Não é de hoje que o aplicativo para supermercado já é utilizado para venda em diversas cidades do Brasil. Mas, apesar disso, foi só durante a pandemia do novo coronavírus que muita gente descobriu essa praticidade ou, ainda, passou a valorizá-la mais.
E você? Também oferece a vantagem de comprar sem sair de casa para os seus clientes? Se ainda não, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de fidelizar e atrair novas pessoas.
Para virar o jogo, confira neste conteúdo, tudo sobre app de delivery de supermercado!
As dicas estão imperdíveis. Aproveite!
O que é um aplicativo para supermercado
O aplicativo para supermercado nada mais é do que um software que funciona em diferentes dispositivos móveis: smartphones (Android e iOS), tablets e até smart TVs.
A função dele é permitir que os clientes façam as compras on-line e recebam tudo em casa.
Mas, então, não seria o mesmo que um site? Não. O app de delivery de supermercado é ainda mais simples, prático e rápido.
A conta do usuário — com o endereço — já fica salva no software. Assim, sempre que houver a necessidade de fazer compras, basta abrir o app, selecionar os produtos, escolher uma forma de pagamento e pronto.
Tudo é resolvido na palma da mão. Excelente, não é mesmo?
Por que investir em um aplicativo para seu supermercado?
Como dissemos anteriormente, o aplicativo para supermercado oferece muita praticidade e rapidez nas compras.
Além disso, a tecnologia evita a espera em filas de padaria, açougue e caixas do supermercado.
Tudo isso é mais que necessário para quem não possui muito tempo, ou, não gosta de ir às compras.
Também é preciso ter em mente que, ao criar um aplicativo para supermercado, você passa a ter condições de competir e sair à frente dos seus concorrentes.
Outro ponto fundamental é a importância da sua presença digital.
Sim, hoje em dia, não dá mais para falar sobre negócios sem considerar o uso da internet. Afinal, milhões de pessoas estão no universo digital.
Para se ter uma ideia, de acordo com pesquisa da FGV (Fundação Getúlio Vargas), no Brasil, existe mais de um smartphone por habitante. São mais de 234 milhões de aparelhos celulares inteligentes.
Agora, imagine alcançar, que seja, 1% desse público? Já seria excelente para os negócios!
As mudanças causadas pela pandemia da Covid-19
Em meio a uma crise mundial de saúde, é de se esperar que a sociedade e as pessoas sofram mudanças imensas.
Pois bem, a Covid-19 também já impactou no padrão de consumo, seja de bens, produtos e serviços.
De acordo com uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), divulgada em maio de 2020, 61% dos consumidores aumentaram a quantidade de compras pela internet.
Outro dado interessante, captado pelas empresas Nielsen, Comscore, Global Web Index, Kantar e MindMiners, também de maio de 2020, mostrou que 13% dos brasileiros fizeram sua primeira compra online durante a pandemia.
Ou seja, a nova realidade imposta pelo novo coronavírus, sem dúvidas, evidenciou a necessidade de as marcas estarem no meio digital.
Plataforma para supermercado on-line: quais são as vantagens para seu estabelecimento
Com um aplicativo para supermercado, você sempre será lembrado pelo seu cliente quando o mesmo destravar a própria tela do celular. Além disso, tem a chance de criar ainda mais ações de atração e fidelização. Veja o que é possível oferecer:
- cupons de descontos exclusivos;
- promoções de produtos;
- combos de determinadas mercadorias;
- entrega gratuita;
- integração com redes sociais (Instagram, Facebook);
- entre outros benefícios.
Tudo isso agrega muito mais valor para os seus clientes. Além disso, aumenta o reconhecimento, a retenção e notoriedade da sua marca.
Observação: antes de proporcionar vantagens de compras, só confira se os custos realmente estão dentro do seu orçamento.
No caso da entrega gratuita, por exemplo, quem pagará o custo é você mesmo.
Sendo assim, pode não ser uma boa ideia oferecer a vantagem para uma área muito extensa ou, ainda, durante um período de tempo muito longo.
Como um aplicativo para supermercado funciona na prática
No app de delivery de supermercado, tudo funciona assim…
Os clientes visualizam todas as mercadorias na tela do dispositivo. Depois, basta selecionar quais são os produtos desejados e a quantidade de cada um.
O próximo passo é escolher uma forma de pagamento, checar o endereço cadastrado e fechar o pedido.
Pronto. Agora basta esperar que as compras cheguem em casa.
Ou seja, os clientes não precisam passar minutos andando pelos corredores para encontrar uma marca x ou um produto y.
Tudo fica muito mais simples, prático e rápido!
Como criar aplicativo para supermercado: muito além da plataforma online
O primeiro passo é escolher uma plataforma de excelente qualidade para desenvolver o seu app.
Depois, você deve cadastrar os seus produtos e preços, além de promoções e descontos — se houver, claro.
Mais um cuidado é otimizar a navegação para garantir a melhor experiência aos usuários. Cheque se o aplicativo é e se mantém rápido, se ele funciona muito bem no formato mobile e desktop, se os botões têm tamanho ideal para o toque com a ponta dos dedos, se o os produtos possuem fotos de qualidade, e etc.
Outros pontos que vão além da plataforma on-line…
Fique atento, também, à forma como é feito o delivery, ou seja, como os pedidos serão entregues. Tenha a certeza de que a maneira utilizada realmente é eficiente para a região em que você atua.
Por exemplo, na cidade de São Paulo — por conta do trânsito intenso — é imprescindível fazer entregas de motocicleta. Qualquer outro meio de transporte levaria muito mais tempo.
Não se esqueça, ainda, de sempre checar o seu estoque. É claro que todas as sessões do aplicativo precisam estar cheias diariamente e com excelentes mercadorias.
Caso contrário, o cliente pode tentar comprar algum produto, não conseguir e, consequentemente, ficar frustrado.
No mais, constantemente, confira qual a opinião e se os seus clientes têm sugestões. Há sempre novas maneiras de melhorar o atendimento.
Conclusão
Desde a sua invenção, o aplicativo para supermercado sempre foi um serviço extremamente prático.
Mas, nos últimos meses, se tornou ainda mais necessário para os clientes. Muito disso por conta da nova realidade imposta pela Covid-19.
Sendo assim, hoje, é imprescindível ter um aplicativo para supermercado. A plataforma pode te ajudar a atrair e a conquistar muito mais clientes!
Mas, atenção: confira se o software oferece o melhor serviço, se os produtos estão em quantidade ideal, se o delivery é rápido.
Fora isso, pense em estratégias para oferecer mais promoções, descontos, etc.
Com esses cuidados, você tem grandes chances de deixar a concorrência para trás.
Que tal colocar tudo em prática hoje mesmo? Gostou das dicas? Confira muito mais no blog da Naked Nuts e otimize seu negócio!