pistache naked nuts

Introdução

Conheça os benefícios do Pistache!

O pistache é um membro da família Anacardiaceae, a mesma que abriga a castanha de caju e a manga, por exemplo. Pistacia vera L. é a única espécie desse gênero que produz uma “nut” (noz) comestível para ser comercialmente aceita.

Com o passar dos anos, o pistache tornou-se cada vez mais conhecido e aceito no mundo, passando por diversas culturas, como a italiana, com o seu famoso sorvete de pistache, ou a brasileira, com a sua pasta Mix de nuts sabor Pistache, sendo no Brasil, uma noz de acesso “premium”, onde nem todos conseguem se desfrutar do seu sabor constantemente, mas sempre que possível, não se decepcionam com a experiência.

Além disso, o pistache possui diversos benefícios para a saúde, sendo de fácil encaixe em uma dieta equilibrada e rica nutricionalmente.

Quer saber mais? Fica com a gente!

O que é pistache?

O pistache é uma noz da família Anacardiaceae, sendo a Pistacia vera L. a principal espécie produtora, onde o termo “pistache” provavelmente deriva da palavra “Pistak”, na antiga língua persa, Avestan, com uma cultura de plantio nativa do oeste da Ásia, seu consumo parece datar de mais de 300.000 anos, na época dos Neandertais, sendo uma das únicas 2 nozes mencionadas na bíblia.

Como se não bastasse, o pistache ainda era usado pelos Assírios como remédio, afrodisíaco e até antídoto, saindo da Síria e indo para Roma um século antes de Cristo, no calendário cristão. Futuramente, o pistache ainda foi distribuído, através da Itália, para a região do mediterrâneo, Sudeste Europeu e até no Norte Africano.

Sua espécie costuma se desenvolver em climas secos e solos em pobres condições, ficando muito bem adaptada em regiões desérticas ou semidesérticas, no entanto, a planta do pistache consegue se desenvolver em uma variedade imensa de solos e sua produção atinge uma capacidade significante após 7 ou 10 anos do plantio.

O pistache ainda é uma ótima fonte de diversos micronutrientes, gorduras e fibras, principalmente, além de ser empregado facilmente em receitas culinárias doces ou salgadas. Além disso, até produtos vêm sendo produzidos com essa matéria-prima.

pasta de amendoim sabor wafer da naked nuts com pasta de pistache

Quais são os benefícios do pistache?

O pistache é uma noz que possui uma camada rígida, chamada de endocarpo, a qual protege e engloba a semente, que subdivide-se numa camada carnosa, o Kernel, e uma outra camada rígida, a Testa.

Sua composição nutricional é caracterizada pela alta quantidade de gorduras mono e poli-insaturadas, onde o ácido oleico e linoleico representam maioria de gorduras no pistache.

Essa noz ainda possui cerca de 21% da composição total de proteínas, com uma digestibilidade melhor quando assada, enquanto sua pontuação de aminoácidos essenciais digestíveis é maior no pistache cru em relação a ele assado, sem contar que essa noz já possui um conteúdo de aminoácidos essenciais maior do que boa parte da sua categoria.

Além disso, o pistache possui uma quantidade relevante de fibras, predominantemente insolúveis (aquelas que ajudam o intestino a “soltar”), e uma ampla variedade de micronutrientes (cobre, manganês, vitamina B6, tiamina, potássio, riboflavina, folato, magnésio, ferro, fósforo, potássio, cromo, vitamina E, vitamina K, zinco e selênio).

Como você pôde perceber, o pistache tem muitas qualidades, então bora conhecer alguns dos seus benefícios mais conhecidos?

Gorduras insaturadas

As gorduras predominantes no pistache são as mono e poli-insaturadas.

Principalmente ácidos oleico e linoleico, os quais ajudam na melhora do perfil de gorduras do nosso sangue, mudando nossas razões de transportadores de colesterol “bom” (HDL-c) e “mal” (LDL-c).

Esse tipo de mudança contribui para a nossa saúde cardiovascular, a qual melhora o fluxo sanguíneo e a transição do sangue pelas nossas artérias, contribuindo para a nossa pressão arterial e a distribuição de sangue efetiava para o organismo.

Podemos ainda dizer que essas gorduras contribuem para a absorção de diversas vitaminas, inclusive algumas presentes no próprio pistache, como as vitaminas E e K.

pasta de mix de nuts sabor leite em pó da naked nuts com pasta de pistache

Antioxidantes

Essas substâncias são aquelas que previnem nossas células de serem drasticamente danificadas por agentes oxidantes, estabilizando a razão deles dentro do ambiente celular. A principal classe desses agentes no pistache são os flavonóides, que podem auxiliar na promoção e manutenção da saúde cardíaca e vascular, assim como na recuperação de um estado inflamatório.

Essa área ainda necessita de mais investigações…

Há possibilidades desses compostos virem a atuar em processos antivirais, antibacterianos e até anticancerígenos, prevenindo contra uma série de doenças.

Seus benefícios se estendem também para órgãos como a pele, em termos de rejuvenescimento e de qualidade da mesma.

Fibras

As fibras são um tipo de carboidrato fermentável no intestino, ou seja, são usadas pelas próprias bactérias do nosso intestino como fontes de energia e “matéria-prima” para o aumento da população de determinadas espécies.

As fibras são ótimas maneiras de retardar a digestão, absorção e metabolização de outros nutrientes, como carboidratos, além de auxiliar na redução da absorção do colesterol, dependendo do tipo.

O pistache possui uma predominância de fibras insolúveis, ótimas para estimular os movimentos do intestino, auxiliando na evacuação futura, evitando episódios de constipação. 

As fibras do pistache ainda influenciam os tipos de bactérias predominantes no intestino, de maneira boa, o que afeta diretamente a saúde dessa região, o nosso sistema imune e até o nosso estado emocional.

Quais são as suas características nutricionais?

O pistache possui as seguintes características para 100g de alimento:

  • 576kcal;
  • 27,2g de carboidratos;
  • 20,2g de proteínas;
  • 45,3g de gorduras totais;
  • 10,6g de fibras.

Onde o pistache é produzido?

Hoje, os maiores produtores de pistache no mundo são os Estados Unidos da América, responsáveis por cerca de 47% da produção total mundial em 2020, seguidos da Túrquia (30%) e Irã (19%).

O Brasil não se adequa como produtor devido ao seu clima e solo um pouco diferentes do ideal para esse tipo de árvore, contudo, há certas fundações estudando a possibilidade de realizar a tentativa de um plantio na região do Ceará, onde o pistache teria condições mais favoráveis para seu desenvolvimento.

pasta de castanha de caju sabor chocolate belga da naked nuts que tem pasta sabor pistache

Receita com pistache

E você achou que iria sair daqui sem uma receita de pistache? Então reveja porque aí vai uma sugestão de masterchef, com a praticidade do dia a dia:

Sanduíche de tâmara com pistache

Ingredientes:

Modo de preparo:

  • Corte parcialmente as tâmaras no meio e retire o caroço;
  • Utilize uma colher de sobremesa e distribua a pasta no meio das tâmaras;
  • Posicione-as num prato e aproveite!

Prático né? Se você ainda quiser conhecer outras receitas, acesse o nosso Instagram e fique por dentro de todas as possibilidades que rolarem por lá!

É só clicar no link da próxima seção.

Ou se preferir, acesse a nossa área de receitas do blog.

Conheça a Naked Nuts
Conheça

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar!

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Em suma, promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

Conclusão

O pistache é uma noz extremamente antiga e rica em macro e micronutrientes e, por causa do seu papel na alimentação, pode ser extremamente benéfico, desde que não consumido em exagero, claro, afinal precisamos de variabilidade alimentar, sempre!

E se você ainda não viu o nosso lançamento, acesse o nosso site oficial e conheça o esplêndido sabor da pasta de pistache, hehe…