Os alimentos saudáveis representam um dos segmentos que mais crescem no Brasil. Atualmente, o país é o 4º colocado no Ranking Global, segundo dados da Euromonitor, e obteve uma alta nos últimos cinco anos de 12,3% ao ano, apresentando um salto no faturamento de R$56,6 bilhões para R$93,6 bilhões em 2018. Esse crescimento, antes impulsionado pela conscientização do consumidor, ocorre devido a grande preocupação com a saúde, fortalecimento da imunidade e prevenção de doenças.
Diante desta realidade, muitos varejistas já adaptaram o setor de compras para atender esta crescente demanda. No entanto, contar apenas com bons produtos de diferentes fornecedores em sua loja não é o suficiente. É necessário levar em consideração as principais categorias de alimentos que compõem o conceito de saudabilidade, como por exemplo, sem glúten, sem lactose, zero açúcar, vegano e orgânicos.
Estudos recentes apontam maior crescimento das categorias sem glúten, sem açúcar e sem lactose, categorias que não só atendem consumidores preocupados com alimentação mas também aqueles que apresentam alguma intolerância ou diabetes, por exemplo. Os números comprovam este crescimento, no Brasil, há cerca de 12 milhões de diabéticos, 2 milhões de celíacos e aproximadamente 53 milhões de pessoas têm algum nível de intolerância à lactose.
Outras duas categorias que também crescem diariamente são as de produtos orgânicos e vegetarianos. A primeira, segundo pesquisa realizada pela Organis, movimentou R$ 4,6 bilhões em 2019 – faturamento 15% maior do que em 2018. Já a segunda, conforme pesquisa IBOPE Inteligência de 2018, aponta que cerca de 14% da população já se declara vegetariana – aumento de 75% quando comparado a 2012.
Diante disso, é fundamental definir um mix de produtos capaz de atender os consumidores de cada uma dessas categorias. Por mais que esses consumidores tenham a saudabilidade em comum, os atributos que buscam nos produtos variam muito. Para facilitar o processo de compra do shopper é importante segmentar de forma clara e atraente estas categorias no setor de saudáveis, de modo que encontrem com facilidade outros produtos da mesma categoria.
O cliente que busca por este segmento, também busca por informação. Sendo assim, não entregue somente produtos, tenha uma equipe especializada e treinada para atender seu cliente no ato da compra e também disponibilize materiais informativos sobre alimentação e possíveis dúvidas. Dessa forma, é possível construir uma relação de confiança com seu consumidor.
Devido a grande diversidade da categoria, é fundamental contar com uma equipe de compras especializada, que esteja por dentro das tendências e tenha conhecimento não só pelos atributos dos produtos, mas também pelos seus ingredientes e composição, evitando alimentos com poucos benefícios nutricionais em seu mix.
Outro fator a ser considerado, são ações que promovam a degustação desses produtos. Por se tratar de um segmento que ainda está em processo de desenvolvimento, ainda existe um pré-conceito quanto ao sabor desses alimentos. Os consumidores mais tradicionais relacionam a saudabilidade com sabor ruim, então promova experimentação para quebrar essas barreiras.
Muitos adeptos da alimentação saudável ainda tem dúvidas de como consumir alguns destes produtos, ofereça conteúdos voltados para o desenvolvimento de receitas e as diferentes formas de consumo. Uma estratégia interessante pode ser colocá-los próximos a produtos complementares, para que os clientes identifiquem suas formas de uso e adquiram outros itens sinérgicos.
Por fim, uma das variáveis que mais afetam a aquisição destes produtos é o preço, que muitas vezes estão acima dos ítens tradicionais. Promova reduções estratégicas e pontuais em alguns itens de forma aumentar sua aceitação e crescimento da categoria em sua loja. Estes ítens podem se tornar um atrativo para sua loja e atrair um público ainda maior.
sobre o autor
Somos uma marca de pastas de amendoim, castanha de caju e pistache extremamente saborosas e nutritivas.
Acreditamos que é importante alimentar-se de forma saudável sem deixar de aproveitar os momentos e viver experiências.
Essa é a forma que nós enxergamos a vida real e somos seus amantes incondicionais.
Sabemos que saúde e momentos gostosos não só podem, como devem andar juntos.
Adorei o artigo