade, o Shopper está mais preocupado com a saúde. 

Seja no consumo imediato ou no preparo de refeições e receitas mais saudáveis, demandando mais atenção na hora da compra e cuidado na escolha dos ingredientes, resultando assim, em um aumento no tempo de decisão de compra.

Como a saudabilidade interfere no mercado de alimentos?

Com o aumento da busca por saudabilidade e bem-estar, várias oportunidades de negócios surgiram no segmento alimentício. 

Além disso, grandes empresas já então consolidadas, viram seus altíssimos Market Share serem impactados negativamente, tendo assim que recriar novas fórmulas e até mesmo revisar o seu posicionamento no mercado.

Já os varejistas que incluíram nos seus estabelecimentos o setor de saudáveis, têm acompanhado o crescimento diário de suas vendas. Impulsionado, principalmente, por novos clientes atraídos por estes produtos. 

O importante, neste caso, é atender cada um dos perfis que compõe este mercado. Para fazer isso, é fundamental contar com um mix completo desses produtos.

Saudabilidade é uma tendência que veio para ficar?

A saudabilidade deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade, ainda que haja muito espaço de crescimento do mercado nacional. 

O Brasil é o quarto maior país consumidor de alimentos saudáveis e movimenta cerca de R$175 bilhões anuais – entre 2009 e 2014, este mercado cresceu 98%.

Antes disso, a preocupação com a saúde não era algo em pauta diante das famílias brasileiras. 

O mercado de saudáveis era dividido entre diet e light e sofria com a desinformação. Porém, com tantas mudanças e com o acesso à informação, os consumidores vêm desenvolvendo profundos conhecimentos sobre os atributos alimentares.

Loja de alimentos saudáveis

6 dicas para preparar seu estabelecimento para esse mercado

  1. Observe o que os seus concorrentes estão fazendo e procure sair do senso comum. O caminho do sucesso é apresentar um diferencial que seja nítido aos olhos do consumidor.
  2. Estabeleça um público-alvo e, a partir disso, crie personas para ele. Traçar este perfil te direcionará para o tipo de comunicação mais adequado para o seu empreendimento.
  3. Defina um mix de produtos capaz de atender os consumidores de cada uma dessas categorias. Por mais que esses consumidores tenham a saudabilidade em comum, os atributos que buscam nos produtos variam muito.
  4. Segmente de forma clara e atraente estas categorias no setor de saudáveis, de modo que encontrem com facilidade outros produtos da mesma categoria.
  5. O cliente que busca por este segmento, também busca por informação. Sendo assim, tenha uma equipe especializada e treinada para atender seu cliente no ato da compra e também disponibilize materiais informativos sobre alimentação saudável e possíveis dúvidas.
  6. Promova a degustação desses produtos. Os consumidores mais tradicionais relacionam a saudabilidade com sabor ruim, então promova experimentação para quebrar essas barreiras.

Conclusão

Loja de alimentos saudáveis

A partir da discussão realizada com base na temática de saudabilidade, fica claro que o termo está cada vez mais presente na vida dos brasileiros. 

Os próprios consumidores desse segmento, vêm influenciando o mercado de alimentação saudável que já é uma realidade no país e que vem crescendo anualmente.

No entanto, não basta incluí-los no seu Ponto de Venda sem antes entender todas as categorias e perfis de consumidores que englobam o mercado de saudáveis.

Com boas estratégias e diferentes ações que se extrai o melhor deste já popular segmento.

Nós aqui da Naked Nuts, temos como pilar central no desenvolvimento de novos produtos, atender o máximo de categorias possíveis com as nossas pastas de nuts.

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sobre o autor

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Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.