Afinal, como calcular o preço de venda de um produto? Se essa pergunta não sai da sua cabeça, saiba que está no lugar certo. Nós da Naked Nuts vamos te mostrar todo o passo a passo.
O mais importante: não deixe de conferir todos os detalhes, isso porque os valores de mercadorias são um dos pilares dos negócios.
Eles não só despertam a atenção dos clientes, como também garantem um fluxo de caixa equilibrado.
Então, não perca mais tempo e confira as dicas!
Como calcular o preço de venda de um produto?
Quem ainda é leigo ou novo no assunto, muitas vezes, pensa que os preços dos produtos devem ser baseados nas expectativas dos clientes, apenas.
Mas a questão vai muito além. Na verdade, é preciso considerar, também, todos os seus investimentos, custos, além das tendências do mercado.
Para começar, vamos falar dos custos e preço de venda.
O que é preço de venda?
O preço de venda nada mais é do que o valor dos produtos colocados nas prateleiras. Ou seja, é a quantia x de dinheiro que os seus clientes pagarão para ter os alimentos ou, claro, quaisquer outros tipos de mercadorias.
Preço de custo Vs. preço de venda: quais as diferenças?
Para calcular o preço da venda de um produto, é imprescindível entender as diferenças entre: custo e preço de venda.
Então, vamos lá…
O primeiro termo é referente a tudo o que você faz para colocar os itens nas prateleiras.
Dessa forma, é preciso considerar: investimento em matéria-prima ou produto pronto, reposição das mercadorias e, também, salário de todas as equipes da loja.
Já o preço da venda é o valor que vai à etiqueta mesmo. Para determiná-lo, considere todos os seus custos, despesas e os lucros esperados.
Conceitos importantes para calcular o preço de venda de um produto:
Agora que você já sabe as diferenças entre custo e preço de venda, podemos nos aprofundar um pouco mais em outros conceitos.
Confira:
Custos fixos e variáveis
Os custos fixos são aqueles que ocorrem todos os meses, por exemplo: aluguel do ponto físico, salário dos funcionários e contas de água e de luz.
Enquanto os gastos variáveis correspondem, apenas, ao que foi produzido e vendido. Vamos usar um exemplo para ficar mais claro. Suponha que, no ano passado, você já sabia que venderia mais mercadorias no Natal. Por isso, de antemão, contratou mais pessoas para a equipe.
Dezembro chegou e as vendas realmente foram um sucesso. Aquelas contratações temporárias, então, representaram um custo variável.
Custo unitário
O custo unitário, por sua vez, é o valor investido para o desenvolvimento de produto por produto.
Também é importante ter em mente que, para a definição desse valor, são consideradas as despesas fixas e variáveis.
Margem de lucro
A margem de lucro é o resultado da subtração do preço final de um produto, pelo custo necessário para seu desenvolvimento. Ou seja, é a porcentagem de lucro que se espera obter.
Mercado e competição
Mercado e competição diz respeito ao nicho em que sua empresa está. Fora isso, quem são os seus concorrentes e quais estratégias eles costumam aplicar.
Como calcular o preço de venda de um produto: passo a passo
Depois de conhecer os conceitos mais importantes sobre preços, dê só uma olhada em como fazer definições eficientes!
1. Conheça bem o seu produto
O primeiro passo em como calcular o preço de venda de um produto é conhecer bem a mercadoria.
Sendo assim, entenda quanto ela custa para ser desenvolvida e colocada na prateleira.
Também tenha em mente a sazonalidade das vendas, ou seja, em quais períodos do ano há altas e baixas de vendas.
2. Tenha total controle do seu empreendimento
Em seguida, vem a tarefa de saber exatamente quais são os desafios e facilidades do seu empreendimento.
Mais especificamente, tenha anotado todos os seus custos e despesas. Afinal, o preço dos produtos terá que ser equivalente a tudo isso. Caso contrário, nada de lucros.
3. Saiba tudo sobre o seu público-alvo
Aqui, a tarefa é saber o maior número de informações sobre as necessidades e expectativas dos seus clientes.
Conheça o quanto eles podem e estão dispostos a investir nos produtos, quais são suas maiores “dores”, além das estratégias mais interessantes (promoções, ofertas, frete grátis, etc.).
4. Analise a sua concorrência
Não se esqueça de ver quais valores de produtos a sua concorrência já aplica, fora outras estratégias importantes (divulgação, promoções, descontos e mais).
Afinal, o seu desempenho, sobretudo, os seus preços precisam ser mais atrativos. Assim dá para realmente chamar a atenção do público, concorda?
4 erros de precificação para tomar cuidado
- definição de valores com base nas expectativas dos clientes, apenas;
- aplicação de preços sem olhar a concorrência;
- descontos muito frequentes e para todos os clientes;
- erro de cálculo de custos (fixos e variáveis) ou de margem de lucro.
Perguntas frequentes sobre como calcular o preço de venda de um produto
Como calcular o custo unitário de um produto?
Essa conta é bem simples. Basta que você pegue o valor total que pagou por um número x de produtos. Depois, divida o preço pela quantidade de unidades.
Pronto, você já saberá o custo unitário dos itens.
Como saber o lucro de um produto?
Você tem a opção de, por exemplo, pegar o seu faturamento mensal. Então, veja a quantia de dinheiro que as suas vendas resultaram no mês x.
Em seguida, calcule todos os seus custos e despesas para disponibilizar aquelas mercadorias nos 30 dias.
O valor da diferença entre essas duas contas é justamente o seu lucro.
Conclusão
O que achou deste conteúdo sobre como calcular o preço de venda de um produto?
Aproveite que agora você já conhece os conceitos, além dos passos, e comece o seu negócio com o pé direito!
Ou, ainda, refaça as suas contas e veja se os preços aplicados são suficientes para um ótimo lucro!
No mais, continue aqui conosco da Naked Nuts para descobrir como ter sucesso com a sua marca!