Você ainda não sabe como fazer chá de gengibre? Pois, deveria! Afinal, o alimento é um poderoso diurético, termogênico e anti-inflamatório, que pode ser um grande aliado da sua dieta.

Além disso, também possui uma longa história no uso medicinal para combater resfriados, inflamações na garganta e sintomas de má digestão, como náuseas e cólicas.

Para te ensinar mais sobre os benefícios do gengibre e apresentar diferentes receitas, nós, da Naked Nuts, preparamos este guia para você. Vem com a gente!

Aproveite para conferir: O Que Comer nos Intervalos da Dieta Low Carb

8 Benefícios do Chá de Gengibre

Antes de descobrir como fazer chá de gengibre, vamos conhecer mais sobre os benefícios desse alimento?

Confira os principais:

  1. Fortalece a imunidade: é rico em antioxidantes, vitamina A, do complexo B, C e D, que fortalecem o sistema de defesa do organismo;
  1. Tem ação anti-inflamatória e combate infecções: os compostos bioativos gingerol e shogaol combatem microorganismos e inflamações. Por isso, amenizam dores de garganta, gripes, resfriados e auxiliam no tratamento de infecções;
  1. Auxilia na perda de peso: o gingerol presente no alimento tem propriedades termogênicas, que aceleram o metabolismo e estimulam a queima de gordura corporal;
  1. Faz bem para o estômago: além de aliviar dores de estômago e problemas de má digestão, como enjoos, cólicas e vômitos, também previne doenças estomacais, como gastrites e úlceras;
  1. Alivia dores musculares: seus compostos bioativos têm ação analgésica, anti-inflamatória e calmante, o que alivia dores musculares, seja por praticar exercícios ou decorrente de artrite e reumatismo. Logo, é ótimo para quem faz academia!
  1. Reduz cólicas menstruais: graças às suas propriedades anti-inflamatórias, ajuda a aliviar as dores das cólicas menstruais;
  1. Alivia sintomas de problemas respiratórios: possui propriedades descongestionantes, o que ajuda a livrar as vias respiratórias do muco, além de combater tosse por ter ação expectorante;
  1. Previne diversas doenças: como doenças cardiovasculares, Alzheimer e até câncer.

Porém, aqui vai uma dica de ouro, para aproveitar todos os benefícios do gengibre, consuma diariamente, siga uma alimentação saudável e pratique atividades físicas.

naked nuts snacks saudáveis

Como Fazer Chá de Gengibre: 5 formas de preparar!

O chá de gengibre pode ser feito com o alimento fresco ou em pó. Também dá para consumí-lo sozinho ou adicionar outros ingredientes, como canela, cúrcuma e limão. Assim, a bebida fica mais saborosa e nutritiva.

Veja agora diferentes receitas para testar em casa:

Como fazer chá de gengibre com limão

Essa dupla ajuda a acelerar o metabolismo, promover a queimar gordura e, consequentemente, perder peso. Tudo isso devido às suas propriedades diuréticas e termogênicas! 

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralada ou em rodelas;
  • 2 colheres de sopa de mel (opcional).

Modo de preparo

Coloque a água no fogo e, quando estiver quase fervendo, adicione o gengibre. Tampe e deixe por cinco minutos.

Em seguida, lave bem o limão e corte em rodelas, sem descascar. Adicione na panela e deixe em fogo baixo por cinco minutos.

Deixe esfriar um pouco e depois coe. Se desejar, dissolva um pouco de mel para adoçar. Tome ainda quente ou morno pela manhã, em jejum.

naked nuts mix de nuts s'mores

Como fazer chá de gengibre para gripe

Uma ótima forma de combater a gripe ou aliviar dores de garganta é fortalecer o organismo com um chá de gengibre com alho e limão.

Essa combinação de ingredientes tem alto teor de antioxidantes e anti-inflamatórios!

Ingredientes

  • 2 xícaras de água;
  • 2 colheres de sopa de gengibre ralado;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 limão;
  • Mel para adoçar (opcional).

Modo de preparo

Primeiro, amasse os dentes de alho e coloque-os em uma leiteira junto com o gengibre. Acrescente a água e deixe ferver por cinco minutos.

Em seguida, lave bem o limão, corte em quatro pedaços e adicione na leiteira. Use uma colher de pau para espremer um pouco e garantir que solte mais suco. 

Apague o fogo e deixe em infusão por mais três minutos e, se preferir, adicione um pouco de mel para adoçar.

Como fazer chá de gengibre com canela

Adicionar canela ajuda a potencializar os efeitos termogênicos do chá, além de deixar a bebida ainda mais saborosa. Fica incrível para o café da tarde acompanhado de biscoitos com pasta de amendoim!

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • 2 colheres de sopa de gengibre;
  • 1 rodela de limão sem casca;
  • 1 canela em pau (ou 1 colher de café de canela em pó);
  • Cravo e mel a gosto.

Modo de preparo

Em uma leiteira, adicione todos os ingredientes e deixe ferver por 15 minutos. Coe e sirva em seguida!

Como fazer chá de gengibre com camomila

A camomila também é um ingrediente poderoso. Ajuda a diminuir a relaxar, diminuir a hiperatividade, melhorar a má digestão, aliviar o estresse e melhorar cólicas menstruais. 

Então, que tal unir seus benefícios com o gengibre em um chá gelado e refrescante?

Ingredientes

  • 1 litro de água;
  • Meia xícara de gengibre fresco picado;
  • 5 saquinhos de chá de camomila;
  • Cubos de gelo;
  • Mel à gosto.

Modo de preparo

Primeiro, coloque 200 ml de água para ferver. Assim que entrar no ponto de ebulição, desligue o fogo e adicione o gengibre cortado. Deixe repousar por dez minutos. Depois, adicione a quantidade de mel que desejar.

Em outro recipiente, ferva os 800 ml de água restantes. Desligue o fogo e adicione os saquinhos de chá de camomila. Deixe em infusão por cinco minutos.

Retire os saquinhos e misture os dois chás. Leve tudo para a geladeira por duas horas. Caso queira, você pode adicionar gelos na hora de servir.

Como fazer chá de gengibre para tosse

Para acabar com a tosse com catarro, uma excelente opção é preparar um chá de gengibre com hortelã, que além de anti-inflamatório, também é expectorante.

Ingredientes

  • 1 xícara de água;
  • 1 fatia de gengibre;
  • 4 folhas de hortelã.

Modo de preparo

Ferva a água e, poucos antes de entrar em ebulição, coloque o gengibre e o hortelã. Abafe. Deixe esfriar um pouco, coe e beba ainda quente.

naked nuts snacks saudáveis bites

Quem não pode tomar chá de gengibre?

O gengibre é um verdadeiro aliado da saúde, porém, também existem algumas contra indicações.

Não podem consumir chá de gengibre:

  • pessoas com doenças hemorrágicas;
  • pessoas que utilizam medicamentos anticoagulantes;
  • quem tem pedra na vesícula.

Além disso, quem usa medicamentos para controle de pressão alta e diabetes, só podem consumir gengibre com orientação de um médico, pois a raíz pode causar hipoglicemia e pressão baixa.

Já para as gestantes, o consumo deve ser limitado a 1g por dia e com um intervalo de três dias. Perto do trabalho de parto, deve ser evitado.

Confira também: Benefícios da Castanha de Caju: 5 Essenciais para sua Saúde

Conclusão

Agora que já sabe como fazer chá de gengibre, pode aproveitar os inúmeros benefícios deste alimento ao preparar as receitas que aprendeu neste artigo.

Você também pode adicioná-lo em sopas, sucos detox, iogurtes, saladas, molhos para comidas e muito mais. Aproveite!

Conheça a Naked Nuts

Somos a Naked Nuts, uma empresa de alimentos saudáveis e sem açúcar, mas que preza sempre por um sabor 10/10! 

Viemos provar que é possível sim ter o melhor dos dois mundos: a saúde e a água na boca, aquela vontade de comer algo delicioso que faz a barriga roncar!

Produzimos pastas de amendoim, castanha de caju, avelã, mix de nuts e snacks saudáveis, com criações super autênticas e para todos os gostos! Ah, e sempre sem adição de açúcar!

Promovemos a saudabilidade em primeiro lugar. Existimos existimos para que as pessoas se alimentem melhor, e viemos provar que isso não é um bicho de 7 cabeças!

Gostou das receitas? Acesse nosso Instagram, você vai encontrar muito mais por lá!

Confira nossos produtos no site da Naked, com certeza você vai achar algo que é a sua cara!

pasta de amendoim naked nuts