consumidor consciente

No Brasil, as pessoas já não compram mais tantos produtos e serviços por puro impulso. Cada vez mais, é possível observar novos comportamentos que formam o chamado consumidor consciente. 

E  o que você sabe a respeito desse novo perfil? É importante sempre ter em mente que, quanto mais os empreendedores entenderem os hábitos do público, melhores serão as estratégias de difusão de marca e, claro, de vendas.  

Para compreender esse processo, confira tudo sobre o consumo consciente!

O que é consumidor consciente?

O consumidor consciente é aquele que faz suas aquisições pensando não só no próprio bem, mas ainda em melhores condições para a economia, meio ambiente e sociedade como um todo. 

Ou seja, se o produto ou serviço impactar negativamente naqueles três pontos, provavelmente, o cliente pode desistir da compra e buscar outras marcas. 

Por que é importante ser um consumidor consciente?

Bom, aqui, as justificativas podem ser bem subjetivas e, por isso, muito variáveis de pessoa para pessoa. 

Mas, vamos elencar os fatores gerais… 

Ter um consumo consciente — diante da visão de muitos homens e mulheres —  faz com que o mundo seja um lugar melhor para se habitar e, ao mesmo tempo, contribui para que seres humanos e animais convivam em mais harmonia. 

Por exemplo, imagine o caso do consumidor consciente que, entre suas ações, evita o uso de embalagens plásticas.

Com essa atitude aparentemente simples, ele ajuda a evitar a produção exagerada de lixo (ainda mais de um componente que leva até 500 anos para se decompor) e, também, ajuda a diminuir a quantidade de plástico jogado em rios e mares. 

A partir disso, há uma contribuição para que o planeta se torne mais sustentável para todos os seres humanos e os animais. 

De fato, é uma reação em cadeia. 

Quais são as atitudes de um consumidor consciente?

As atitudes de um consumidor consciente são variadas e envolvem diferentes âmbitos. 

Foi exatamente isso que uma pesquisa da Akatu (ONG que trabalha para a conscientização de consumo consciente e estilo de vida saudável), divulgada em 2018, expôs.

Nós separamos algumas das ações para mostrar para você. Confira! 

Planejamento com as compras 

O consumidor mais consciente costuma planejar as suas compras. Isso envolve não só comidas e bebidas, mas também roupas. 

Sustentabilidade

A pesquisa também mostrou que as pessoas se preocupam mais com a oferta de água limpa e, consequentemente, com a preservação das fontes naturais. 

Alimentos frescos, nutritivos e saudáveis 

Mais um ponto de atenção é o consumo de alimentos mais saudáveis. Tudo indica que os brasileiros, de fato, estão focados no próprio bem-estar e na qualidade de vida. 

Observações: a pesquisa da Akatu ouviu mais de mil pessoas, entre homens e mulheres, de 12 capitais do Brasil. 

Embora o estudo não tenha citado, não podemos deixar de lembrar que as preocupações com a geração excessiva de lixo e uso de embalagens recicláveis também contribuem para a sustentabilidade da natureza.

cosumidor consciente atitudes

Outro aspecto importante é sobre a responsabilidade social das marcas. Os clientes mais responsáveis já esperam isso e tendem a esperar ainda mais na era pós Covid-19

Como se preparar para atender o consumidor consciente

1. Conheça mais o seu público-alvo 

Reforçando o que dissemos lá no início: é fundamental que você conheça o seu público, mas não de uma forma generalizada. É preciso ir além e realmente entender todas as características a fundo. 

2. Faça pesquisas com os clientes 

Procure fazer pesquisas pessoalmente ou pela internet para entender: 

  • como é a rotina dos seus clientes;
  • em que área profissional atuam; 
  • quais são os tipos de produtos que eles mais desejam consumir;
  • quanto de dinheiro estão dispostos a gastar; 
  • quais são os impeditivos de compra; 
  • entre outros fatores.

3. Identifique e solucione os obstáculos dos consumidores

A pesquisa da Akatu também mostrou que, apesar de as pessoas terem mais consciência, elas ainda encontram alguns obstáculos para um estilo de vida melhor. 

O que os consumidores mais se queixaram foi: 

Você pode validar essas dificuldades com o seu público específico e, se eles também se queixarem dos mesmos pontos, vale a pena oferecer mais promoções e ofertas em datas específicas. 

Além disso, apostar na experiência de compra do cliente. 

Por exemplo, quando ele for à sua loja, fale sobre maneiras de mudar os hábitos com mais facilidade e deixe claro como os seus alimentos e bebidas são produzidos (quais matérias-primas e processos são utilizados). 

Essas dicas também podem ser passadas por meio de um e-commerce e blog. 

4. Tenha um propósito claro e responsável 

Já que os brasileiros têm olhado mais para a responsabilidade social das marcas, não dá para deixar de reavaliar a missão, visão e valores da sua própria empresa. 

Como é possível agregar muito valor aos consumidores e, claro, a toda a sociedade? Essa é uma reflexão extremamente importante! 

Perguntas frequentes sobre consumidor consciente

O que é sustentabilidade e consumo consciente?

A sustentabilidade é o processo imposto a um sistema (natureza, por exemplo) para que ele tenha condições de continuar existindo com qualidade. 

Já o consumo consciente é aproveitar produtos e serviços que possam somar à saúde humana, à preservação do meio ambiente e ao bem-estar da sociedade. 

Por que o consumo consciente é uma tendência?

O principal gatilho para o consumo consciente é justamente a preocupação com a saúde, qualidade de vida e boas condições ambientais para gerações atuais e futuras. 

Quais são as características desse consumidor consciente?

Os principais aspectos do consumidor consciente são: a preocupação consigo mesmo e com tudo ao seu redor, claro. 

Além disso, de acordo com a pesquisa da Akatu, a maioria dessas pessoas possuem maior nível de escolaridade e pertencem à classe social A e B. 

consumidor consciente homens dando aperto de maos

Conclusão

Neste conteúdo, mostramos os aspectos gerais para você conhecer e entrar no universo do consumo consciente. 

Agora, cabe a você aplicar esses conhecimentos no dia a dia da sua empresa.

Compartilhe as informações com a sua equipe, converse com os seus clientes e, o mais importante, ofereça soluções a eles! 

Aqui no blog da Naked Nuts, também é possível encontrar mais conteúdos sobre como atrair e fidelizar clientes. Aproveite!