Não basta criar um alimento, bebida ou qualquer outro tipo de mercadoria genial. Também é imprescindível saber como divulgar um produto. Afinal, sem isso, as suas propostas não ecoarão aos quatro cantos.
Mas, então, como fazer com que o maior número de pessoas, sobretudo, — aquelas que compõem o seu público-alvo — conheçam suas novas propostas?
Neste conteúdo, vamos te mostrar as melhores dicas.
Continue a leitura e potencialize a sua marca!
Como divulgar um produto: 5 dicas essenciais!
Do planejamento às ações, por aqui, você descobre todo o passo a passo sobre como divulgar um produto na internet e, também, nos meios offline.
Confira a lista de tarefas:
1. Defina a sua persona
Muitos novos empreendedores, na ânsia de colocar as suas ideias em jogo, acabam pulando a parte mais importante dos negócios: a definição de persona.
Essa tarefa nada mais é do que estudar e “bater o martelo” sobre quem é o seu consumidor em potencial.
Sendo assim, faça pesquisas online ou presenciais com seu público e, em seguida, anote: gênero, idade, profissão, região e lugar onde habita, principais interesses, possíveis impedimentos de compra, entre outros dados.
Tudo isso será importante na hora de elaborar estratégias de divulgação de produtos.
2. Fale a mesma língua do seu cliente
É claro que a sua comunicação será em português. A questão aqui, na verdade, vai além.
Depois de definir uma persona, certamente, você saberá qual é o estilo do seu consumidor, se ele é mais formal ou descontraído, por exemplo. Além disso, quais são as principais dúvidas dele.
A partir desses pontos, vale construir um manual de linguagem com todas as palavras, gírias (se possível) e termos de grande identificação para o seu target.
O mesmo cuidado é fundamental para a parte visual dos produtos. Aposte em cores e design que criem conexão com o seu público.
3. Aproveite o alcance de jornais, revistas, TV e rádio
Por mais que a internet seja, hoje, o principal meio em que as pessoas se informam, outros veículos de comunicação não deixaram de ser importantes.
Considere divulgar os seus produtos na TV, nos jornais, na rádio e em revistas. Isso pode fazer ainda mais sentido, dependendo das características do seu público-alvo.
Por exemplo, pode ser que a maior fonte de informação dessas pessoas seja a própria TV.
Então, não dá para perder a oportunidade, não é mesmo?
4. Destaque as principais vantagens das mercadorias
Além de, claro, deixar todas as características muito bem claras, ressalte os pontos-chave.
Quais fatores agregam mais valor à vida das pessoas? Esses pontos devem sempre ficar em evidência.
Outra dica de como divulgar um produto é ficar de olho na concorrência. Afinal, a sua atuação precisa ser melhor que a de outras marcas.
Aliás, para te ajudar com ideias, também é importante conhecer as tendências de consumo para os próximos anos.
5. Invista nos meios digitais
Como dissemos, a internet é, atualmente, o mais poderoso meio de comunicação e, também, de fazer negócios.
Sendo assim, vale a pena se comunicar nessas redes sociais e, até mesmo, ter uma loja online, caso ainda não tenha feito isso.
Veja mais detalhes de como fazer!
Como divulgar um produto na internet?
Você sabia que, só no Brasil, há mais de 130 milhões de pessoas conectadas à internet? Os dados são de uma pesquisa da TIC Domicílios, divulgada em 2019.
O estudo só evidencia que não dá para empreender e ficar de fora dos meios online.
De modo geral, nas plataformas digitais, dá para colocar os seus produtos à venda. Além disso, criar conteúdos que “eduquem” e “prendam” as pessoas às suas mercadorias.
Onde divulgar produtos para venda?
Mais um bom exemplo de como divulgar um produto, no universo digital, é com a criação de um funil de vendas.
Essa técnica é composta pelas etapas: topo, meio e fundo. Cada uma delas possui estratégias específicas para atração e interação com o público.
Se você tiver um blog, os conteúdos poderão ser categorizados conforme as fases do funil. Os de topo falarão de assuntos variados e de forma genérica.
Já os de meio têm o papel de evidenciar algum ponto relacionado à compra dos produtos.
O último, por sua vez, chama maior atenção do cliente para as aquisições.
Como divulgar um produto no Instagram
Hoje em dia, é simplesmente impossível não citar os influenciadores e criadores de conteúdo. Isso porque muitos deles têm mais público do que artistas já consagrados do Brasil e do mundo.
Então, por que não fazer uma parceria com blogueiras, por exemplo, para elas divulgarem seus produtos em stories, publicações no feed e até lives?
Como divulgar um produto no WhatsApp
Já no WhatsApp é possível abrir uma conta business.
Depois, faça uma lista com seus clientes em potencial, desde que eles te autorizem a enviar mensagens.
O terceiro passo é divulgar não só os seus produtos, mas também outras novidades, como por exemplo: promoções e descontos.
Como divulgar um produto no Facebook
O Facebook também é um excelente canal para você divulgar as suas novidades.
Para isso, basta criar uma conta de negócios e fazer publicações criativas. Explore bastante fotos e vídeos.
Também é possível fazer campanhas pagas para impulsionar o que você publica para grupos específicos.
Assim, quando as pessoas olharem o feed, por exemplo, irão se deparar com um anúncio da sua marca.
Como divulgar um produto por anúncio?
Tanto o Facebook como o Instagram permitem que as pessoas criem anúncios.
Se esse também é o seu interesse, é preciso ter uma conta business, fazer todas as configurações (preencher os dados referentes ao seu negócio) e, principalmente, escolher quais perfis fazem parte do seu público-alvo.
Em seguida, vem a tarefa de criar os anúncios em si. Nesse ponto, capriche na escolha de imagens e de palavras para o texto.
Divulgar produtos para venda por e-mail marketing
Caso você já tenha uma loja online, uma ótima sugestão é colher os endereços de e-mail dos clientes e fazer uma base de contatos.
O próximo passo é desenvolver textos, banners, vídeos e imagens. Todos esses conteúdos poderão ser enviados para esses clientes.
É viável fazer isso por meio de plataformas de envio automático.
Como divulgar um produto: o que fazer para vender um produto?
Por fim, mas não menos importante, para vender os seus produtos, aposte em gatilhos mentais de marketing.
Eles funcionam como grandes impulsionadores para as pessoas comprarem. Podemos citar vários deles, por exemplo, os de: urgência, escassez, ineditismo, prova social e vários outros.
Além disso, é claro que oferecer preços e vantagens de compra mais interessantes, sempre atrai mais clientes.
Conclusão
Agora você já sabe como divulgar um produto nos meios on e offline. Mas não perca tempo, pois a sua concorrência pode já ter várias estratégias em ação!
Tire todas as ideias no papel, reúna sua equipe e crie um cronograma para que tudo ocorra bem.
Se você seguir todas as dicas, não temos dúvidas de que os retornos serão surpreendentes!
Para mais como essas, continue aqui no blog da Naked Nuts!