como funciona o setor de vendas

As vendas, sem dúvidas, são a alma do negócio. Até porque, sem elas, não há clientes, tampouco lucros para o empreendimento seguir. Mas, como funciona o setor de vendas, será? 

Mais do que isso, quais serão as regras e dicas para estruturar e administrar essa parte da empresa? 

Neste conteúdo, vamos entender todos esses pontos. 

Aproveite para se aprofundar no tema e usar as sugestões para a sua carreira como empreendedor!

Como funciona o setor de vendas: Afinal, o que é?

O setor de vendas é uma parte da empresa composta por pessoas dedicadas a comercializarem produtos e/ou serviços. 

Dessa forma, são várias as atribuições do setor de vendas. 

Veremos mais detalhes sobre isso no próximo tópico. 

O que faz a área de vendas de uma empresa?

Engana-se quem pensa que o setor de vendas é resumido em comercializar. 

Na verdade, para as intenções de vendas terem sucesso, são necessários diferentes esforços. 

É necessário ter uma visão de estratégia. Além disso, todas as ações do time em questão precisam estar alinhadas com outras áreas da empresa, sobretudo, com marketing e atendimento. 

Afinal, a primeira ajuda a pensar e executar ações de interesse, já a segunda pode entender, com mais precisão, as necessidades e desejos dos clientes.

Importância do setor de vendas

Como dissemos lá no início, a comercialização de produtos ou serviços é a alma dos negócios. Sem isso, não há clientes nem lucros. 

Outro ponto a destacar é que as vendas impactam em outras áreas do empreendimento. 

Então, obviamente, se o que você produz ou revende não tem boa circulação, consequentemente, o caixa da empresa pode ir por água abaixo. 

É por tudo isso que entender como funciona o setor de vendas torna-se algo essencial, não só para quem está no início da carreira, mas também para quem quer crescer mais. 

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Como estruturar o setor de vendas?

A resposta para a grande questão é ter indicadores. Sem isso, não é possível saber em qual rota a empresa está, muito menos se é preciso mudar o curso para conseguir resultados melhores. 

Mas, afinal, quais são os fatores-chave para o departamento comercial e sua estrutura? 

Confira o que fazer:

1. Tenha estratégia de vendas 

A sua metodologia pode ser tanto interna (dentro da loja) quanto externa (em outros pontos da sua cidade ou de outras localidades).

Por exemplo, no primeiro caso, você vende produtos naturais em um ponto físico ou, ainda, na internet. 

Enquanto, na segunda situação, há representantes comerciais que vendem os alimentos para outras lojas e parceiros. 

2. Defina a sua estrutura de vendas 

Você sabia que as vendas podem ser baseadas em regiões, produtos ou clientes? 

Se a escolha for por região, é necessário dividir os representantes por áreas geográficas. 

Agora, se a estrutura for por clientes, há um público-alvo variado que deve ser 100% atendido. Nesse caso, sempre considere as particularidades dos consumidores. 

Por fim, quando você escolhe o embasamento por produtos, os vendedores devem conhecer absolutamente tudo sobre o que é vendido. Só assim é possível ter um bom lucro.

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3. Monte a sua equipe 

O terceiro passo é, efetivamente, criar o seu time. Para isso, contrate pessoas que tenham uma boa comunicação, empatia para entender as necessidades dos clientes e, claro, a identificação com a cultura da empresa.

4. Ofereça treinamentos focados em técnicas de vendas 

É impossível falar sobre como funciona o setor de vendas sem citar os “segredos” para comercializar mais. 

Podemos citar os gatilhos mentais do marketing, que funcionam como grandes incentivadores — na maioria das vezes — imperceptíveis para o público. 

Alguns dos principais motivadores são sobre: ineditismo, escassez, prova social, etc.

Então, por exemplo, ao mostrar para um cliente que tal produto está com 30% de desconto e que a vantagem só dura até hoje, há chances da compra ser realizada imediatamente. 

Pode não parecer, mas, nesse caso, você teria usado um gatilho de escassez. 

5. Crie metas e incentive a equipe 

Também é muito importante ter metas de vendas por colaborador e para o time inteiro. Aqui, é interessante ter objetivos ousados, mas não impossíveis, que fique claro. 

Outro cuidado é entender tudo sobre o mercado em que você atua. Quais são as estimativas para a área? As suas metas precisam estar alinhadas a esse ponto. 

Fora isso, faça projeções com meses e anos anteriores. 

Principais cargos do setor de vendas

É claro que não há como criar um setor de qualidade sem entender como é o organograma do departamento de vendas, concorda?

Então, confira quais são os cargos existentes: 

  • gestor de vendas;
  • gerente de vendas; 
  • supervisor de vendas;
  • coordenador de vendas; 
  • consultor de vendas;
  • vendedor;
  • auxiliar administrativo;
  • entre outros (dependendo do tamanho do time)

Quais as tecnologias que estão impactando a área de vendas atualmente?

Não há como negar que a tecnologia “invadiu” todos os cenários e situações da nossa vida. 

O bom é que a modernidade também contribui para o desenvolvimento e sucesso do trabalho em vendas. 

Uma das principais tecnologias em alta, sem dúvidas, é a omnichannel. Ela consiste em integrar todos os canais de atendimento da empresa. 

Por exemplo, permitir que os clientes comprem os produtos pela internet e retirem na loja física, se preferirem.

Aliás, de acordo com alguns especialistas, essa tendência se tornou ainda mais imponente desde o início da pandemia da Covid-19

Afinal, os brasileiros passaram a comprar mais pelos meios digitais. 

E por falar em compras online, se você pensa em investir em um e-commerce, outra tecnologia em alta é a otimização de site para mecanismos de busca (SEO). 

Isso significa deixar a sua página mais adaptada para rankear no Google e em outros sites de pesquisa.

como funciona o setor de vendas como gerenciar

Como funciona o setor de vendas: como gerenciar

Primeiramente, tenha um plano de ação, que é composto pela definição de metas, objetivos, tarefas, prazos e indicadores de sucesso. 

Além disso, todo gestor também deve desenvolver processos para tornar a execução de tarefas mais claras e, consequentemente, fácil para todos. 

Não se esqueça, ainda, da “parte humana”, ou seja, o respeito, a empatia e o apoio para os colaboradores. 

Esteja sempre aberto a ouvir, receber críticas e oferecer ajuda. 

Criar um ambiente saudável e que não gere desgastes psicológicos aos funcionários também faz toda a diferença. 

Conclusão

Então, gostou de saber como funciona o setor de vendas? 

Caso ainda não tenha escolhido os produtos para vender, fica a dica de alimentos saudáveis, como produtos veganos e sem glúten. 

Depois, monte a sua equipe, trace as metas, objetivos e processos. 

A partir dessas dicas, é possível dar um pontapé certeiro para o mundo dos negócios.

Não perca mais tempo! 

Para saber outras dicas sobre como abrir uma loja de alimentos e ter sucesso, continue aqui no blog Naked Nuts!