atendimento personalizado

Chegou a hora de saber mais sobre atendimento personalizado! 

Nós já imaginamos a sua situação… Como lojista e, em meio a tanta concorrência, você sempre reflete: “como, afinal, posso me destacar mais no mercado?” 

Bom, saiba que essa é uma questão bem comum, até porque, existem muitos concorrentes mesmo. 

Pois bem! Nós estamos aqui para dizer que o caminho é o atendimento personalizado. 

Sim, isso mesmo… Personalizar a forma de falar e vender, para o cliente, é algo certeiro. Isso porque o cliente passa a ver muito mais valor, seja nos seus produtos ou serviços. 

Então, vale a pena saber mais sobre o assunto, hein?! 

Neste conteúdo, você vai poder conferir os principais pontos a respeito do atendimento em questão.

Continue a leitura e construa estratégias infalíveis!

O que é atendimento personalizado e qual a sua importância?

tecnicas atendimento personalizado

O atendimento personalizado significa adequar, ainda mais e por meio de estratégias, o que você oferece aos seus clientes. 

Quando isso acontece, o público-alvo consegue se sentir ainda mais especial. 

Vamos ver um exemplo para simplificar o assunto? Você, então, possui uma loja que vende alimentos saudáveis, como pasta de amendoim, oleaginosas, biscoitos de arroz e afins. 

E assim que um cliente chega à sua loja, um dos vendedores faz um questionário (bem objetivo). 

A intenção é descobrir como é a rotina daquele cliente e, assim, quais são suas necessidades alimentares. 

A partir das respostas, o vendedor indica os melhores tipos de produtos

Mas, atenção: é uma sugestão simples mesmo. Esse atendimento personalizado não pode nem deve substituir orientações de um nutricionista. 

Nesse exemplo, então, temos: iniciativa de saber mais sobre o cliente, além das indicações personalizadas. 

Essas ações, sem dúvidas, fazem o consumidor se sentir mais especial. Afinal de contas, ele sabe que aquela loja, de fato, está interessada no bem-estar dele. 

Observação: o mesmo exemplo de questionário pode ser usado em e-commerce. Basta configurar um questionário a ser exibido, assim que a pessoa entra na página. 

Quais as vantagens de atendimento personalizado?

Agora que já explicamos o que é o atendimento personalizado, podemos citar as vantagens dele. 

Mais satisfação dos clientes 

Uma delas, na verdade, já até ficou clara no tópico anterior. Estamos falando da satisfação do cliente. 

Atender, com mais atenção, sobretudo, foco nas necessidades do cliente, realmente o faz mais satisfeito. 

Fidelização do público-alvo

A consequência da maior satisfação, claro, é a fidelização do público-alvo. 

Quando o consumidor sabe que a sua loja é a melhor em atendê-lo, com certeza, ele volta para comprar mais. 

Reconhecimento de marca 

Outra vantagem do atendimento personalizado é o reconhecimento para sua marca (ou loja). 

Os clientes, satisfeitos, acabam propagando a boa reputação da sua marca. Com o passar do tempo, ela se torna famosa pelo atendimento de excelência. 

Destaque perante à concorrência 

Bom, quem é mestre em atender acaba se destacando no mercado! 

O conjunto de técnicas infalíveis fazem você ser a melhor opção para o público. Dessa forma, fica muito mais fácil deixar a concorrência para trás. 

pasta de castanha de caju com chocolate belga

Como realizar um atendimento personalizado?

As técnicas de atendimento personalizado são basicamente as mesmas. Isso independentemente do nicho e tamanho de cada empresa. 

Técnicas (formas) de atendimento personalizados

Mas, afinal, quais são as técnicas de atendimento de forma personalizada? A partir daqui, nós vamos falar sobre algumas formas de fazer isso com sucesso. 

Veja só: 

1. Conhecimento sobre o cliente e suas necessidades

Impossível praticar o atendimento personalizado sem, ao menos, conhecer o cliente. Aqui, na verdade, vale uma verdadeira investigação. 

É muito importante entender o perfil, comportamentos, “dores”, desejos, possíveis impeditivos de compra, do seu consumidor. 

Quanto mais você souber, mais fácil fica agradá-lo!

2. Criação de banco de dados  

De nada adianta coletar muitos dados sobre os clientes, mas não guardar isso “a sete chaves”. 

O ideal, então, é criar um banco de dados para isso. Hoje em dia, existem softwares para guardar informações e, ao mesmo tempo, se comunicar com os clientes. 

Vale a pena apostar nisso! 

3. Construa um bom relacionamento com os clientes 

Vender, seja produtos ou serviços, é importante, mas não o bastante. Como assim? 

O grande ponto é que o atendimento em questão depende de relacionamento. Então, antes mesmo de comercializar, entre em contato com o seu público… 

Entenda o que ele precisa, quais são seus maiores desejos. Além disso, faça um pós-venda… Ligue ou mande mensagem e peça um feedback. 

A proximidade com os clientes faz toda a diferença! 

4. Ofereça produtos ou serviços exclusivos 

Vendas exclusivas são sinônimos de atendimento personalizado. Não significa que você só tenha que vender assim. Não é por aí! 

A ideia é, vez ou outra, oferecer produtos ou serviços exclusivos. Por exemplo, para quem vende alimentos, que tal criar um kit que tenha, também, copos e canecas personalizadas?

Dá para explorar várias propostas muito bacanas! 

5. Tenha um atendimento humanizado 

Hoje em dia, é muito comum as empresas usarem formas de automatizar o atendimento. Por exemplo, o uso de robôs em chat dentro de sites.

Você até pode apostar nisso, mas procure deixar o atendimento, ainda, de um jeito mais humanizado. 

Criar um nome e perfil, para o robô, por exemplo, é uma ótima saída. 

Quem sempre fez isso com maestria é a loja on-line do Magazine Luiza — que utiliza a “Lu”, personagem super famosa entre os clientes

atendimento personalizado essencial

O que é essencial para um atendimento digital e personalizado?

Qualquer forma de atendimento, com muita personalização, tem dois pilares: estudo sobre o perfil do cliente e equipe treinada

Ou seja, sem muita dedicação, não é possível agradar a clientela!. Então, pegue as ideias que deixamos aqui. 

Depois, reúna seus times, explique cada ponto e trace estratégias de ação. Todo seu esforço valerá muito a pena! 

Conclusão

Neste conteúdo, nós da Naked Nuts falamos sobre atendimento personalizado. 

Lembrando que o termo significa o conjunto de ações, para atender os clientes (de forma mais própria e satisfatória). 

Para isso, a sua empresa pode seguir algumas ideias, como: 

  • estudo do perfil do cliente;
  • criação de banco de dados;
  • bom relacionamento com clientes;
  • vendas exclusivas; 
  • atendimento humanizado. 

Além disso, claro, aproveite a gama de produtos da Naked Nuts. É possível comprar, no atacado, as melhores pastas de amendoim!