Reta final de 2020 é tempo de pensar em objetivos e metas para o próximo ano. Nesse sentido, vale saber quais são as tendências e inovações no varejo brasileiro.
Ficar por dentro dos principais fatores te impulsiona para sair à frente da concorrência. Sem contar que garante a ajuda necessária para você conquistar uma legião de clientes, muito mais do que já tem hoje.
Mas, afinal, por onde começar? Neste conteúdo, falaremos sobre os seguintes pontos:
- Panorama sobre o mercado de varejo no Brasil;
- Como será o futuro do varejo no Brasil e no mundo?
- 5 tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021;
- Como se preparar para essas novas tendências?
Confira todas as dicas neste conteúdo e venda milhões em 2021!
Panorama sobre o mercado de varejo no Brasil
As perspectivas do varejo 2020, principalmente, do segundo semestre são boas.
De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em outubro, o setor econômico cresceu 3,4% só no mês de agosto. Esse resultado também é o melhor nos últimos 20 anos.
Já os produtos mais vendidos foram os seguintes:
- roupas;
- calçados;
- itens de higiene pessoal;
- móveis e eletrodomésticos;
- veículos.
O sucesso surpreendente do oitavo mês foi justificado pelo auxílio emergencial (concedido no início da pandemia do novo coronavírus), o que aumentou um pouco a renda das famílias.
Outro fator primordial foi a taxa de juros mais baixa para os consumidores finais.
Como será o futuro do varejo no Brasil e no mundo?
O crescimento do varejo em 2020 também direcionou o holofote para o e-commerce. Afinal, com medidas de restrições para circular nas ruas, a população precisou recorrer ainda mais à internet para fazer compras.
Segundo uma pesquisa realizada em julho de 2020 pela da empresa Neotrust/Compre&Confie, especializada em inteligência de mercado, o comércio on-line já havia ganhado 5,7 milhões de novos compradores.
Com isso, as empresas e lojas que ainda não exploravam o universo digital, agora, se veem praticamente obrigadas a isso.
De qualquer forma, seja você um novato ou experiente nas vendas pela internet, é importante ficar por dentro das tendências do varejo para o próximo ano.
5 tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021
Uma vez que o destaque para os negócios é o universo digital, as grandes apostas estarão ligadas, principalmente, à alta tecnologia.
Além disso, a experiência do cliente também ganhará ainda mais força para o varejo.
Então, já fica aqui a dica de sempre olhar com atenção para a persona do seus negócios. Descubra o que ela pretende e quais são as principais dúvidas e necessidades.
Depois, aposte nas seguintes tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021:
1. Entrega rápida
Cada vez mais, os consumidores buscam por serviços ágeis. Em 2021, essa necessidade continuará presente.
Sendo assim, o melhor que você pode fazer é garantir um frete rápido para os seus consumidores.
2. Frete grátis
Ainda sobre entrega de produtos, a frase “frete grátis” chama bastante atenção dos consumidores. Mas, antes de adotar a tendência, verifique o seu controle financeiro. Afinal, quem pagará pelo frete será você mesmo.
Algumas alternativas para agradar os cliente e, ao mesmo tempo, cuidar do seu caixa é usar a entrega gratuita somente em períodos sazonais:
- Natal;
- Dia do Consumidor;
- Black Friday;
- Dia das Mães;
- Dia dos Namorados;
- entre outras.
Além disso, deixar apenas alguns produtos para essa “regra” ou contemplar somente os compradores mais fiéis também são ótimas ideias.
3. Omnichannel
O omnichannel também é mais uma das tendências de marketing para o varejo. O termo em inglês é uma junção de “omni” (todos) e “channel” (canais).
Dessa forma, a tradução literal fica como “todos os canais”. Na prática, a estratégia significa unir todos os atendimentos da sua empresa (on-line e offline) a fim de melhorar a experiência do usuário.
Há diversas formas de aplicar a integração de canais. Você pode, por exemplo:
- criar um aplicativo que reúna todos os serviço da sua loja;
- deixar que o cliente compre pelo app e retire os produtos pela loja física;
- integrar as ações e compras dos clientes no site, nas redes sociais, por telefone e contato pessoal;
- desenvolver um sistema de checkout para a loja física com a intenção de diminuir o tempo de espera em filas;
- entre outros.
4. Realidade aumentada
A melhora da experiência do cliente, definitivamente, será um assunto em destaque para 2021.
O termo Realidade Aumentada (RA) corresponde ao uso de tecnologias para gerar mais interação dos clientes com produtos e serviços. Dessa forma, aumentam-se as percepções.
Um exemplo disso é o caso de agências de viagem que mostram destinos e hospedagens em uma realidade virtual.
Com isso, os possíveis compradores de pacotes conseguem notar melhor os locais e terem ainda mais o desejo de viajar. Sem dúvidas, é um ótimo gatilho de marketing!
5. Venda de produtos naturais e ecológicos
Em pleno século XXI, as marcas que não se preocupam com sustentabilidade estão completamente fora de moda.
Acredite: os consumidores não desejam só bons produtos, mas também buscam identificação e ótimos exemplos.
Então, nada melhor do que vender produtos naturais e ecológicos, não é mesmo?
Você pode investir em uma loja on-line de alimentos naturais e saudáveis. Já para quem produz os próprios produtos, fica a dica de investir em matérias-primas sustentáveis.
Além disso, de reduzir e/ou reciclar e reutilizar o que é seria descartado.
Como se preparar para essas novas tendências?
O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos e poder de investimento para o próximo ano. Em seguida, o ideal é montar o seu cronograma de ações e, claro, compartilhá-lo com toda a equipe.
Aliás, antecedência é um ponto extremamente importante para que tudo saia conforme o planejado, ou seja, comece a estudar as estratégias agora mesmo!
Também garanta a capacitação de todos os times. Será que eles já têm conhecimentos suficientes ou é possível agregar mais valor com palestras, cursos e workshops?
Por último, mas não menos importante: dê ainda mais atenção ao seu público. Pergunte e entenda quais são os pontos de melhoria que ele deseja ver no próximo ano.
Ah, aquela conferida básica no que os seus concorrentes planejam e farão também é muito importante. Afinal, a sua missão é sempre se sair melhor do que eles.
Conclusão
É certo que o varejo está sempre em mudança, ainda mais em cenários extremamente marcantes, como o da pandemia da COVID-19. Mas, mesmo na crise mundial, o comércio deu os seus saltos.
Tudo isso só mostra que é possível, sim, sempre fazer mais e melhor para os clientes.
Em 2021, a tecnologia e a experiência do consumidor vêm como grandes tendências e inovações no varejo brasileiro.
Então, como serão as suas estratégias? Agora que você já tem as principais informações em mãos, o sucesso só depende de você.
Prepare-se e faça de 2021 o melhor ano para os seus negócios!