Na hora de pensar e executar estratégias de vendas, existe um fator crucial… Estamos falando da psicologia dos preços. Você já tinha ouvido falar sobre esse termo?
Ele sugere que os valores, de quaisquer produtos, sejam baseados em gatilhos mentais. Dessa forma, ao ver determinados preços, os clientes tendem a comprar mais.
Mas, afinal, como colocar esse conceito em prática? Quais valores aplicar nas mercadorias? Qual lógica seguir?
Fique tranquilo (a), é sobre isso que nós, da Naked Nuts, vamos falar por aqui.
Os tópicos abordados serão os seguintes:
- O que é psicologia dos preços?
- 3 hacks de vendas que utilizam psicologia dos preços;
- Qual o objetivo de 1,99 e não 2 reais, por exemplo?
- Por que os preços terminam com 90 ou 99 centavos?
- Qual preço chama mais atenção para vendas?
- Conclusão: psicologia dos preços.
Acompanhe todo o artigo e, enfim, veja como vender mais!
O que é psicologia dos preços?
Para empreendedores novatos, essa pode ser uma informação inédita: os preços de produtos devem sempre seguir lógicas.
A primeira delas é cumprir com os preços sugeridos pela própria marca dos produtos.
Assim, é possível cumprir uma boa margem de lucro e, ao mesmo tempo, ter um preço competitivo diante da concorrência.
Outro cuidado fundamental é aplicar a psicologia dos preços. Isso significa definir os valores de forma a influenciar a decisão de compra dos consumidores.
Sendo assim, podemos reafirmar que: os preços não acontecem ao acaso. Tudo tem uma razão e explicação. Lembre-se sempre disso!
3 hacks de vendas que utilizam psicologia dos preços
A boa notícia é que existem vários hacks mentais, para influenciar seus consumidores. As estratégias podem ser usadas tanto em e-commerces quanto em lojas físicas.
Dê só uma olhada em quais são os gatilhos mentais para a psicologia de preços:
- Produto mais barato em destaque
Em uma loja online, por exemplo, você pode colocar, na home, vários produtos similares. Mas, um deles (o mais barato), deixe em destaque!
Vale usar uma cor diferente ou deixar o tamanho dele (foto e fonte) maior. O mais importante é chamar a atenção para essa mercadoria.
Ao vê-la em destaque e, ainda, com preço menor, os clientes tendem a comprar mais. Ou seja, você terá um aumento de vendas para aquele determinado item.
- Senso de urgência
Mais uma forma de usar o “preço psicológico” é por meio do senso de urgência. Mas, como assim?
Bom, nesse caso, podemos aplicar o determinado valor e — ao lado dele — afirmar:
- “últimos estoques disponíveis”;
- “aproveite, antes que os preços aumentem”;
- “esse valor é válido só até o dia tal”.
Enfim, a intenção, aqui, é a de realmente ativar essa pressa no consumidor.
- Pagamento de preços em parcelas
A psicologia dos preços, ainda, traz a ideia do pagamento em parcelas.
Um exemplo: um notebook de R$5.000 pode parecer caro, para muitas pessoas. A solução, para incentivar as compras, então, é deixar o valor cheio com uma letra menor.
Já com a fonte maior, fica o valor parcelado: 12 x de R$416,66. Isso instiga o cliente a pensar que a compra é mais acessível.
E, claro, para muitas pessoas, é isso mesmo… O fato de poder parcelar já faz total diferença. Se não fosse isso, a compra seria inviável.
Qual o objetivo de 1,99 e não 2 reais, por exemplo?
Você já parou para pensar na quantidade de produtos vendidos com preços “quebrados”?
Por exemplo, por que será que R$1,99 é mais frequente do que R$2,00?
Aliás, vale dizer que, nos anos 90, explodiram as quantidades de lojas de variedades, que vendiam tudo a R$1,99.
A questão é que o um centavo de diferença, também, compõe a psicologia de preços.
No bolso, a diferença de valor pode não ser tão expressiva. Apesar disso, quando o cliente vê o R$1,99, o efeito parece maior.
Como se a economia valesse até mais, entende? Por isso que esse preço é tão usado.
Por que os preços terminam com 90 ou 99 centavos?
Aqui, é a mesma lógica, que comentamos no tópico anterior. Os preços que terminam com 90 ou 99 centavos chamam mais atenção.
É mais uma das estratégias de psicologia de preços.
Qual preço chama mais atenção para vendas?
Bom, de forma geral, os valores que despertam mais interesse são os que terminam com 90 ou 99 centavos.
Além disso, como mostramos, há outras maneiras de despertar hacks mentais. Comparação de preços, pagamento em parcelas e senso de urgência são ótimos exemplos.
Aliás, aqui cabe uma observação: procure conhecer, exatamente, qual a persona do seu negócio!
Quando se sabe o perfil exato dos clientes, também há a consciência do que chama mais atenção deles.
Isso em relação a aplicação de preços, promoções, novidades, meios de pagamento e muito mais.
Faça uma investigação sobre a persona do seu negócio e acerte em cheio, ao usar estratégias de vendas!
Conclusão: psicologia dos preços
Então, gostou das nossas dicas sobre aplicação de preços em produtos?
Recapitulando… Os valores de mercadorias precisam sempre seguir algumas lógicas. A primeira delas é em relação às sugestões do próprio fabricante.
Além disso, para conseguir bater metas de vendas, é imprescindível ativar gatilhos mentais nos consumidores.
Esse passo pode ser feito com:
- uso de preços “quebrados” (com 90 ou 99 centavos, no final);
- venda de kits;
- parcelamentos de compras;
- produtos mais baratos em destaques;
- entre outros casos.
Agora que você já sabe como criar uma boa psicologia para preços, não perca mais tempo! Aumente sua margem de vendas e de lucro!