7 Dicas para Manter o Equilíbrio nas Festas de Final de Ano

Amigo secreto, festa da empresa, natal e ano novo são algumas das festividades presentes no final do ano. Junto com elas vêm a grande dúvida: como manter o equilíbrio na alimentação?

Essa dúvida é recorrente no cotidiano de muitas pessoas, porém ela se torna ainda mais presente no final do ano, época que normalmente é associada a excessos e comilança. Porém, não deveria ser assim…

Por isso, para te ajudar a manter o equilíbrio nessa época do ano e na vida, separamos 7 dicas da Nutricionista Vitória Falcão para deixar o seu final de ano mais equilibrado, sem ter que abrir mão das suas comidas preferidas.

Experimente as receitas com pasta de amendoim com chocolate branco

1) Encarar as festas por uma nova perspectiva à tirar o foco da comida

As celebrações de final de ano são uma delícia e por isso é normal não querer perder nenhuma parte delas! Porém, muitas vezes o foco das festas de final de ano está nas comidas presentes no evento e esse é um erro muito recorrente e simples de ser resolvido.

Todos sabemos que as comidas são sim uma fonte de prazer sem igual, mas o foco das festas de final de ano deveria estar na reunião de pessoas queridas e no prazer de conseguir juntar grupos de amigos e familiares que muitas vezes não conseguem estar tão presentes no cotidiano.

Ou seja, o segredo é não ir para a comemoração pensando e dando tanto valor as comidas ali presentes e sim no sentido maior que é o de reunir entes queridos. Dessa forma, seguir outras dicas, como a de comer pequenas porções, irá se tornar algo fácil ou até mesmo uma ação automática.

2) Buscar por opções mais saudável e igualmente gostosas

Todos os alimentos existentes podem ser feitos de forma mais saudáveis, até mesmo os mais tradicionais. Tendo isso em vista, buscar formas de produzir alimentos tradicionais com ingredientes mais benéfico para o seu corpo é o caminho para manter o equilíbrio nas festas de final de ano, sem perder o sabor delicioso das comida tradicionais.

Para te ajudar, trouxemos sugestões de alimentos e bebidas!

Comidas:

Rabanada

Ingredientes: 

  • 1 fatia de pão sem glúten
  • 50ml de leite de amêndoas
  • 1 ovo
  • Adoçante Natural Granulado
  • Canela em pó

Modo de preparo:

Bata o ovo com um garfo (acrescente 1 colher de café de mel para tirar o gosto de ovo puro). Molhe o pão e depois deixe de molho no leite por 1 minutinho. Passe na mistura de adoçante e canela;

Aqueça bem uma frigideira com um fio de óleo de coco e grelhe dos dois lados ou leve para assar até ficar bem douradinho.

Pasta de Tofu

Ingredientes:

  • 1 xícara de tofu
  • Sal e azeite a gosto
  • Temperos a gosto
  • Legumes

Modo de preparo:

Bata tudo no liquidificador até ficar uma pasta homogênea.

Se quiser utilizar para substituir a maionese, basta ir acrescentando azeite aos poucos até chegar na consistência desejada. 

Usar seus legumes de preferência como acompanhamento ou adicioná-los a pasta também pode ser uma ótima pedida. 

Bebidas:

Vinhos são uma ótima pedida pelos seus benefícios a saúde (quando não ingeridos em excesso) e por ser uma opção pouco calórica.

Escolha seu vinho preferido e aproveite ele puro ou utilize dele para fazer drinks.

bebidas para as festas de final de ano

Sangria

Ingredientes:

  • 700 ml de vinho branco 
  • 200 ml de água com gás
  • 1 maçã com casca
  • 10 uvas verdes
  • 10 morangos
  • 1 laranja
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:
O primeiro passo para preparar a sangria de vinho branco é higienizar bem todas as frutas.
Em seguida, fatie as laranjas, os morangos e a maçã.

Em uma jarra grande que comporte 2 litros, coloque as frutas fatiadas e as uvas verdes.

Acrescente o vinho branco gelado.

Com uma colher comprida, misture tudo muito bem.

Acrescente o gelo a gosto e pronto!

Gin

Gin possui um valor calórico muito baixo quando comparado a outras bebidas alcoólicas e por isso tem se tornado um dos queridinhos do momento.

Por isso, separamos alguns drinks com Gin para você:

Gin Tônica

Ingredientes:
  • 50 ml Gin
  • 150 ml água tônica sem açúcar
  • Fatia de limão para decoração
  • Gelo

Modo de preparo:

Em um copo alto com gelo, servir o gin e a tônica, decorando com a fatia de limão.

Gin de hibisco com frutas vermelhas

Ingredientes:

  • 75ml de gin
  • 1 morango grande
  • 6 mirtilos
  • 30ml de infusão de hibisco
  • Gelo

Modo de preparo:

Infusão de hibisco: em uma panela coloque 100ml de água, 5g de hibisco. Leve ao fogo baixo sem deixar ferver. Deixe esfriar e coe.

Coloque em um copo 30 ml da infusão, acrescente os mirtilos levemente amassados, fatie o morango e coloque junto. Complete 3/4 do copo com gelo e acrescente o Gin. Utilize uma fatia de morango para decorar.

Sugestões extras:

  • Sempre intercale a bebida com água, pois isso ajudará a manter seu corpo hidratado e minimizar os efeitos da bebida no dia seguinte.
  • Evite ao máximo a ingestão de cervejas pois grande parte das calorias presentes da bebida são provenientes de açúcares. Além disso, a cerveja normalmente é consumida em maior volume.

3) Comer em pequenas porções

Essa talvez seja uma das dicas mais valiosas dessa matéria.

Muitas vezes por causa da vontade imensa de provar várias das comidas da festa, acabam acontecendo os excessos. Porém, comer pequenas porções das comidas escolhidas é uma ótima saída para evitar o exagero sem deixar de provar as suas queridinhas.

Comer lentamente, com calma e de pouquinho pode ser uma maneira fácil de garantir que não haja exageros e arrependimentos em relação as comidas ingeridas.

4) Comer devagar

Durante as refeições, evite comer de forma muito acelerada, isso vai fazer com que a sua sensação de saciedade demore mais para ser atingida.

Uma ótima forma de garantir uma velocidade mais lenta ao comer é repousando os garfos enquanto mastiga. Isso ajuda a evitar que você já esteja preparando a próxima garfada enquanto mastiga a anterior.

Além disso, pensando nas confraternizações de final de ano, comer conversando com outras pessoas também ajuda a deixar o tempo mais refeição maior e assim, fazer com que a você atinja sua sensação de saciedade mais rápido.

5) Escolher alimentos que valem a pena

Antes de começar a comer, vale a pena dar uma olhada geral nos alimentos disponíveis e fazer escolhas. É preciso  ter em mente que não existe equilíbrio sem escolhas, ainda mais em festas de final de ano que normalmente tem muita fartura.

Sendo assim, ao chegar na festa, busque saber mais sobre o cardápio e escolher os alimentos que fazem mais sentido para você e garantir que não haja exageros desnecessários.

6) Não beber líquidos durante a refeição

Aqui está mais uma dica que não vale apenas para o final do ano, mas sim para a vida toda. É preciso evitar ao máximo a ingestão de líquidos durante a refeição, pois isso atrapalha a digestão.

7) Tomar chá e se hidratar

Outro fator que ajuda na digestão é a ingestão de chás.

Além disso, é muito comum tentar compensar os excessos fazendo exercício dobrado no dia seguinte. Porém, as bebidas alcoólicas tendem a desidratar  corpo e um exercício muito pesado no dia seguinte pode potencializar esse efeito.

Por isso, para o próximo dia é importante beber muita água,  investir em chás, como o de boldo e carqueja que ajudam na limpeza do fígado e comer comidas leves. Isso irá ajudar a limpar o seu organismo, minimizando os efeitos dos excesso. 

chá para as festas de final de ano

Conclusão

É muito importante entender que essas dicas são válidas não apenas para as festas de final de ano, mas sim para a vida inteira! Para todos aqueles que desejam ter uma vida mais saudável e prazerosa a palavra-chave é equilíbrio. E não pense que é equilíbrio apenas na alimentação, pois o mais importante é garantir equilíbrio em todas as situações da vida, afinal, saúde consequência de corpo e mente.

Quem consegue mudar os hábitos por meio de uma reeducação alimentar, vai tornar a alimentação um hábito prazeroso, que vai trazer muitas consequências positivas para a vida e para o corpo.

Conheça nossas pastas de castanha de caju
sobre o autor

sobre o autor

Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.