Loja de alimentos saudáveis

Aumentar o nível de satisfação dos seus clientes é sempre uma tarefa difícil. Isso porque ele tem personalidades e interesses distintos dentro de um ponto de venda.

No entanto, é possível traçar padrões de comportamento na jornada de compra dos shoppers e melhorar sua experiência.

A partir disso, foram criadas técnicas de exposição para atendê-los da melhor forma possível.

Por quê aplicar técnicas de exposição em sua loja?

De acordo com dados da Nielsen, 70% das decisões de compra ocorrem em frente à gôndola e o shopper demora em média 15 segundos diante da mesma.

Isso mostra que tendo produtos bem expostos, visualmente padronizados e em gôndolas de destaque, você aumenta muito as chances de conversão em vendas.

A sua tarefa enquanto lojista é facilitar a vida do shopper, auxiliando-o a encontrar e comprar os produtos que deseja de modo rápido e prático.

Loja de alimentos saudáveis

Qual a diferença entre Vitrinismo e Visual Mershandising?

Agora que você já entendeu a importância das técnicas de exposição em loja, vou explicar a diferença desses dois conceitos, que podem causar bastante confusão para quem não trabalha na área de Marketing.

Dentro dos conceitos de Trade Marketing, o vitrinismo tem relação direta com o visual merchandising.

O vitrinismo é basicamente a parte externa de uma loja, aquela que desperta o interesse de quem passa e o atrai para a parte interior.

Enquanto isso, o visual merchandising é o ambiente visual interno da loja. Este precisa estar alinhado com a proposta da vitrine e é capaz de fortalecer a imagem de uma marca, se bem utilizado.

Durante este artigo, trabalharemos mais especificamente com o conceito do visual merchandising.

5 dicas para vender melhor

1. Organização

Esse item é simples, mas pode fazer grande diferença tanto para o cliente final, que encontrará seus produtos de desejo com muito mais facilidade, quanto para o atendente, que saberá onde está cada item da loja.

Por isso, manter um ambiente organizado é imprescindível no varejo, principalmente no caso do alimentar, onde há impacto direto na percepção de higiene.

Portanto, otimize a experiência de compra para ambas as partes e amplie suas vendas.

2. Separe em setores

A chamada categorização, ocorre quando você fragmenta a sua loja em diferentes setores.

Para uma loja de produtos naturais, as categorias mais usadas são: Frutas, legumes e verduras (FLV), produtos zero açúcar, sem glúten, veganos, cereais, suplementos e pastas de amendoim.

Utilizar a categorização dentro de um estabelecimento, permitirá que você posicione produtos complementares lado a lado. 

Assim, você consegue estimular a compra por impulso e vender mais itens.

Na categoria de itens sem glúten, por exemplo, colocar um macarrão e um molho de tomate natural próximos estimulará que o shopper inclua outro item em sua cesta.

3. Visibilidade

Ao entrar na loja, o cliente consegue ter uma visão do todo, mas não de todos.

O que isso quer dizer? 

Que ele tem uma visão geral da loja, mas muitos produtos acabam passando despercebidos.

Apenas os que estiverem com maior visibilidade e dentro do campo de visão do consumidor serão notados.

Por isso, tente concentrar os produtos de maior giro ao fundo do imóvel (atente-se para sua visibilidade já na entrada), assim a pessoa passará por toda a loja e acabará notando outros produtos atrativos no caminho.

Essa técnica ajuda muito a aumentar o ticket médio e estimula que o shopper conheça novos produtos.

4. Posicionamento dos produtos

Dentro da gôndola, existem pontos mais quentes. Estes são os pontos que o shopper olha por mais tempo.

Geralmente é indicado trabalhar com um campo de visão de 50 centímetros e com no máximo 2 metros de altura. O ideal é posicionar produtos de maior procura na altura dos olhos – cerca de 1,60 metro.

Já os produtos de necessidade básica, como arroz ou farinha por exemplo, podem ser posicionados na parte inferior da gôndola, devido à grande procura pelos mesmos.

5. Destaque-se

Essa é a última dica e a chave de ouro para você conseguir se diferenciar na exposição.

Existem muitas formas de ganhar destaque em um ponto de venda.

Você pode utilizar wobblers, faixas de gôndola, móbiles e displays. Esses são os materiais mais comuns.

Além disso, você pode comprar gôndolas diferenciadas. De madeira, com recortes diferentes, com plantas decorando… você realmente pode e deve usar a sua imaginação!

Mas cuidado para não ficar exagerado, é sempre bom manter uma harmonia com o restante da loja e perfil do público, assim os itens certos terão maior visibilidade.

Conclusão

Loja de alimentos saudáveis

Aplicando as técnicas de exposição citadas acima, a sua empresa terá grande melhora de desempenho, seja em faturamento, seja em preferência diante da concorrência e satisfação do cliente.

Se você ainda quer saber mais dicas de gestão de varejo alimentar, confira essa matéria que o ensinará como escolher o sortimento ideal para a sua loja.

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sobre o autor

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Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.

Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.

Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.

Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.