tendências e inovações no varejo brasileiro

Reta final de 2020 é tempo de pensar em objetivos e metas para o próximo ano. Nesse sentido, vale saber quais são as tendências e inovações no varejo brasileiro. 

Ficar por dentro dos principais fatores te impulsiona para sair à frente da concorrência. Sem contar que garante a ajuda necessária para você conquistar uma legião de clientes, muito mais do que já tem hoje. 

Mas, afinal, por onde começar? Neste conteúdo, falaremos sobre os seguintes pontos: 

  • Panorama sobre o mercado de varejo no Brasil;
  • Como será o futuro do varejo no Brasil e no mundo?
  • 5 tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021;
  • Como se preparar para essas novas tendências?

Confira todas as dicas neste conteúdo e venda milhões em 2021!

Panorama sobre o mercado de varejo no Brasil

As perspectivas do varejo 2020, principalmente, do segundo semestre são boas. 

De acordo com dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), divulgados em outubro, o setor econômico cresceu 3,4% só no mês de agosto. Esse resultado também é o melhor nos últimos 20 anos.  

Já os produtos mais vendidos foram os seguintes: 

  • roupas;
  • calçados;
  • itens de higiene pessoal;
  • móveis e eletrodomésticos;
  • veículos. 

O sucesso surpreendente do oitavo mês foi justificado pelo auxílio emergencial (concedido no início da pandemia do novo coronavírus), o que aumentou um pouco a renda das famílias. 

Outro fator primordial foi a taxa de juros mais baixa para os consumidores finais. 

Como será o futuro do varejo no Brasil e no mundo?

O crescimento do varejo em 2020 também direcionou o holofote para o e-commerce. Afinal, com medidas de restrições para circular nas ruas, a população precisou recorrer ainda mais à internet para fazer compras. 

Segundo uma pesquisa realizada em julho de 2020 pela da empresa Neotrust/Compre&Confie, especializada em inteligência de mercado, o comércio on-line já havia ganhado 5,7 milhões de novos compradores. 

Com isso, as empresas e lojas que ainda não exploravam o universo digital, agora, se veem praticamente obrigadas a isso. 

De qualquer forma, seja você um novato ou experiente nas vendas pela internet, é importante ficar por dentro das tendências do varejo para o próximo ano. 

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5 tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021

Uma vez que o destaque para os negócios é o universo digital, as grandes apostas estarão ligadas, principalmente, à alta tecnologia. 

Além disso, a experiência do cliente também ganhará ainda mais força para o varejo. 

Então, já fica aqui a dica de sempre olhar com atenção para a persona do seus negócios. Descubra o que ela pretende e quais são as principais dúvidas e necessidades. 

Depois, aposte nas seguintes tendências e inovações no varejo brasileiro para 2021:

1. Entrega rápida

Cada vez mais, os consumidores buscam por serviços ágeis. Em 2021, essa necessidade continuará presente. 

Sendo assim, o melhor que você pode fazer é garantir um frete rápido para os seus consumidores. 

2. Frete grátis

Ainda sobre entrega de produtos, a frase “frete grátis” chama bastante atenção dos consumidores. Mas, antes de adotar a tendência, verifique o seu controle financeiro. Afinal, quem pagará pelo frete será você mesmo. 

Algumas alternativas para agradar os cliente e, ao mesmo tempo, cuidar do seu caixa é usar a entrega gratuita somente em períodos sazonais:

  • Natal; 
  • Dia do Consumidor;
  • Black Friday;
  • Dia das Mães; 
  • Dia dos Namorados;
  • entre outras.

Além disso, deixar apenas alguns produtos para essa “regra” ou contemplar somente os compradores mais fiéis também são ótimas ideias.

3. Omnichannel

O omnichannel também é mais uma das tendências de marketing para o varejo. O termo em inglês é uma junção de “omni” (todos) e “channel” (canais). 

Dessa forma, a tradução literal fica como “todos os canais”. Na prática, a estratégia significa unir todos os atendimentos da sua empresa (on-line e offline) a fim de melhorar a experiência do usuário. 

Há diversas formas de aplicar a integração de canais. Você pode, por exemplo:

  • criar um aplicativo que reúna todos os serviço da sua loja; 
  • deixar que o cliente compre pelo app e retire os produtos pela loja física;
  • integrar as ações e compras dos clientes no site, nas redes sociais, por telefone e contato pessoal;
  • desenvolver um sistema de checkout para a loja física com a intenção de diminuir o tempo de espera em filas;
  • entre outros. 

4. Realidade aumentada

A melhora da experiência do cliente, definitivamente, será um assunto em destaque para 2021. 

O termo Realidade Aumentada (RA) corresponde ao uso de tecnologias para gerar mais interação dos clientes com produtos e serviços. Dessa forma, aumentam-se as percepções. 

Um exemplo disso é o caso de agências de viagem que mostram destinos e hospedagens em uma realidade virtual. 

Com isso, os possíveis compradores de pacotes conseguem notar melhor os locais e terem ainda mais o desejo de viajar. Sem dúvidas, é um ótimo gatilho de marketing! 

5. Venda de produtos naturais e ecológicos

Em pleno século XXI, as marcas que não se preocupam com sustentabilidade estão completamente fora de moda. 

Acredite: os consumidores não desejam só bons produtos, mas também buscam identificação e ótimos exemplos. 

Então, nada melhor do que vender produtos naturais e ecológicos, não é mesmo? 

Você pode investir em uma loja on-line de alimentos naturais e saudáveis. Já para quem produz os próprios produtos, fica a dica de investir em matérias-primas sustentáveis. 

Além disso, de reduzir e/ou reciclar e reutilizar o que é seria descartado. 

Como se preparar para essas novas tendências?

O primeiro passo é definir quais são os seus objetivos e poder de investimento para o próximo ano. Em seguida, o ideal é montar o seu cronograma de ações e, claro, compartilhá-lo com toda a equipe. 

Aliás, antecedência é um ponto extremamente importante para que tudo saia conforme o planejado, ou seja, comece a estudar as estratégias agora mesmo!

Também garanta a capacitação de todos os times. Será que eles já têm conhecimentos suficientes ou é possível agregar mais valor com palestras, cursos e workshops?

Por último, mas não menos importante: dê ainda mais atenção ao seu público. Pergunte e entenda quais são os pontos de melhoria que ele deseja ver no próximo ano. 

Ah, aquela conferida básica no que os seus concorrentes planejam e farão também é muito importante. Afinal, a sua missão é sempre se sair melhor do que eles. 

Conclusão

É certo que o varejo está sempre em mudança, ainda mais em cenários extremamente marcantes, como o da pandemia da COVID-19. Mas, mesmo na crise mundial, o comércio deu os seus saltos. 

Tudo isso só mostra que é possível, sim, sempre fazer mais e melhor para os clientes. 

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Em 2021, a tecnologia e a experiência do consumidor vêm como grandes tendências e inovações no varejo brasileiro. 

Então, como serão as suas estratégias? Agora que você já tem as principais informações em mãos, o sucesso só depende de você. 

Prepare-se e faça de 2021 o melhor ano para os seus negócios!