como criar nome de loja

O nome é parte da identidade de uma marca, por isso, é uma das primeiras coisas que devem ser pensadas quando você vai abrir um negócio próprio.

Independentemente do seu segmento, é fundamental fazer uma boa escolha. Por essa razão, muitas pessoas têm dúvidas sobre como criar o nome de uma loja. 

Para te ajudar, nós, da Naked Nuts, separamos algumas dicas infalíveis. Continue a leitura para descobrir!

Já pensou em abrir negócio de produtos saudáveis? Conheça mais essa tendência e os melhores produtos para vender!

Como criar nome de loja: 5 dicas infalíveis!

Sabemos que não é fácil abrir a própria empresa. Afinal, muitos detalhes devem ser levados em consideração, como a criação do plano de negócio e até descobrir como criar um nome de loja.

Neste processo, uma boa escolha é indispensável, pois o nome da marca influencia diretamente na experiência do consumidor e ajuda até na hora de divulgar os seus produtos!

Isso porque ele impacta na primeira impressão que as pessoas terão do seu negócio antes de conhecê-lo.

Vale lembrar também que gerar um primeiro contato positivo com possíveis clientes é um dos grandes segredos para conquistar o seu público. 

como criar nome de loja objetivos

Agora, vamos às dicas de como criar um nome de loja, para você acertar em cheio na escolha?

01. Defina seus objetivos

O nome deve refletir a essência da sua marca de forma clara e objetiva. Por isso, antes de tomar qualquer decisão, você precisa ter seus objetivos definidos.

Pense em qual será seu público-alvo, os produtos ou serviços que você irá comercializar e quais propósitos e valores a sua marca deseja transmitir.

Com esses pontos bem claros, fica mais fácil encontrar um nome que converse com o consumidor e que seja coerente com a imagem da sua marca.

02. Cuidado para não se limitar

É certo que você precisa criar um nome que faça sentido para a sua marca, porém também é preciso ter cuidado para não se limitar.

Por essa razão, evite escolher nomes que não permitam que você expanda o seu negócio, mude de localidade ou lance uma nova linha de produtos. 

Sempre pense na possibilidade da expansão para que você seja livre para explorar seu segmento.

03. De olho na concorrência

Outra dica de ouro para saber como criar nome de loja é fazer uma análise dos seus concorrentes. Verifique quais nomes eles estão usando e o impacto que causam nos clientes.

Essa pesquisa também irá te ajudar a evitar nomes parecidos ou que façam lembrar empresas que já existem. 

Você precisa de algo único para se destacar e evitar problemas com plágio ou uso indevido de marca.

Nesta etapa de pesquisa, não esqueça de verificar a disponibilidade do seu domínio, pois você precisará de um site e perfis nas redes sociais.

No site namecheckr.com, você pode testar a disponibilidade inserindo o nome desejado, além de conferir uma lista de opções disponíveis.

04. Escolha um nome curto e fácil de ser lembrado

As pessoas devem lembrar do nome da sua loja, por isso, dê preferência para nomes curtos e que sejam fáceis de memorizar. 

Além disso, ter um nome curto e fácil ajuda a evitar problemas na hora que seu cliente for acessar seu site.

Porém, cuidado para que o nome não seja curto demais e acabe sendo confundido com uma sigla. É preciso ponderar!

Outra dica sobre como criar nome de loja é tomar cuidado com palavras estrangeiras. Use apenas se tiver certeza que seu público-alvo irá compreender e lembrar do termo com facilidade.

05. Faça uma lista de características da marca

Para te ajudar a ter mais clareza na hora de definir um nome que faça sentido para a sua empresa, crie uma lista com as características da sua marca.

Liste pontos fortes e diferenciais que te ajudarão a ganhar destaque no mercado. Considere também características que podem ser associadas aos valores da empresa.

Por meio dessa lista, você conseguirá entender mais sobre o seu negócio e fica mais fácil tomar a melhor decisão. 

Você pode tanto descobrir um adjetivo para representar o nome da sua empresa ou fazer parte dela, quanto verificar se as opções desejadas realmente condizem com a sua marca.

como criar nome de loja exemplos

Nomes de empresas criativos: Exemplos para se inspirar

Se você ainda está um pouco em dúvida sobre como criar o nome de uma loja, separamos alguns exemplos para te inspirar nesta tarefa. Confira:

Natura

A Natura é um exemplo de nome criativo e ao mesmo tempo simples, que deu certo, pois reflete os valores e os produtos da marca.

O nome faz uma relação aos seus produtos sustentáveis, que são produzidos com elementos da natureza e exprimem sensações naturais. 

Também há uma conexão com os valores da empresa, que possui certificações de manejo florestal sustentável e que apoia causas ambientais. 

Volkswagen

Em alemão, Volkswagen significa “carro das pessoas”. A ideia por trás da criação deste nome e da empresa, que ocorreu em 1930, foi possibilitar e expressar que qualquer cidadão poderia ter um automóvel.

Até então, os carros eram vistos como itens luxuosos, que apenas os ricos tinham acesso.

Apple

A Apple é um exemplo de marca que remete à inovação, à criatividade e à ciência. Quando Steve Jobs teve a ideia de nomear sua marca desta forma, ele acabava de voltar de uma fazenda de maçãs. 

Em sua bibliografia, Jobs disse a Walter Isaacson que escolheu essa palavra pois Apple soava “divertido, espirituoso e não intimidante”. 

Esses significados foram de encontro com a proposta da marca, que é oferecer produtos de qualidade, com estilo próprio e que gera sensação de exclusividade nos usuários.

Conclusão

Saber como criar um nome de loja é uma tarefa muito importante quando você vai abrir um novo negócio. Porém, não precisa ser tão complicado assim. Com nossas dicas e exemplos ficou mais fácil, não é mesmo?

Leve em consideração o seu público-alvo, os valores da sua marca e a disponibilidade do nome. Assim, você irá acertar em cheio na escolha!

Já pensou em abrir negócio de produtos saudáveis? Conheça mais essa tendência e os melhores produtos para vender!

Zero waste: o futuro do mercado a granel